A montagem da estrutura de uma loja deve ser feita de modo a proporcionar um ambiente acolhedor e chamativo, atraindo um grande número de clientes e interessados para dentro do local.
Por isso, a estruturação de um negócio deve ser feita de maneira planejada, seguindo algumas etapas para que o estabelecimento funcione adequadamente, sendo capaz de gerar bons lucros e excelentes resultados.
O planejamento de um negócio deve ser feito seguindo etapas como:
- Definição do segmento de atuação;
- Compra ou locação de um espaço;
- Adquirir a mobília que será utilizada;
- Contratação de mão de obra;
- Montagem do estoque;
- Organização da loja;
- Ações de marketing para atrair o público;
- Treinamento de funcionários;
- Entre outras.
O segmento de atuação pode ser escolhido seguindo algum modelo de negócio já existente, e que se mostre um bom investimento. As áreas podem ser várias:
- Lanchonete;
- Loja de departamentos;
- Produtos naturais;
- Materiais de construção;
- Venda de peças automotivas;
- Lavanderia;
- Papelaria;
- Entre outros gêneros.
Além disso, é importante que o proprietário se identifique com o seu ramo, de modo que possa se especializar na sua área para atender de maneira personalizada a todos os seus clientes.
Entre as etapas do planejamento, sem dúvida, a escolha da mobília interna do estabelecimento é uma das principais. Isso porque o estilo de móvel escolhido deve estar de acordo com a decoração do local, criando um ambiente estilizado e fazendo com que o público frequentador se identifique com o espaço.
Por isso, escolher os móveis apropriados é uma etapa que demanda atenção e dedicação.
Tipos de móveis para estabelecimentos
Os móveis escolhidos para um estabelecimento devem ter um design que combine com o tema da loja. Essa característica torna a loja mais reconhecível, fazendo com que a marca seja lembrada tanto pela sua qualidade quanto pela sua estruturação.
Em um estabelecimento de venda de roupas, por exemplo, é importante escolher itens que se relacionem, de alguma maneira, com o universo têxtil.
Por isso, ao escolher um balcão caixa para loja, o modelo deve oferecer um estilo diferenciado, responsável por chamar a atenção dos clientes.
Além disso, o balcão auxilia na venda e na comunicação com o cliente, de modo que o tipo escolhido deve ser também confortável, tanto para o funcionário, quanto para o cliente, que passa o momento mais importante da sua estadia no local realizando o pagamento e retirando o produto.
As prateleiras para loja também são fundamentais para a decoração do ambiente. Elas devem, a princípio, ornar de maneira equilibrada com outros móveis dispostos no local, sejam elas confeccionadas com o mesmo material de fabricação ou sejam pintadas da mesma cor que outros elementos decorativos.
Além disso, uma prateleira pode ser acessível, fazendo com que o cliente tenha liberdade para tocar ou escolher o produto desejado (essa é uma conhecida estratégia de venda, cada vez mais comum em lojas de departamento);
Ou pode estar disposta nas paredes laterais do local, delicadamente separada da área central com a disposição de um pequeno balcão.
Alguns móveis como poltronas ou pequenos sofás podem ser distribuídos por diferentes espaços do estabelecimento, ocasionando um momento de conforto durante o período de compras do cliente. Caso a loja ofereça a venda de calçados, esses móveis ajudam o cliente a provar o produto de maneira mais fácil.
Nesse cenário, é possível verificar que a escolha do mobiliário de uma loja auxilia tanto no fluxo interno do local quando aos clientes, de modo que eles devem ser escolhidos levando em conta vários fatores, como os que foram mencionados brevemente acima.
Novo conceito: loja em container
Uma nova tendência na montagem de estabelecimentos é o uso de container para compor a estrutura do local.
É possível adquirir um container e realizar adaptações, sendo feitas reformas para valorização da estrutura.
A montagem da loja pode ser feita de várias maneiras:
- Utilizando apenas containers;
- Adaptando o container a uma estrutura de concreto;
- Utilizando várias unidades para criação de andares;
- Criando um segundo ambiente de acesso.
Uma empresa de container especializada na adaptação da estrutura pode oferecer diferentes tipos de projetos, que podem ser modificados e personalizados de modo a atender ao gosto do proprietário.
Além de ser uma alternativa ecologicamente correta, já que esse tipo de estrutura não é composto de materiais recicláveis, o uso de container para criar um ambiente comercial é bastante original, oferecendo ainda vantagem econômica quando comparado ao valor gasto para uma construção convencional.