Existem inúmeras máquinas presentes no setor da construção civil, muitas delas desconhecidas até pelos próprios profissionais da área.
É muito comum que engenheiros recém-formados não lembrem ou não saibam o nome e o funcionamento das máquinas mais importantes da área.
Por conta disso, separamos uma lista com os principais maquinários do setor da construção civil. Continue com a leitura a partir do próximo tópico.
Retroescavadeira
Comumente usada em obras, a retroescavadeira possui a função de escavar valas e redes, além de transportar diferentes materiais, bem como o carregamento de caminhões.
Equipamento para solda
A inversora de solda também é uma das máquinas mais usadas no setor industrial, que também cabe ao ramo da construção civil.
O equipamento garante a instalação de materiais nas obras, garantindo maior assertividade nas conexões por meio de solda.
Veja algumas características da maquina de solda:
- Tecnologia aplicada;
- Usabilidade;
- Comodidade;
- Ótimo manuseio;
- Assertividade em aplicações.
Mini pá-carregadeira
Muito usada em obras de construção civil e afins, o equipamento tem como principal função o transporte de materiais agregados, pois é versátil, devido ao tamanho e consegue adentrar em pequenos espaços.
Pá-carregadeira
Possui a função de carregar caminhões em locais de estocagem, trabalho em usinas de asfalto, bem como usinas de solo e terraplenagem.
Ainda assim, cabe destacar que há vários implementos disponíveis para a pá-carregadeira, responsáveis por deixar a máquina ainda mais versátil, como brocas, valetadeiras, picão, betoneiras e até brocas perfuratrizes.
Mini retroescavadeira
Assim como a retroescavadeira, a versão mini, tem como intuito escavar redes mais rasas, como água, incêndio, esgoto, elétrico e spda.
A máquina também é usada para o transporte de resíduos menores. Além do mais, a máquina é lenta, indicada para trabalhos menores.
Fornecedores de energia
Toda obra precisa de um gerador de energia, pois é por meio dessa máquina que as outras funcionam.
Ou seja, o gerador emana a tensão para os demais maquinários, movimentando e dando andamento à obra.
Geralmente, os geradores podem ser alocados ou comprados. Os proprietários ou gestores das obras acabam preferindo pelo aluguel de gerador, uma vez que é mais barato e rentável à obra.
Muitas construtoras fecham contrato com uma empresa de geradores, que fornece o maquinário durante toda a construção.
Motoniveladora
A motoniveladora é um equipamento exclusivo para terraplenagem, pois conta com a função de aterrar subleitos e bases, de acordo com as estacas marcadas no terreno, com o topógrafo.
O equipamento consegue cortar grandes volumes de terra e bica corrida, o tornando uma máquina de muita força.
Rolo compactador liso
Também é um equipamento designado para terraplenagem, com a principal finalidade de compactar materiais mais finos, como bica corrida, por exemplo.
Além disso, máquina faz acabamentos de base, para imprimação ou asfalto, que precisam se superfície lisa e compacta.
Caminhão Pipa
Tem como objetivo umedecer os materiais para que eles atinjam um nível de umidade adequada para ser compactado.
Além do mais, o equipamento tem a função de fornecer água para a obra em épocas de seca, bem quando o movimento das máquinas levanta muita poeira no ar.
Por fim, o caminhão pipa também auxilia toda a obra com o abastecimento hídrico, enchendo tambores, molhando lajes e tabuleiros concretados.
Caminhão Munck
Muito versátil, o equipamento é fundamental para a obra e seu principal objetivo fazer movimentações de cargas por meio da obra com a ajuda do braço hidráulico.
Confira as aplicações do caminhão Munck na construção civil:
- Distribui blocos de concreto na construção;
- Distribuição e assentamento de manilhas de concreto;
- Leva e busca as ferramentas do almoxarifado;
- Realiza o transporte de equipamentos, como o compressor de ar, e gerador;
- Transporta materiais na obra, como sacos de cimento e andaimes;
- Pode ser usado com gaiola, para fazer serviços em alturas;
- Levanta peças para o alto, como lajes, por exemplo.
Dobradeira
A dobradeira de estribos possui duas versões: automática e manual.
As duas vertentes têm funções importantíssimas no setor da construção civil, uma vez que dobram barras retas metálicas em rolos de metal.
Elas também dobram vigas, sapatas e tudo o que precisar ser dobrado na obra.
A diferença entra a automática e manual é o processo, pois na primeira ocasião, o procedimento é automático, sem a necessidade da mão humana.
No outro caso, é necessária a intervenção do mestre de obras, para que tudo ocorra bem.
Portanto, a dobradeira de chapa é o item fundamental para qualquer tipo de obra, desde os menores até a construção de grandes edifícios.
As máquinas citadas neste artigo são as principais e mais utilizadas nas obras e grandes construções do segmento da engenharia civil.