Negócios

Ideias para ter um negócio de sucesso

O número de comércios informais no Brasil cresceu consideravelmente nos últimos anos, alguns dos fatores são a taxa de desemprego e a dificuldade em conseguir um negócio ou emprego de carteira assinada.

Além do fato, de que as pessoas passaram a se interessar por serem seus próprios chefes, ou seja, fazer o próprio horário de trabalho e gerir um negócio próprio.

No entanto, é importante que esses comerciantes estejam dentro das leis, afinal, elas asseguram benefícios e deveres para todos, de modo que hoje o microempreendedor pode se formalizar por meio do Portal do Empreendedor, site vinculado ao governo no qual é possível abrir um CNPJ e passar a emitir notas fiscais para os clientes.

Contudo, antes de abrir uma empresa, é preciso estudar gestão de negócios, administração e áreas correlatas, isso é importante para que o negócio tenha futuro.

Após isso, realizar um planejamento estratégico é o primeiro passo para ter uma empresa de sucesso. Além disso, estudar o mercado e verificar quais áreas estão dando mais lucro é fundamental, então pesquisar sobre ideias de negócios bem-sucedidos é fundamental, por isso segue um exemplo.

As empresas voltadas a venda de alimentos são as mais populares, acredita-se que as pessoas em geral não costumam economizar com alimentos, e o que acontece muito é que a pessoas pegam receitas de família e passam a comercializar.

Dentre essas receitas estão: doces, bolos, tortas e afins. Mas, vale dizer que para ter um bom número de vendas, é preciso expor os produtos de maneira correta, então seja nos comércios de rua ou em estabelecimentos físicos, é importante ter uma vitrine expositora para bolos e demais itens que valorize os produtos e chame a atenção do público.

Apresentando outros segmentos de sucesso

Profissionais que atuaram por anos como motoristas de caminhões e ônibus conseguiram adquirir muita experiência no ramo, por isso, hoje são capazes para realizar essa tarefa em benefício próprio, isso quer dizer que essas pessoas são as que mais abrem empresas para fazer transporte de cargas, mudanças e fretes.

No caso das indústrias, elas contratam as prestadoras de serviço para levar produtos para os compradores, então é imprescindível que todos os itens sejam transportados com segurança e agilidade.

Nesse caso, leva-se peças de automóveis, medicamentos, alimentos, produtos químicos e outros itens que precisam estar em condições específicas, por isso os caminhões precisam ser equipados com elementos como sistemas de refrigeração.

Já no caso de mudanças residenciais a dinâmica é outra, a transportadora de mudanças lida com objetos pessoais, por isso o cuidado precisa ser redobrado já que quando a pessoa contrata esse serviço quer que tudo saia como o esperado, e que seus pertences sejam levados até o destino sem que sofram danos.

Ademais, as transportadoras que fazem serviços de mudanças podem ainda tratar de armazenar os objetos, nesse caso é enviada uma equipe de profissionais treinados até o local que vai usar caixas e plástico bolha como meio de proteção para os itens, assim evita-se que as peças frágeis se quebrem, bem como:

  • Pratos;
  • Copos;
  • Espelhos;
  • Quadros;
  • Porta-retratos.

Um setor lucrativo é o de locação de equipamentos

A locação de máquinas pode ser ofertada para empresas de diferentes segmentos, o mais comum é a construção civil que precisa de equipamentos pesados para realizar terraplanagem, escavação de terrenos, içamento de cargas, retirada de entulho ensacado e muito mais.

De modo que a locação desses aparelhos é muito vantajosa, pois agiliza os processos e tem um custo acessível.

No entanto, para quem aluga também existem benefícios, já que o proprietário faz um investimento inicial na compra dos maquinários e pode alugar para uma empresa.

Dessa forma, o locador vai receber pelo tempo de uso, depois disso pode alugar para a empresa seguinte e assim ter uma grande margem de lucro sobre o valor pago inicialmente.

Ademais, para ter sucesso, as empresas costumam enviar um representante comercial até os possíveis clientes, ele vai apresentar os produtos e serviços, além de realizar a venda e fechar contratos de locação.

Esse profissional vai representar a imagem das empresas em diferentes regiões, por isso as chances de captação de novos clientes é alta, então investir nessa função é benéfico para as empresas e também para os representantes que vão ganhar comissão por cada venda.