As vendas da indústria e do comércio têm muito a crescer com a internet, onde é possível alcançar clientes 24 horas e em qualquer lugar do Brasil e do mundo. Então, é importante saber como criar uma loja virtual para impulsionar seu negócio online.
Para ter sucesso nessa tarefa, você precisa planejar seu empreendimento digital e se adaptar ao processo comercial pela internet. Além disso, é fundamental escolher uma boa plataforma de e-commerce para facilitar a criação do seu site de vendas.
Neste artigo, reunimos dicas valiosas para criar sua loja virtual do zero e dar esse importante passo no crescimento da sua empresa. Vamos à leitura?
1. Defina seu público-alvo
O primeiro passo para criar uma loja virtual de sucesso é definir o público-alvo do seu negócio. No caso das empresas B2B, é preciso traçar o perfil do cliente empresarial ideal, considerando segmento do negócio, faturamento médio, tempo de mercado, entre outros aspectos.
Além disso, também é importante estudar o perfil dos decisores que serão impactados pela sua marca. Geralmente, são profissionais da área de compras, mas a decisão também pode envolver outras instâncias, como o corpo diretivo da empresa.
Com esse público-alvo claro, você consegue criar uma loja virtual direcionada para seus clientes em potencial e conquistar mais leads.
💡 Saiba mais: Ecommerce do Zero: como criar? Guia completo para começar
2. Invista na marca e identidade visual
Uma loja virtual precisa de uma marca memorável e de uma identidade visual atrativa. Dessa maneira, é possível transmitir uma imagem profissional e atrair mais clientes.
Uma loja de acessórios, por exemplo, precisa de um nome relacionado à área e um logotipo com o conceito da empresa. Se você atua no setor e ainda não tem uma marca, aproveite para usar um gerador de nomes gratuito especializado:
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Para quem atua em outros segmentos, vale a pena utilizar o Gerador de nomes para empresas:
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3. Aprenda como vender online
Para criar uma loja virtual, você precisa entender como funciona o processo de vendas online. De modo geral, ele é dividido entre as etapas de pedido, pagamento, separação, expedição e entrega do produto.
Para entender como funciona o processo e vender mais, você pode fazer um curso gratuito de vendas online:
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4. Precifique corretamente seus produtos
A precificação é um ponto fundamental da criação de uma loja online. Isso porque você precisa garantir que o preço de venda cubra seus custos e proporcione lucro para sua empresa.
Na hora de precificar, considere o custo total do seu estoque, os valores cobrados pela concorrência e também o poder de compra do seu público. Para não ter dúvidas, use uma planilha de precificação gratuita:
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5. Escolha uma boa plataforma de e-commerce
A escolha da plataforma de e-commerce certa é essencial para o sucesso da sua loja virtual. O sistema deve oferecer layouts personalizáveis, meios de pagamento e envio integrados, gestão facilitada das vendas e do catálogo de produtos, entre outros recursos.
A Nuvemshop, por exemplo, oferece todas essas funcionalidades e permite criar uma loja virtual grátis por 30 dias. Nessa linha, aproveite e faça o curso de loja virtual exclusivo para iniciantes:
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6. Ofereça diversos meios de pagamento e envio
Na hora de criar sua loja virtual, você deverá configurar os meios de pagamento e envio na plataforma de e-commerce. É importante oferecer as principais formas de pagamento procuradas pelos clientes, como boleto bancário, cartão de crédito e débito, Pix e transferência.
Além disso, é interessante conectar sua loja a diversos operadores logísticos, como Correios e transportadoras. Dessa forma, seus clientes terão mais opções de frete para fechar os pedidos.
7. Fique atento à gestão financeira
Para que sua loja virtual dê lucro, você precisa manter uma gestão financeira eficiente. Isso inclui o controle do fluxo de caixa, acompanhamento do plano de contas e também a gestão de métricas financeiras como faturamento, lucratividade e custos.
Use a planilha de fluxo de caixa gratuita para acompanhar de perto as entradas e saídas do seu caixa:
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8. Integre sua loja às redes sociais
Para promover sua loja virtual na internet, é importante integrá-la às principais redes sociais que seus clientes utilizam. Hoje, as plataformas de e-commerce oferecem integrações automáticas com redes como Facebook, Instagram e Pinterest.
Além de fazer essa conexão para ganhar novos canais de vendas, é essencial produzir conteúdo relevante com frequência para alimentar seus perfis e páginas. Aproveite para baixar alguns banners gratuitos para impulsionar seu Instagram:
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Outra dica é fazer sorteios e promoções para manter seu público sempre engajado. Use também o sorteador de nomes para isso:
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9. Ofereça um atendimento de qualidade
Por fim, para criar uma loja virtual, é recomendável ter uma equipe preparada para oferecer um atendimento de qualidade. O ideal é disponibilizar diversos canais para atender às solicitações dos clientes, como chat, WhatsApp, e-mail e telefone.
Lembre-se também de medir a satisfação dos clientes com frequência por meio de pesquisas e planejar ações para melhorar esse indicador.
Entendeu como criar uma loja virtual do zero?
Esperamos que nossas dicas ajudem você a criar uma loja virtual e embarcar no mundo de oportunidades da internet. Com um e-commerce, você conseguirá atingir um público muito maior, com disponibilidade 24/7 e um investimento inicial mais baixo.
Então, esse é o momento de tirar sua ideia do papel e partir para o empreendedorismo digital.
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