A diabetes está associada a muitos fatores, entre eles obesidade, sedentarismo, maus hábitos alimentares, mas também pode ser adquirido esse grande problema de saúde através da genética.
O que é a diabetes?
A diabetes é um agravo à saúde decorrente de uma má funcionalidade do pâncreas que pode desenvolver uma incapacidade ou até mesmo deficiência na hora de produzir e disponibilizar o hormônio da insulina.
Ou seja, o nosso organismo fica com uma baixa quantidade de insulina. Esse hormônio é muito importante para manter os níveis de glicose dentro dos parâmetros de normalidade.
Em outras palavras, a insulina basicamente faz com que o açúcar presente no sangue seja utilizado da forma correta, fazendo com que ela não se acumule, pois esse excesso de açúcar no sangue pode resultar no desenvolvimento da diabetes.
Os números de pessoas diagnosticadas com esse problema têm aumentado consideravelmente, o que nos faz estar mais atentos aos sinais e possíveis fatores que podem nos levar a adquirir esta enfermidade futuramente.
Seus sintomas são diversos e podem variar dependendo da pessoa, mas os mais comuns são o cansaço extremo, mudanças repentinas no humor, necessidade exorbitante de urinar, uma sede e apetite fora do comum, etc.
Mas existe forma de reverter esse quadro negativo, com o uso do glico 100, por exemplo, é possível reduzir a taxa de glicemia do seu organismo de forma rápida e sem riscos desnecessários, melhorando sua qualidade de vida.
Tipos de diabetes
Existem vários tipos de diabetes, mas as mais comuns são a tipo 1 e a tipo 2. Estas são diferentes por si só e igualmente perigosas. Veja as seguir suas diferenças:
- Diabetes tipo 1: este tipo é bem comum de aparecer entre os jovens, sejam crianças ou adolescentes, o risco de surgir esse agrave nessa faixa etária é bem comum.
As células do pâncreas se autodestroem fazendo com que a quantidade de insulina fique escassa, devido a isso, os indivíduos que sofrem com esse problema necessitam de injeções de insulina para suprir suas necessidades.
- Diabetes tipo 2: já esse tipo se tornou mais comum entre o ou lixo adulto, normalmente entre os adultos acima de quarenta anos. Porém, na atualidade, existem muitos jovens que adquiriram esse tipo de enfermidade.
Esse tipo se origina quando o próprio corpo apresenta dificuldades em administrar a insulina produzida ou reduz a quantidade de insulina produzida por alguma complicação.
A diabetes é genética?
Em alguns casos a diabetes pode ter sido desenvolvida devido a fatores genéticos, não é tão comum mas pode vir a acontecer.
Qualquer pessoa pior é herdar uma predisposição a desenvolver com mais facilidade algum mal de saúde, o mesmo pode ocorrer com a diabetes, onde as pessoas podem ter esta doença com mais facilidade do que outras pessoas.
Essa questão hereditária pode variar em relação ao tipo de diabetes que estamos nos referindo, por exemplo, nos casos de diabetes tipo 2, em sua maioria, pode ter esse problema devido a questões genéticas.
Se supõe que se os dois responsáveis possuam casos de diabetes presente na família, há uma chance de 70% do indivíduo herdar a diabetes futuramente ou desenvolver uma grande facilidade de desenvolver.
Já nos casos de diabetes do tipo 1, a taxa de chance pode vir a cair em até 30%, pois nesse tipo, é mais comum de se desenvolver devido a problemas externos como a obesidade e a falta de bons hábitos saudáveis.
Independentemente do tipo de diabetes, existem métodos que podemos adotar em nosso dia a dia para reduzir e minimizar o nível de glicemia presente no nosso organismo.Este artigo foi produzido pelos redatores do Tropa de Elite e Conpass