Redes sociais são sites ou aplicativos que permitem que as pessoas se conectem digitalmente com amigos, familiares, colegas ou clientes. Essas redes podem ter uma finalidade de comunicação, comercial ou ambas. Atualmente, é uma ferramenta essencial para profissionais de marketing que desejam um melhor relacionamento com seus clientes.
Hoje existem várias redes sociais para os mais diversos fins, com diferentes públicos e objetivos, mas que permitem aos utilizadores partilhar conteúdos.
As redes sociais, também podem ser usadas para encontrar coisas divertidas e interessantes para fazer na Internet, pois as postagens compartilham muitos tópicos de interesse comum, desde receitas culinárias até onde comprar um filtro cartucho poliéster.
Além disso, as redes sociais promovem encontros e determinados tipos de produtos ou serviços, que podem atrair a atenção dos usuários.
Como funciona a mídia social
Os profissionais de marketing, usam a mídia social para criar reconhecimento da marca e promover a fidelidade do cliente. A mídia social ajuda a promover a voz e o conteúdo de uma empresa, porque torna a empresa mais acessível a novos compradores e mais reconhecível para os compradores existentes.
Por exemplo, um usuário pode ouvir falar de uma empresa pela primeira vez por meio de um feed de notícias e decidir comprar um produto ou serviço. Quanto mais pessoas tiverem acesso a uma marca ou negócio, maior a chance de encontrar e manter clientes. Como se costuma dizer, “o que você não vê, você não lembra!”
O objetivo do uso das redes sociais no marketing, é melhorar as taxas de lucro da empresa. Criar uma postagem permite que você alcance e interaja com clientes em potencial, e principalmente com clientes antigos.
Compartilhe postagens de blog, pois fotos, vídeos ou comentários em redes sociais facilitam o relacionamento entre seguidores/clientes e os responsáveis pela página. Isso naturalmente aumenta o número de visitas ao site da empresa, já que as redes sociais permitem direcionamento com links e imagens.
Crie um melhor envolvimento do cliente, usando conteúdo sobre diferentes tópicos, como um artigo sobre os melhores usos de uma cortinas em lona.
Usando as mídias sociais para atrair mais clientes
Quanto mais os clientes falam sobre uma empresa nas mídias sociais, mais valiosa se torna a autoridade da marca. Quanto mais forte a marca, melhores os resultados de vendas. Os clientes podem comprar as ofertas da empresa e incentivar amigos ou parentes a comprarem produtos ou serviços. Através de uma rede de compartilhamento.
Além disso, permite que o cliente dê boas avaliações em algumas redes sociais, o que melhora o negócio nos buscadores.
Uma empresa pode usar as mídias sociais, para demonstrar seu bom atendimento ao cliente e enriquecer o relacionamento com os consumidores.
Por exemplo, se um cliente reclamar de um produto ou serviço em uma de suas redes sociais, a empresa pode imediatamente resolver o problema, pedir desculpas e tomar providências para solucionar o problema, demonstrando preocupação e respeito ao consumidor.
Ferramentas práticas para divulgar o site em diferentes redes sociais
O uso das redes sociais, ajuda os clientes a acessar os links fornecidos pela empresa com mais facilidade. Por exemplo, o Instagram tem duas formas principais de promover links: bio e stories. Uma biografia é um pequeno espaço na parte superior de um perfil que permite incluir um link.
Stories são pequenos vídeos que ficam na TV por 2 horas e duram 15 segundos. Ao enviar histórias, é possível acessar o link enviado pelo administrador da página com um simples toque.
O Facebook é também uma das redes sociais mais populares, para promover negócios e comunicar com o público. As publicações feitas em páginas do Facebook contêm links que ativam e permitem que o cliente seja redirecionado para a página, aumentando assim o número de acessos.
Além disso, os comentários também são uma ótima forma de interagir com seu público, permitindo que você adicione links e até mesmo tire dúvidas ou expresse produtos e serviços.
YouTube é uma rede social que tem como foco a distribuição de conteúdo em vídeos, que podem ser de diversos tamanhos e formatos. Essa é uma das formas mais práticas de postar conteúdo, pois pode ser feito de forma rápida e está disponível para todos os usuários da web. Um pequeno texto explicativo e um link que leva o cliente diretamente ao site da empresa podem ser adicionados à descrição do vídeo.
Para escolher e utilizar a rede social mais adequada para a empresa, deve ser elaborado um plano que leve em consideração os objetivos da marca para incentivar a divulgação da página.
Como planejar a atividade do site usando as redes sociais?
Perguntas interessantes para definir uma boa estratégia de marketing são:
- Qual rede social oferece ferramentas úteis para um site?
- Qual é o público-alvo da empresa?
- Como o grupo-alvo usa as redes sociais?
- Que mensagem pretende transmitir ao público?
Um exemplo disso é uma Empresa de levantamento topográfico que é muito explicativa e pode conseguir uma presença forte usando algumas redes sociais para vídeos ou conteúdo escrito que forneça informações práticas aos usuários como curiosidade sobre o que é um levantamento topográfico ou dicas para planejar esse serviço.
Em outros casos, uma empresa especializada em cftv pode investir em aplicativos que focam em imagens e distribuir os mais diversos modelos e monitoramentos.
Como as redes sociais ajudam a empresa a atingir seus objetivos
O uso das redes sociais pode ajudar a atingir diversos objetivos, por exemplo:
Aumentar o tráfego na página de vendas;
Opção de Conversão de Comunicação e Vendas;
Tornar a marca mais acessível;
Criar identidade de marca e avaliação positiva;
Melhorar a comunicação com os grupos-alvo.
Quanto maior e mais engajado for o público nas redes sociais, mais fácil é atingir metas e mais clientes.
Mídias Sociais: Dicas para Melhores Resultados
As principais dicas para explorar efetivamente o uso de mídias sociais para publicidade em sites incluem:
Planejamento de conteúdo de mídia social
Como mencionado anteriormente, criar um plano de marketing de mídia social é essencial.
Pesquisa de palavras-chave e conteúdo de interesse do público-alvo devem ser considerados. Dessa forma, a página da empresa costuma ser acessada com mais frequência, o que atrai cada vez mais pessoas.
Para posicionar melhor a empresa na rede social, você pode fazer uma pesquisa interessante: obter informações sobre o que outras empresas do mesmo ramo estão fazendo para lidar com as mídias sociais.
Publicação contínua de conteúdo
O marketing online exige a publicação contínua de conteúdo, para que o interesse do público-alvo não se volte para outros perfis.
Por isso é importante publicar regularmente e oferecer conteúdo interessante aos clientes. Se, por exemplo, uma empresa de alarme de incêndio quiser manter o interesse de seu público, é importante oferecer tanto informações relacionadas ao alarme quanto dicas de como prevenir esse desastre e formas de realizar manutenções básicas que também forneçam segurança nas casas e empresas.
O conteúdo compartilhado nas mídias sociais pode incluir imagens, vídeos, infográficos, instruções e muito mais.
Imagem de marca constante
Com a ajuda das redes sociais, uma empresa pode projetar sua imagem em diferentes plataformas, atingir diversos tipos de públicos e atuar em diferentes canais de comunicação.
Embora cada plataforma tenha seu próprio ambiente, a identidade corporativa central deve ser sempre amigável e confiável.
Mídia Social para Promover Conteúdo
A mídia social é um canal ideal para compartilhar conteúdo postado em um site ou blog da empresa com os leitores. Justamente porque o tempo gasto nas redes sociais é muito maior do que nos navegadores de internet.
Caso uma empresa de gerenciamento de obras corporativas deseje tornar seus conteúdos mais acessíveis, é possível criar cartazes que direcionem o usuário diretamente ao canteiro de obras e facilitem o acesso.
Após estabelecer o monitoramento regular nas redes sociais, é possível criar outros meios de comunicação imediata para que os leitores encontrem com mais facilidade os novos conteúdos postados.
O conteúdo do blog de serviço de instalações elétricas prediais também é um bom exemplo, pois ajuda a conseguir mais seguidores. Essa é uma ótima maneira de combinar o marketing de conteúdo com as mídias sociais.
Monitor dos concorrentes
É interessante ficar de olho nos concorrentes, já que é possível encontrar dados para fortalecer as buscas de palavras-chave e outros métodos utilizados em marketing de mídia social.
Assim é possível encontrar métodos alternativos de distribuição que garantam um melhor resultado e atraiam um público interessado nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa, por exemplo, aluguel de detector de gases ou outros equipamentos em condições especiais e/ou com desconto.
Personalidade Empresarial e Redes Sociais
Porque cada negócio é único e tem um público-alvo, background e mercado competitivo diferentes, nenhuma estratégia de marketing funcionará da mesma forma para todos os negócios.
É necessário desenvolver campanhas e publicações especiais que alcancem mais pessoas com seu conteúdo. Por isso, investir em um bom atendimento, proximidade com o cliente e serviços diferenciados é sempre a forma mais eficaz de atingir um público nas redes sociais.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do Blog do Guia de Investimentos, onde você encontra centenas de conteúdos informativos em diversos segmentos.