AlimentosFabricação

Fabricação de alimentos e seus equipamentos

Se há algo que não podemos viver sem, de forma alguma, são os alimentos que consumimos diariamente, responsáveis por uma vida balanceada e saudável, além fornecerem nosso bem-estar.

Um mercado certeiro, a indústria alimentícia trabalha sem parar para que seja possível ter alimentos e bebidas de todos os tipos e gostos para a população – tanto de um país quanto mundial.

Mas, para que seja possível todo esse tipo de produção, há muitas etapas, maquinários e serviços que envolvem esse ambiente em um todo. Seja na parte prática ou relacionada a normas técnicas, essas indústrias devem estar sempre em dia com todas as informações concluídas e dentro da lei.

Para que você possa saber mais sobre o que estamos querendo dizer e adentrar nesse universo alimentício, acompanhe este texto, pois iremos falar sobre alguns pontos totalmente essenciais para o funcionamento deste local. Leia e confira

Extrusora para fabricação de pizza

Primeiramente, falaremos um pouco mais sobre alguns equipamentos que costumam ser utilizados em quase todos os ambientes industriais alimentícios. Um deles é a máquina de pizza, também conhecida como masseira.

Ela é a responsável por produzir massas, tortas, esfihas e alimentos que sejam semelhantes aos citados. Além disso, é totalmente automática e pode produzir até 10 kgs de produtos a cada 60 minutos.

Ela é basicamente um maquinário que possui um aro em espiral, uma bandeja e a parte de automatização, assim como os botões principais. Ela ainda ajuda na aeração da massa e aumenta sua taxa de hidratação, fazendo com que o alimento fique mais saboroso.

Produtora de salgados

Se existe a extrusora de pizza, haverá também a máquina de salgados, que ajuda na produção de múltiplos salgadinhos para assar e fritar de uma forma muito rápida e eficaz. Sem falar que possui um número elevado de produção.

Existem vários formatos de máquinas, porém todas possuem basicamente o mesmo funcionamento, que é colocar a massa e o recheio já prontos e ligá-la, para que ela dê o formato desejado. Alguns dos salgados que podem ser feitos são:

  • Quibes;
  • Coxinhas;
  • Croquetes;
  • Pães de queijos;
  • Nhoques.

Esses, entre tantos outros alimentos relacionados, podem ser feitos com rapidez e qualidade, sem falar que ajudam a economizar tempo, energia e dinheiro. A redução de horas de trabalho diminui, enquanto a quantidade de salgados e vendas crescem sem parar.

Chillers

Esse equipamento necessita que dentro da empresa tenha uma unidade de água gelada que irá trabalhar juntamente com o chiller, que ajuda no resfriamento do lugar e de todos os processos e máquinas.

Esse sistema possui um controle com muitas aplicações, mas o principal é fazer com que a fábrica tenha a temperatura ambiente adequada para todos os tipos de trabalhos e funções que serão feitos em seu interior assim como salgados congelados.

Por fim, esse equipamento ainda acompanha um túnel de congelamento, que é o que agilizará todo o processo de refrigeração e fará o rebaixamento de temperatura até o congelamento se desejado, em minutos. São sistemas potentes que dependem um do outro para o funcionamento correto na empresa.

Extintores

Sabemos que podem ocorrer diversos tipos de acidentes que não estejam relacionados ao sistema de refrigeração, então é necessário possuir sempre materiais que são obrigatórios por lei em dia.

Um deles que podemos citar são os extintores e a recarga de extintores preço, que ajuda a evitar transtornos e imprevistos. Eles necessitam substituir sua carga nominal de tempos em tempos, sempre seguindo as datas do Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Esse tipo de serviço será realizado após uma inspeção, normalmente, anual com um analista, que irá estudar as necessidades de cada extintor e assim deixá-lo apto novamente.

Para-raios

Para finalizar esse texto recheado de informações e dicas, iremos falar sobre a manutenção de para raios. Sim, ela é muito necessária e deve ser feita sempre que possível, pois a incidência de raios em nosso país é muito alta.

O para-raios é uma das formas mais utilizadas para proteger o ambiente de quedas de luz, equipamentos queimados e afins por causa dos raios. Ele se compõe por terminais aéreos, condutores de descida e terminais de aterramento.

Ou seja, o raio é captado pelo terminal, que é uma haste metálica, passa por cabos que conduzem a descida e são aterrados, deixando o ambiente livre de quaisquer problemas relacionados a isso.

Esses são alguns dos elementos e serviços que estão presentes diariamente nas fábricas de alimentos e bebidas.