Lojas de roupas: principais características

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Uma loja de roupas é um negócio altamente competitivo e também complexo, pois envolve uma série de elementos, que vão desde a preocupação com logística com vendas online e presencial como transporte de cargas pequenas, organização da loja e claro fidelização dos clientes.

Investir nesse modelo de negócio voltou a ser interessante no Brasil em 2017, quando um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) intitulado Pesquisa Mensal do Comércio identificou um aumento nas vendas em 2% no comércio varejista e somente no setor de roupas, calçados e tecido houve um aumento em 7,6%, e todos em comparação com o ano de 2016.

Por conta disso o projeto de loja de roupa feminina, masculina, social e outras vem crescendo no país, porém, é sempre necessário lembrar da alta competitividade e da busca pelo destaque. Hoje, as redes sociais são imprescindíveis para que esse destaque ocorra.

Neste artigo abordaremos sobre a necessidade de um plano de negócios, e estratégias para aumentar as vendas como presença nas redes sociais e a atuação no setor de e-commerce.

Plano de negócios: os pontos cardeais da sua estratégia

O setor de roupas é um dos mais competitivos dentro do mercado e portanto quando for empreender neste setor é necessário planejamento, paciência e entendimento do assunto. Para ajudar na elaboração de um bom negócio é de suma importância o plano de negócios.

Este documento permite uma ampla visão de todo o bussiness, isto é, de todo o processo da montagem da loja, que vão desde a instalação de porta de vidro com sensor preço até estimativas de lucros e despesas.

Essa ferramenta também permite que o gestor tenha menos insegurança na jornada do negócio.

Assim, os dados que devem conter nesse plano de negócios são:

  • Viabilidade do modelo de negócio;
  • Identificação de particularidades do setor;
  • Estimativas de lucros e despesas em médio e longo prazo;
  • Processos operacionais: estoque, logística e e-commerce.

As informações do plano de negócio quanto mais elaboradas, mais são fundamentais para que o negócio tenha sucesso.

Esse documento são os pontos cardeais do seu negócio e definem a estrutura interna (como cameras de monitoramento, decoração e tamanho da loja) e estrutura externa (estratégias de comunicação, atendimento e outros).

A presença online para uma loja de roupas

Um dos elementos principais para se investir em uma loja de roupas é na presença online, ou seja, nas redes sociais. Desse modo, é necessário fazer uma página oficial da loja, criação de conteúdo para a marca e consequentemente engajamento do público.

Um dos componentes para que as arara para roupas sejam esvaziadas e desejadas é a criação de promoções online. Assim, as pessoas podem interagir com a loja e visitar o estabelecimento físico e comprar os produtos. Portanto, é possível soltar cupons de desconto, sorteios e muito mais.

Um outro alinhamento com a presença online é a adesão de uma nova forma de comércio, o e-commerce, conhecida como loja virtual.

No entanto, para que seja possível a transição de uma loja física para uma virtual ou a criação de um braço virtual da loja física é preciso um planejamento que envolvam alguns pontos como: custos, promoções, formas de pagamentos e formas de envio.

Feito o planejamento, existem muitas vantagens com a adesão do e-commerce que são:

  • Disponibilidade;
  • Acessibilidade;
  • Prazo;
  • Alcance;
  • Valores e pagamentos.

Diferentemente dos estabelecimentos físicos, a lojas virtuais podem funcionar diretamente, 24 horas por dia. Assim, o cliente pode comprar em qualquer dia e horário.

A loja virtual permitem também uma maior acessibilidade do que uma loja física. Isso porque a plataforma do e-commerce pode ser otimizada para abrir em muitos aparelhos como: notebooks, tablets, celulares. Sites otimizados para o mobile vendem mais.

O prazo para montagem de um e-commerce é muito menor do que uma loja física, podendo a loja virtual começar a funcionar primeiro que a loja física.

Outra coisa importante é prestar atenção aos modais de entrega do e-commerce, disponibilizando sempre a melhor opção e assim como no rastreamento de veiculos, disponibilizar sempre que possível o código de rastreio da mercadoria.

Assim, vimos que para uma loja ter sucesso é importante investir na elaboração de um bom plano de negócios, e também no uso de plataformas virtuais como e-commerce e estratégias de marketing online.