Algumas invenções criaram possibilidades que realmente transformaram a história do mundo. Um exemplo são as copiadoras, que foram inventadas há quase 60 anos.
E, atualmente, são responsáveis por uma série de processos sem os quais a humanidade seria muito diferente.
Afinal, essas máquinas fazem parte do cotidiano de praticamente todo mundo, seja no ambiente de trabalho, de estudo e até mesmo em projetos pessoais.
E com a evolução tecnológica constante, elas adquirem cada vez mais funcionalidades e proporções. Nesse artigo, confira:
- Surgimento da copiadora;
- Revolução tecnológica;
- Funcionamento da copiadora;
- Locação de copiadoras;
- Impressoras.
De onde veio a copiadora?
Em 1959, a empresa Xerox criou a primeira copiadora do mundo, chamada 914. Funcionando à base apenas de papel comum.
Ela evoluiu até os diversos modelos que temos hoje, com várias funções e capacidades, causando uma verdadeira revolução nas empresas e comércios.
Foi só em 1968 que surgiram as primeiras cópia coloridas, feitas por meio de um processo de impressão por sublimação. Até o momento, todas as cópias aconteciam através da tecnologia eletrostática.
Depois, com a evolução industrial e tecnológica, surgiu o scanner, permitindo que as imagens em corpo físico fossem digitalizadas, ou seja, convertidas para informação digital.
O advento de novas possibilidades foi uma verdadeira revolução, pois tornou-se possível alterar a qualidade das imagens de forma rápida, prática e sem a necessidade de impressão.
Mas como a copiadora funciona?
Esse processo é possível porque a chapa magnética que fica abaixo do vidro, sobre o qual se coloca o documento original, está carregada com carga positiva.
Enquanto o toner, com tinta em pó formada por partículas de plástico, possui carga negativa. Sendo assim, uma luz ultravioleta atravessa as partes brancas (carga negativa) do documento original, assim que copiadora é acionada.
Já as partes pretas, com carga positiva, impedem a passagem de luz e não são atravessadas. Esse processo permite que a próxima etapa aconteça.
Com base em leis da física, o papel recebe a carga positiva na máquina e se torna um recipiente para o pó plástico, que possui carga negativa.
A partir de dois rolos aquecidos por lâmpadas e revestidos por teflon, o pó fica impossibilitado de grudar no dispositivo e derrete, transformando-se na tinta que irá para o papel.
Dessa forma, inclusive, é que se tornou possível realizar cópias coloridas, utilizando rolos de diferentes cores, que transformam a tinta em vapor assim que são aquecidos.
A partir daí, o processo de “colagem” no papel-destino é o mesmo já indicado, por meio da luz que atravessa a folha.
Vantagens e funcionalidades
Existem muito tipos de copiadoras atualmente, em especial porque esse mecanismo se fundiu a muitas outras tarefas, o que possibilitou o surgimento de uma série de novos equipamentos, como impressoras multifuncionais.
Ainda assim, as copiadoras são muito importantes para vários processos. Uma das maiores vantagens desse equipamento, é que ele custa mais barato que aqueles com diversas funcionalidades.
Além disso, manutenção de copiadoras é um serviço mais acessível e rentável para empresas e pequenos negócios. O que nem sempre se revela uma boa saída é adquirir alguns equipamentos.
Pois, conforme a necessidade, não vale a pena tê-los no seu escritório ao custo de um investimento muito grande. Nesse contexto, é recomendado optar por aluguel de copiadora.
E as impressoras?
Outro tipo de máquina que revolucionou a história, as impressoras permitem que você coloque em um papel algo que, inicialmente, está em formato digital.
Isso possibilita que uma série de processos possam ser realizados com sucesso, seja no escritório, na escola ou na sua casa.
As impressoras funcionam, basicamente, da mesma forma que as copiadoras, pois possuem os mesmo princípios de sublimação.
A impressora a laser, por exemplo, sequer necessita de uma camada original, pois a imagem a ser impressa faz parte da memória interno do equipamento.
De acordo com que percorre a superfície do cilindro de impressão, a luz de um aparelho a laser consegue executar a impressão com mais qualidade e eficiência.
Ao terminar o processo, ela é momentaneamente desligada. Existem vários tipos de impressoras e, consequentemente, diferentes formas de se obter o resultado desejado.
Além disso, é muito importante se certificar de manutenção de impressoras e das funções de cada um, para que não haja divergência na hora do trabalho.
Como o custo de muitas delas pode ser mais alto do que o orçamento disponível, sem falar que nem sempre é rentável investir na compra desse maquinário.
Vale consultar impressora preço de forma detalhada. Assim, você consegue realizar várias demandas dentro do seu ambiente de trabalho sem precisar terceirizar esse processo, garantindo autonomia.
O mais importante é escolher com atenção e estar sempre de olho nas inovações que surgem no setor.