Empreendedorismo

Empreendedorismo e saúde mental

No ambiente de trabalho, equilibrar saúde mental com empreendedorismo não é tarefa fácil, por isso, é provável que você esteja necessitando da ajuda de profissionais, sejam eles presenciais ou psicólogos online.

Isso porque, com a ajuda dessas pessoas qualificadas, certamente será mais fácil conduzir seus negócios e traçar estratégias que tornam o ambiente mais agradável.

A definição lógica de saúde mental

De acordo com a OMS, o conceito de saúde não abrange apenas a ausência de doenças. Refere-se a um completo estado de bem-estar físico, mental e social, para que um indivíduo esteja com a saúde plena, é importante cuidar de todas as áreas. 

É necessário entender que, a saúde mental é um complemento para todo o restante do nosso corpo, de nada adianta ter um corpo saudável, quando a sua mente se encontra esgotada por muitos afazeres no trabalho e na sua rotina. 

O estado mental em boas condições garante uma convivência saudável com tudo o que está ao nosso redor. Você melhora o convívio com a sua família e pode obter outros benefícios, conforme mostraremos abaixo:

  • Obtenção do autoconhecimento;
  • Mais qualidade de vida;
  • Aprendizado para tomar decisões e resolver conflitos;
  • Mudanças encaradas e dificuldades superadas;
  • Aprendizado para lidar com a frustração;
  • Trabalho do relacionamento interpessoal;
  • Calma e serenidade nos momentos difíceis;
  • Lições que ajudam a controlar os impulsos;
  • Sensação de paz e equilíbrio para a vida.

Claro que existem muitas outras vatagens, sendo essas que citamos algumas das principais.

A importância da saúde mental para os negócios

Empreender pode ser sinônimo de arriscar, logo é necessário ter cuidado com a sua saúde mental, afinal, sabemos que empreender é enfrentar desafios inesperados no dia a dia. 

Em alguns momentos podemos sofrer com a insegurança, geralmente isso ocorre quando há o início de um determinado projeto.

Ademais, os empreendedores podem sofrer de estresse e ansiedade, ou seja, estes profissionais necessitam de acompanhamento com o psicólogo clínico mais perto, principalmente para aliviar a carga de cansaço. 

Os empreendedores também podem ter ansiedade e depressão, e estes sintomas podem surgir por conta de cenários imprevisíveis, ou ainda, em momentos de crise financeira. 

De um modo geral, todos os empresários, independentemente do tamanho da empresa, podem passar por esses transtornos. É por esta razão, que se discute muito a relação entre empreendedorismo e saúde mental. 

Inclusive, a cada ano que passa os empreendedores percebem que, aqueles que cuidam da saúde da mente, melhoram também sua performance nos negócios. 

O que prejudica a saúde mental do empreendedor?

Abaixo, listamos algumas razões que podem afetar diretamente a saúde mental do empreendedor. Dessa maneira, é importante ficar atento a estes detalhes, pois eles podem fazer diferença no futuro dos seus negócios.

1º Falta de garantias trabalhistas 

As pessoas que possuem emprego fixo estão com seus direitos mantidos. O empreendedor, no entanto, deve ter mais cuidado com sua vida financeira, pois ele não tem acesso ao décimo terceiro e nem às férias, por exemplo. 

É importante ressaltar que ambos os lados podem obter o sucesso profissional desejado, seja por carteira assinada ou por meio do empreendedorismo, logo, é necessário ficar atento para as dificuldades que os dois podem apresentar.

2º Acúmulo de responsabilidades e tarefas

O empreendedor tem uma lista extensa de tarefas, desde cuidar da higienização do espaço da empresa até realizar treinamentos e contratação de funcionários.  

O acúmulo de atividades pode causar um alto grau de estresse, por isso, é necessário ter o acompanhamento de um psicólogo clínico mais perto, principalmente para facilitar o gerenciamento de sua empresa. 

Com o auxílio de um psicólogo online, os empreendedores podem desabafar sobre suas dores e desafios. Na maioria das vezes, os empreendedores não têm com quem conversar, assim, o psicólogo pode ter um contato livre para entender mais.

3º Você é a sua empresa

Há uma confusão de identidade que afeta o dia a dia dos empreendedores,  com isso, os empresários acabam perdendo sua identidade pessoal. 

Muitos empreendedores por conta desse sentimento, sentem um certo vazio existencial,  principalmente por não haver uma dissociação de pessoa física e jurídica, ou seja, a pessoa acaba sendo confundida com a própria marca. 

4º Isolamento social

O empreendedor não tem férias e nem períodos de lazer com a sua família, causando o verdadeiro isolamento social. Muitos empreendedores podem ter uma jornada de trabalho de pelo menos 12 horas por dia, inclusive aos finais de semana e datas comemorativas.

Quais os sinais evidentes de transtornos mentais?

Conforme uma pesquisa divulgada pela World Health Organization, a cada quatro pessoas no mundo, ao menos uma possui sinal de transtorno mental.

A predisposição genética e os eventos traumáticos podem ser os principais causadores. Com o foco de informar mais sobre o tema, veja os sinais mais relevantes de transtorno mental:

Dificuldades para dormir

A insônia é um problema grave que afeta o mundo todo, afinal, sabe-se que um adulto deve dormir cerca de 8 horas por dia. E é sempre importante respeitar a sua rotina para que ela não prejudique seu horário de sono. 

Se você passa noites e horas sem dormir, saiba que este pode ser um sinal de transtorno, que envolve problemas como depressão, ansiedade ou, podemos acrescentar abuso de substâncias.

Demonstrar ansiedade constante

No dia a dia, encontramos diversas situações que podem nos deixar ansiosos. Se as preocupações excessivas estão dificultando suas atividades diárias, é necessário que você busque ajuda com o psicólogo. 

Existem pessoas que podem sentir fadiga em excesso, falta de ar, batimento cardíaco acelerado, entre outros sintomas, caso esta seja a sua situação, entre em contato com seu psicólogo agora mesmo. 

Oscilações de humor 

As oscilações com relação ao humor são os sinais que mais merecem atenção. Afinal, este é um dos pontos que mais os psicólogos costumam observar para verificar as situações de desequilíbrio. 

Pessoas que se sentem frustradas ou alegres com muita facilidade, devem ser acompanhadas por um psicólogo. Porém, é apenas com uma boa conversa que o profissional poderá indicar alguns exercícios que ajudam a trazer de volta o equilíbrio. 

Outros sintomas de transtorno que podem surgir 

É certo e necessário dizer que o transtorno mental possui vários sintomas, abaixo, separamos mais alguns para alertá-lo: 

Afastamento social 

Pessoas que não desejam mais ver parentes ou pessoas próximas, que passam horas trancadas no quarto com a janela fechada, são um grande sinal para os familiares de que necessitam de um acompanhamento. 

Em casos mais graves, o indivíduo tende a trancar a matrícula da faculdade, pede demissão do emprego e até interrompe namoros e noivados, tudo para não ter que encarar momentos em sociedade. 

Perdas de memória com frequência 

É importante observar isso, pois o esquecimento pode estar relacionado às causas neurológicas. A pessoa apresenta dificuldades de concentração e problemas para tomar decisões, e os transtornos mentais também prejudicam nossos processos cognitivos. 

Se na sua família há um histórico de transtorno mental, e você já apresenta sinais de esquecimento, inscreva-se em um programa de psicoterapia para que o psicólogo possa ajudar a retardar os sintomas.

Como melhorar o ambiente no trabalho?

Com algumas sugestões, é possível trazer melhorias para o ambiente de trabalho, minimizando problemas de saúde mental. Inclusive, contar com o apoio do psicólogo clínico, você pode fazer alguns procedimentos como: 

1º Trabalhe a comunicação interna da empresa 

Para que todos os setores estejam integrados, é importante que você estabeleça uma roda de conversa com os gestores e colaboradores, se possível, inclua uma caixa de sugestões em cada departamento para conhecer os pontos de melhoria da empresa. 

Investir em comunicação é apenas a primeira etapa para o sucesso. Então, se a empresa oferece liberdade para que os funcionários se comuniquem, eles não terão medo de expor suas ideias. 

A alta administração é quem deve começar a incentivar o diálogo entre os colaboradores, promovendo reuniões e rodas de conversas. 

2º Promova feedbacks semanais 

Se você quer conhecer melhor seus colaboradores, fazer feedbacks semanais e anotar as suas opiniões, esta é a melhor ferramenta para elevar o índice de satisfação. Há empresas que já escolhem ouvir os feedbacks de uma forma mais informal e descontraída. 

Ademais, os feedbacks também podem ser colhidos através de formulários que você pode enviar por e-mail. Assim, faça uma análise de todas as respostas para que você possa descobrir se algo está errado com a sua organização. 

3º Defina um bom plano de cargos e salários 

Com a definição de cargos e de salários você pode reconhecer os talentos de sua empresa. Dessa forma, para todos os cargos procure saber como está a remuneração com base no mercado de trabalho, verifique também a faixa salarial por região no Brasil. 

Graças a este procedimento, você pode elaborar um plano de carreira que deixará seus funcionários satisfeitos. Peça ajuda dos RHs e dos psicólogos clínicos para montar um bom plano que atenda às necessidades de sua empresa.  

FEPO – Especialista em saúde mental!

Sou Empreendedor e preciso de ajuda com a minha saúde mental, onde encontro um psicólogo clínico perto de mim?

Aqui na FEPO, você pode encontrar facilmente os melhores profissionais especializados em saúde mental da sua região. Você não precisa mais se dirigir aos grandes centros e capitais para ter um atendimento personalizado que atenda às suas necessidades.

Com apenas alguns cliques, você será capaz de encontrar e agendar uma consulta presencial ou online a qualquer hora do dia ou da noite. Portanto, se você acha que sua saúde mental está prejudicando seus negócios, cadastre-se agora e agende a sua consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *