O Marketing na advocacia é um tanto quanto novo para alguns profissionais, em sua grande maioria, os advogados não acreditam que manter uma boa presença digital vá ajudá-los em seu cotidiano no meio jurídico.
Porém, o que muitos advogados também não compreendem se dá pelo fato de que, com o avanço da tecnologia e da sociedade em si, manter uma presença digital se torna cada vez mais importante para os profissionais da área.
Hoje em dia, uma das estratégias mais bem vistas no marketing é o e-mail marketing, que, por se tratar de uma estratégia com um alto percentual de conversões, também é uma das estratégias de marketing mais baratas.
E, por se tratar de uma ação ligada ao marketing digital, que não precisa de um alto investimento inicial, o e-mail marketing é muito utilizado, não somente por profissionais do direito, como também por profissionais nas diversas áreas do mercado.
Agora, que tal conhecer um pouco mais sobre essa estratégia que, apesar de desacreditada, pode te ajudar a não somente atrair mais clientes para o seu escritório, como também pode te ajudar a nutrir esses clientes e torná-los mais qualificados para a sua advocacia?
Email Marketing: O que é?
O e-mail marketing, assim como já mencionado anteriormente, se trata de uma estratégia de marketing voltada para a prospecção e nutrição de leads com um baixo custo de investimento inicial.
Ou seja, na prática, o e-mail é um texto, em sua grande maioria informativos, que entregam informações para seus clientes, como uma newsletter, um compilado de conteúdos exclusivos, ou até mesmo, como em estratégias de vendas, um e-mail voltado para a conversão direta de clientes.
Essa estratégia, apesar de ser simples de ser implementada, requer certa atenção dos profissionais, principalmente quando vamos considerar seu estágio no funil de vendas ou na jornada do cliente junto do seu escritório.
Neste ponto ingressamos no tópico de segmentação de leads, que basicamente é quando você separa seus possíveis clientes em três estágios com:
- Aquele que não tem interesse em comprar e está iniciando um relacionamento com o seu escritório (cliente topo de funil);
- Aquele que já conhece o seu serviço e o seu escritório, mas que ainda não está completamente decidido em fazer a compra (cliente meio de funil);
- E por fim, mas não menos importante, aquele cliente que está pronto para comprar e que só precisa de um empurrãozinho final (cliente fundo de funil).
Desta forma, se atentando a esses 3 pontos importantes dentro do e-mail marketing, você conseguirá desenvolver sua estratégia com mais facilidade, o que acarretará em um resultado muito mais positivo do que o esperado.
Quais as vantagens do e-mail marketing?
O e-mail marketing, como já citado, é uma ótima estratégia para os profissionais do direito, não somente quando falamos sobre marketing, como também sobre quando falamos de marketing jurídico.
Por isso, com essa estratégia você tem um conteúdo segmentado e personalizado, ou seja, isso te permitirá segmentar melhor seus clientes com base em suas preferências.
Essa estratégia também tem um alto percentual de dar ao seu escritório mais credibilidade, melhorando consideravelmente o seu reconhecimento de marca no meio jurídico, que, com certeza, hoje em dia é muito necessário.
Além disso, o e-mail marketing é um ótimo benefício quando falamos em aumento de vendas, tal qual oferece aos clientes uma bela oportunidade de comprar por impulso.
Outro benefício muito importante dessa ação é o relacionamento do cliente, que na maior parte do tempo é afetado pela correria do dia a dia, isso faz com que o seu cliente se sinta lembrado e desperta admiração por parte do cliente.
E, como citado anteriormente, o e-mail marketing traz um ótimo benefício quando falamos em economia de custos, já que com ele você economiza tempo e orçamento.
E por fim, mas não menos importante, estando entre os principais benefícios dessa estratégia, o e-mail marketing traz um tráfego constantemente maior para o seu site, além de te ajudar na fidelização de seus clientes e possíveis clientes.
Tipos de e-mail marketing para advogados
E, claro que para que uma estratégia de marketing realmente dê certo, ela precisa ser dividida, ou seja, separa de forma que cada parte dela seja aplicada da forma correta, visando bons resultados para o escritório.
Sendo assim, existem alguns tipos de e-mails marketing que você pode trabalhar, sendo eles:
- Newsletter;
- E-mail promocional;
- E-mail sazonal (Aquele enviado em dias específicos, como Natal, páscoa, etc);
- E-mail de boas-vindas;
- E-mail para clientes inativos.
O que não pode faltar em um E-mail Marketing?
Agora que você já sabe qual a importância do e-mail marketing em suas estratégias, separamos algumas dicas que podem te ajudar em seu processo criativo para a construção de um bom e-mail marketing.
Destinatário
Ao enviar qualquer tipo de e-mail, carta ou mensagem, você sempre tem um destinatário em mente, ou seja, a pessoa que vai receber esse e-mail ao qual você irá encaminhar.
E, como para qualquer outra ferramenta de comunicação, no e-mail marketing o destinatário é muito importante, já que eles são os seus clientes. Então, ao encaminhar seus e-mails, se atente para a pessoa a quem você está encaminhando o conteúdo.
Isso vai muito de encontro com a segmentação de leads, já comentada neste conteúdo, onde, para qualquer estratégia de marketing você precisa se atentar ao tipo de cliente e seu estágio na jornada do cliente e funil de vendas.
Tamanho
O tamanho de um conteúdo é muito importante para os resultados que eles vão trazer para você.
Isto é, quando produzimos conteúdos para as redes sociais, normalmente são conteúdos mais curtos e compactos, sempre objetivos e diretos na fala com aquele cliente.
Desta forma você consegue se comunicar da forma adequada, o que não seria diferente quando falamos do e-mail marketing, onde, um conteúdo muito extenso pode acabar cansando aquele usuário.
Um conteúdo muito curto pode não ter o resultado esperado, caso a forma com que você desenvolva o conteúdo não prenda a atenção ou desperte o interesse dos usuários.
Portanto, é sempre importante se atentar ao tamanho do conteúdo no geral, ao tamanho dos parágrafos e até mesmo às palavras escolhidas para desenvolver aquele texto.
Outro ponto a se atentar são os criativos, você vai adicionar emojis, imagens ou gifs para deixar o texto mais leve e comunicativo? Pense nesses pontos antes ou após a construção do conteúdo, o importante é não deixar de pensar nisso.
Assunto
O assunto de um e-mail é aquele que aparece superficialmente dentro da sua caixa de e-mail, e ele de fato é muito importante para todo o restante desta proposta.
Imagine que você desenvolve um conteúdo incrível, porém com um assunto de e-mail pouco chamativo, as pessoas não se sentirão influenciadas a clicarem no e-mail já que não lhes atraiu a atenção.
Essa categoria, o assunto, impacta diretamente em sua taxa de abertura de e-mails, e, consequentemente, em sua taxa de cliques dentro desses e-mails (a métrica mais importante, já que você quer que os leitores cliquem nos links e acessem o seu site).
Objetivo principal
Qual é o foco do seu conteúdo? Qual é o motivo por trás de você optar por desenvolver estratégias de e-mail marketing para o seu escritório?
Essas perguntas são extremamente importantes para você fazer quando pensar em começar a trabalhar o e-mail marketing no seu escritório, afinal, somos todos movidos por metas e grandes escritórios conquistam lugares grandiosos quando tem objetivos claros.
Defina suas metas e seus objetivos principais dentro da advocacia, para assim definir o seu objetivo com os e-mails. Você quer mais clientes? Quer fidelizar sua atual base de leads?
Evite utilizar palavras Spam ou totalmente comerciais
O grande erro dos profissionais que trabalham com e-mail marketing é exagerar nos jargões ou nas palavras escolhidas.
Em diversas pesquisas realizadas por meio de resultados em e-mails marketing, constatamos que de fato quando somos comerciais de mais, tentando fazer com que o cliente compre de uma vez, ou quando utilizamos palavras de spam, como “urgente” ou “últimas 24 horas”, a taxa de abertura é sempre muito menor.
Claro que ninguém gosta de receber spams ou conteúdos de vendas diretas o tempo todo, e, diante do incômodo, essas pessoas acabam excluindo diretamente o e-mail ou se descadastrando, e isso com certeza não é o que você quer.
Números ou percentuais
Uma boa estratégia de e-mail marketing são os cases de sucesso do seu escritório, ou seja, os resultados, números e percentuais que você obteve em sua trajetória como advogado.
E é isso o que normalmente chama a atenção das pessoas. Como por exemplo em um e-mail de vendas, quando uma pessoa abandona o carrinho de compras em uma loja virtual, para influenciar a pessoa a finalizar a compra a loja lhe encaminhar um e-mail destacando a porcentagem de pessoas que comprou aquele produto, sua taxa de aprovação, e claro, um cupom com determinado percentual de desconto.
Saiba vender o seu peixe, saiba se mostrar sem ser completamente focado nas vendas, conte uma história para atrair a atenção do seu público.
Perguntas
Não só relacionado aos títulos e assuntos dos e-mails, como também para o corpo do conteúdo, utilize perguntas que levem o usuário a perceber a necessidade, até o momento oculta, de que ele precisa do seu serviço.
Se mostre disponível e mostre a esse usuário que você não só pode ajudá-lo, como também que você é a solução para o problema dessa pessoa.
Palavras-chave do seu escritório
Se você trabalha com Google Ads com certeza sabe o que são as palavras-chave, e claro que, todo escritório de advocacia tem uma “palavra-chave dele”.
Como por exemplo, quando você consegue ranquear uma palavra-chave no google, isso quer dizer que os resultados para as buscas dos usuários, quando pesquisarem aquela determinada palavra, serão você e seus conteúdos.
Desta forma, você estabelece dominância sobre aquela palavra-chave, se tornando uma autoridade no assunto, e isso pode te ajudar muito no e-mail.
Afinal, quando você dispara um e-mail para seus leads de topo de funil, se destaca sua palavra-chave no conteúdo, como por exemplo “escritório de advocacia criminal”, quando o usuário pesquisar por aquilo no Google, as chances de te encontrarem são maiores.
Testes
No marketing, a grande sacada para conseguir bons resultados são os testes, afinal, quando você faz testes e aumenta suas chances de sucesso e fracasso, em determinado momento você acerta e engaja em uma maré de bons resultados.
Isso vale para o e-mail marketing também, onde você testa diversos temas, formatos, tamanhos, imagens e formas de se comunicar e avalia a reação do seu público diante daquilo.
E, a partir das taxas de aberturas e cliques, você consegue verificar o que fez ou não fez sentido, o que deu e o que não deu certo.
E lembre-se, nenhuma estratégia que deu errado significa que você fracassou por completo, ela é um aprendizado para que você otimize, trabalhe e produza algo com mais qualidade, para então conseguir se destacar positivamente.
Call to action (CTA)
O CTA, ou Call To Action, é muito importante para qualquer tipo de ação de marketing que você venha implementar no seu escritório, afinal, é isso que vai chamá-lo para o seu objetivo final, que é a conversão, transformar aquele possível cliente em um cliente.
Agora, você precisa pensar estrategicamente onde irá colocar o seu CTA, quais palavras usar, como ser persuasivo e convencer esse cliente a clicar em um botão, link ou vídeo, levando ele para o objetivo final.
Conclusão
O marketing, assim como o marketing jurídico, não é um processo complexo demais e você com certeza pode implementar suas estratégias e ações com facilidade caso saiba como fazê-las, como no caso do e-mail marketing.
Por isso, você precisa se dedicar, independente do tamanho da ação que você vá implementar, para que, quando você vá mensurar seus resultados, fique satisfeito por obter uma boa recompensa por seu esforço.
Espero que tenha gostado do conteúdo e agradeço por ter chegado até aqui! Nos vemos em breve.
Esse conteúdo foi originalmente desenvolvido pela 3MIND Marketing e Tecnologia, uma empresa que transforma escritórios e advogados em experts para novos negócios jurídicos. De norte a sul, somos a maior empresa de Marketing Jurídico do Brasil.