Após o nascimento de um filho, as mamães que trabalham geralmente têm de 4 a 6 meses de licença-maternidade para ficar com a criança. Mas, após este período, a mãe precisa voltar a trabalhar.
Chegou a hora então do bebê começar a ganhar um pouco de independência e ir para uma Creche berçário. E esse artigo tem o objetivo de te ajudar as mamães que estão passando por essa fase.
A importância da creche para o desenvolvimento do bebê
Esta ruptura da mãe com o bebê 24 horas realmente é dolorosa, mas não significa que o bebê irá perder o afeto pela família, pelo contrário, ele começará a desenvolver outras habilidades que somente são possíveis em grupo.
Na creche, a criança ou o bebê tem contato com outros amiguinhos da mesma idade, menores ou até um pouco mais velhos.
Lá, eles conseguem desenvolver capacidade cognitiva de se relacionar com a outra criança, de dividir os brinquedos, de saber comer na hora certa, dormir, além de aprender as regras e limites que o farão crescer.
Além de desenvolver seu afeto por outra criança, o bebê começa a desenvolver aspectos da fala, do manuseio de objetos e vai ganhando mais independência com seu crescimento.
À medida que a criança vai crescendo, ela vai entendendo os limites, o que é dela e o que é do outro, a importância do compartilhamento, aprendem a ir ao banheiro sozinhas e desenvolvem capacidade de se envolverem em equipe. Isto é muito importante e fará toda diferença nas fases seguintes de sua vida.
Mas, como escolher a creche certa?
Este é um grande desafio para os pais! É necessário desenvolver uma relação de confiança entre os professores, a criança e os pais. Confira algumas dicas sobre como escolher a creche certa para sua criança:
- Busque recomendações;
- Verifique se os profissionais são qualificados;
- Muitas creches possuem sistemas de câmeras que podem ser acionados pelos pais;
- Conheça a creche, veja a estrutura, os espaços para brincar, etc.;
- Ouça a criança.
Depois de iniciadas as aulas, é muito importante que os pais e responsáveis acompanhem o desenvolvimento dos pequenos, identifiquem como está o comportamento, o que falam sobre o local, entre outros sinais de que o atendimento com a criança pode não ser o adequado ou se está indo tudo bem.
Ida à escola
Com certeza este é um grande desafio para a criança, principalmente se ela nunca foi a uma creche. Por exemplo, a educação infantil geralmente começa aos 3 anos de idade, onde a criança vai aprender a desenhar e futuramente, a ler.
Muitos berçários possuem o sistema de educação infantil, tendo escolinha para as crianças de até 5 anos. Esta fase do maternal é fundamental, pois o desenvolvimento cognitivo da criança não pode parar e precisa ser estimulado.
Geralmente, uma Escola infantil particular possui uma melhor estrutura, oferecendo um material de boa qualidade para a criança.
Mas, é fundamental que tanto na escola particular ou pública, os pais sempre levem seus filhos, pois a educação é a base para uma sociedade melhor e deve começar desde cedo.
Outro detalhe interessante no momento de escolher uma escola, além de verificar a equipe, a estrutura e, até mesmo, o tipo de ensino que é aplicado, é importante verificar o uniforme da criança e os acessórios que ela irá utilizar nesta nova jornada.
Existe um curso estilista que se refere a uma pessoa especializada no desenho de uniformes infantis. O importante é que ele seja feito com material leve e confortável, para que a criança se sinta melhor.
A prática esportiva infantil
Independentemente da idade, todo mundo sabe que é muito importante praticar exercícios. Quanto mais cedo esta criança começar a praticar esportes, melhor será seu desenvolvimento físico e mental, além dela ter mais chances de ser um adulto saudável.
Muitas crianças têm desenvolvido a obesidade infantil por má alimentação e pelo sedentarismo. Elas passam muito tempo em meios eletrônicos e sentadas, não praticando exercícios físicos. Isto é muito ruim e pode causar várias doenças como diabetes e problemas cardíacos.
Muitas escolas particulares oferecem esportes para as crianças, dentre eles, a aula de dança. A dança é muito importante pois:
- Melhora a circulação do sangue;
- Aumenta o condicionamento físico;
- Melhora a respiração;
- Contribui para o crescimento;
- Ajuda no controle do peso;
- Permite a socialização com outras crianças;
- É muito divertida!
Independentemente do tipo de esporte, o importante é que a criança seja estimulada nesta prática e possa ter uma vida mais saudável.