Marketing

Estratégia de marketing para vender mais

estratégia de marketing

Marketing e vendas andam de mãos dadas. A quantidade de energia que você gasta em sua estratégia de marketing determinará o sucesso do seu negócio.

O básico do marketing é alcançar e se envolver com o mercado-alvo para aumentar as vendas. Mas como você faz isso? 

Criamos uma lista de estratégias de marketing comprovadas para aumentar as suas vendas. Confira!

Funil de vendas de marketing

Pense nisso desta maneira: você pode ter o produto mais benéfico, acessível e de alta qualidade do mundo, mas se ninguém souber que você existe, não terá nenhum cliente. 

É por isso que criar um funil de vendas de marketing deve ser uma prioridade.

Divida a jornada do cliente através destas etapas:

  • Conhecimento
  • Interesse
  • Avaliação
  • Comprometimento
  • Oferta

Qualidades de um funil de vendas de marketing eficaz:

  • Conteúdo que chama a atenção
  • O público pode acessar facilmente as páginas de destino e os preços por meio do conteúdo
  • Informações sobre produtos/serviços podem ser encontradas rapidamente
  • Personalizado para o público-alvo
  • Resolve uma necessidade muito específica

Modelos de produtos

A melhor maneira de mostrar seu produto para clientes em potencial é através do exemplo. Portanto, criar maquetes não apenas explicará o que é seu produto, mas também mostrará como ele pode ser usado em situações da vida real.

As maquetes podem ser usadas ​​em publicidade tradicional e digital, como outdoors, revistas, banners, e-mail marketing e muito mais. 

Idealmente, sempre use um designer de marketing profissional experiente no que você precisa e na visão da sua marca.

Aumente a confiança dos compradores avessos ao risco

O objetivo da publicidade é persuadir seu público a se converter de fã em usuário. 

Depois de identificar seus pontos problemáticos, crie conteúdo com uma mensagem sobre como eles absolutamente não podem viver sem seu produto. 

Mostre exatamente o que eles podem esperar após a compra.

Três tipos comuns de pontos problemáticos aplicáveis ​​a qualquer nicho, são:

Monetário

Os clientes em potencial podem estar gastando dinheiro em serviços ou produtos ruins.

Dica: Você pode então destacar o preço competitivo do seu produto ou serviço.

Produtividade

Os clientes em potencial podem estar cansados ​​de usar um produto que consome a maior parte do seu valioso tempo.

Dica: enfatize os recursos e benefícios do seu produto ou serviço. Mencione as experiências positivas e produtivas de seus clientes atuais.

Suporte

Os clientes em potencial podem não estar obtendo um atendimento ao cliente confiável, amigável e de suporte durante todo o processo de vendas.

Dica: Garanta que seu suporte ao cliente está à disposição.

Otimize os vídeos

Não há tempo como o presente. O conteúdo de vídeo está fazendo sucesso no marketing digital. Reutilize o conteúdo do seu blog em vídeos. 

Seja um clipe curto ou um vídeo longo, os profissionais de marketing hoje em dia usam essa mídia para engajar clientes em potencial e converter leads. 

Certifique-se de que os vídeos sejam compatíveis com dispositivos móveis.

Algumas oportunidades de conteúdo de vídeo, são:

  • Depoimentos de clientes
  • Comentários de influenciadores em seu setor
  • Vídeos educativos sobre como usar seu produto ou serviço
  • Publicidade para mídias sociais e mídias tradicionais
  • Vídeos de experiência em 360°
  • Animação

Atualizações diárias através dos stories

De acordo com pesquisas, 80% dos usuários do Instagram seguem uma conta de marca. 

Sabendo disso, você tem uma oportunidade incrível de se conectar com os usuários e vender seu produto por meio das muitas opções de publicidade. Uma das mais notáveis ​​é o Instagram Stories.

Você pode influenciar seu público direta e indiretamente. As histórias do Instagram não são apenas para anúncios pagos. 

Postar sobre seu produto para quem já segue você também é parte fundamental da estratégia de marketing. Ao nutrir seu público, você os converterá em clientes fiéis.

No entanto, os anúncios pagos são uma maneira confiável de obter vendas imediatas ou aumentar o interesse. 

Com o recurso “deslizar para cima”, o usuário será direcionado para sua página de destino ou de preços, transformando-o em um lead promissor.

Tenha em mente que os algoritmos de mídia social estão mudando constantemente e manter um envolvimento consistente com seu público é a chave para o sucesso.

Personalize a experiência do cliente

Uma abordagem de marketing de tamanho único não tem nenhum valor nos dias de hoje. 

No entanto, desde que o Regulamento Geral de Proteção de Dados entrou em vigor, ficou mais difícil coletar informações pessoais. 

Crie personas de compradores, público-alvo em plataformas de mídia social, crie estratégias para um funil – qualquer coisa que você possa fazer para gerar leads, enquanto permanece dentro dos limites do regulamento.

Use estes recursos para coletar informações demográficas e psicográficas:

  • Entrevistas
  • Grupos de foco
  • Fóruns on-line
  • Grupos do Facebook

Otimize as pesquisas por voz

Vamos admitir. Os consumidores estão ficando mais preguiçosos a cada minuto. Algumas pessoas não querem mais nada com a digitação em seus gadgets. 

Estudos mostram que mais de 50% dos resultados de pesquisa são por meio de pesquisas por voz. 

Por isso, otimize seu conteúdo para que ele seja pesquisável por meio da tecnologia de voz. Aqui estão algumas dicas:

  • Determine palavras-chave de voz
  • Use palavras-chave de cauda longa
  • Adicione perguntas frequentes e espalhe essas perguntas em todo o seu conteúdo
  • Use a tecnologia de voz para pesquisas locais
  • Certifique-se de que a página carregue rapidamente. O resultado médio da pesquisa por voz é de 4,6 segundos.

Tráfego orgânico através de SEO

Não subestime o poder da otimização de mecanismos de busca. Embora seja provavelmente a forma mais difícil de marketing, o investimento compensa a longo prazo.

Existem qualidades específicas que o SEO sempre terá e você deve aprender a dominar:

  • Copy que atende ao seu público-alvo sobre um assunto específico
  • Imagens personalizadas otimizadas para o seu site
  • Informações que despertam interesse e não podem ser encontradas em nenhum outro lugar
  • Conteúdo que incentiva altas taxas de rolagem
  • Links para outras páginas do seu site que possam interessar ao espectador

Use chatbots em seus sites e páginas de destino

Uma maneira de aumentar as vendas é dar aos clientes o que eles querem imediatamente. 

E quando um cliente em potencial já estiver em seu site, certifique-se de recebê-lo. Uma maneira popular de fazer isso é incluir uma caixa de bate-papo em seu site. 

Dessa forma, você pode se envolver com o cliente em potencial e ajudar a responder a qualquer dúvida que ele possa ter.

  • 64% dos internautas dizem que o atendimento 24 horas é o melhor recurso dos chatbots
  • 37% das pessoas usam um bot de atendimento ao cliente para obter uma resposta rápida em caso de emergência
  • Os chatbots podem responder a 80% das perguntas padrão

Use publicidade PPC

A publicidade paga por clique ou PPC é onde você paga ao Google toda vez que alguém clica em seu anúncio

O PPC efetivamente diversifica seu tráfego alcançando partes de seu público-alvo que antes estavam fora de alcance. Seu objetivo aqui é levar clientes em potencial para a página de destino do seu site. 

Alguns pontos importantes a serem observados:

  • 79% dos profissionais de marketing dizem que o PPC é extremamente benéfico para seus negócios.
  • Você pode criar campanhas de PPC para várias plataformas, como mídias sociais, mecanismos de pesquisa ou publicidade baseada em aplicativos.
  • Criando conteúdo significativo e de qualidade e empregando as melhores práticas de SEO, esse tipo de publicidade com certeza irá funcionar de forma eficaz. 

Aproveite o remarketing

Se você não conseguir o resultado desejado na primeira tentativa, tente e tente novamente. É exatamente por isso que o remarketing é uma estratégia bastante eficaz. 

Ele segmenta clientes em potencial que já demonstraram interesse em seus anúncios. O redirecionamento lembra os clientes em potencial da sua marca.

Além disso:

  • Permite que você crie conteúdo ou anúncios mais atraentes onde as tentativas anteriores falharam.
  • Você pode fazer quantas vezes quiser.
  • Os visitantes redirecionados para o seu site têm 70% mais chances de serem convertidos.
  • Com o remarketing os usuários que já visitaram o seu site são três vezes mais propensos a clicar em seu anúncio do que aqueles que nunca interagiram com você antes.

Continue evoluindo os valores da sua marca

A situação mundial atual mudou a forma como as empresas fazem marketing. A empatia e o design estão desempenhando papéis significativos nas indústrias de publicidade. 

Assim, a identidade e as mensagens da sua marca precisarão de mudanças e atualizações constantes. 

A conexão emocional com uma marca é agora mais crucial do que nunca. 

Com 94% das pessoas dizendo que recomendariam uma marca com a qual estivessem emocionalmente envolvidas, como você pode ignorá-la? 

Um redesenho do logotipo ou uma nova combinação de cores pode ser a atualização que sua marca precisa.