Sem categoria

O armazenamento e transporte logístico nas empresas

O armazenamento e distribuição de produtos são processos que fazem parte do planejamento de logistica de todas as empresas.

É preciso saber como estocar corretamente as mercadorias, para que não haja danos e perdas, bem como realizar a a organizada separação de todos os itens, com a identificação dos destinatários e informações específicas sobre cada produto.

Desse modo, é possível otimizar os processos operacionais e entregar um artigo de qualidade aos clientes.

Por esse motivo, todo cuidado é pouco: desde o correto recebimento das mercadorias, até a expedição, envolvendo as corretas formas de armazenagem e estoque.

Devido à isso, muitas empresas optam por terceirizar esses serviços, contratando empreendimentos especializados em transporte e distribuição, para que todos as etapas de armazenamento sejam feitas da melhor maneira possível.

Como organizar os processos de armazenagem e transporte: dicas para as empresas

A armazenagem e distribuição de produtos são processos que demandam muito planejamento e organização, por esse motivo, devem ser feitos por profissionais qualificados na área logística.

Além disso, recomenda-se o uso de alguns equipamentos, estruturas e dispositivos que agilizam as atividades, contribuindo para a otimização dos processos operacionais. Mesmo alguns simples sinalizadores podem fazer toda a diferença, quando o assunto é organização.

O pedestal separador de fila, por exemplo, é um artigo usado em trabalhos logísticos, incluindo, na armazenagem. Muito comum em locais como bancos, shows, filas em locais públicos e comércios, o equipamento tem como principal função orientar um caminho, daí o nome “separador de fila”.

Na logística de armazenagem, os pedestais são usados para administrar melhor uma rota de distribuição, sendo mais fácil para os colaboradores identificarem o caminho correto.

Em geral, os pedestais são dispositivos fáceis de manusear e muito leves, podendo ser instalados sem muita complicações ou intervenções. Além disso, o pedestal para centros de armazenagem oferece outras vantagens, tais como:

  • Melhor otimização dos processos operacionais;
  • Facilidade de identificação pelos colaboradores;
  • Maior organização dos armazéns;
  • Investimento em um aparelho econômico.

Os centros de armazenagem podem optar pela aquisição de pedestais retráteis, isto é, que não são fixos, podendo ser retirados ou realocados em qualquer momento.

Esses aparelhos são excelentes para estoques que trabalham com mercadorias muito diferenciadas e com ampla distribuição, pois fica mais fácil orientar os caminhos e modificá-los, em casos de necessidade.

Além disso, o pedestal retrátil tem um preço de investimento acessível e, por esse motivo, o equipamento é muito procurado nos centros de armazenagem e outros locais.

Ele também pode ser usado em comércios, empresas e demais empreendimentos que precisam sinalizar ou administrar filas.

A importância de uma boa estratégia de armazenagem e distribuição

Os sistemas de armazenagem e distribuição logística seguem critérios específicos, que têm como principal objetivo organizar, gerenciar e agilizar a expedição de mercadorias até os seus destinatários.

Para isso, é preciso, em primeiro lugar, considerar as especificações de cada produto, bem como as formas em que os itens serão estocados.

Por exemplo, no caso dos produtos organizados em paletes, o sistema mais adequado de armazenagem são as estantes convencionais estáticas ou com base móvel, que permitem melhor gerenciamento das mercadorias.

Em alguns produtos, pode ser necessário realizar o estoque individual, principalmente, em cargas frágeis.

O armazem deve, ainda, contar com um sistema rápido e ágil de expedição.

Para isso, é importante que as mercadorias estejam precisamente identificadas, contendo as informações corretas sobre o tipo de mercadoria, data de validade (especialmente para produtos perecíveis), código de barras e endereço de destinatário.

Diante de todos esses pormenores que fazem parte dos sistemas de armazenagem e distribuição, muitos locais optam pela contratação de empresas especializadas, que dispõem de grandes estoques para armazenamento e, além disso, contam com estratégias combinadas de logística para cada cliente.

As vantagens são inúmeras, pois é possível otimizar os processos operacionais, com maior agilidade na entrega – ação que fideliza os clientes.

Ademais, a contratação de empresas qualificadas em operações logísticas de armazenamento também garante que a contratante amplie a preocupação com o core business, ou seja, com seu negócio central, sem a necessidade de desviar a atenção para outros tipos de atividades.

Essa é uma vantagem competitiva muito significativa, pois dessa maneira, as contratantes podem investir em inovação e outras melhorias.

Quanto aos custos, o investimento é rentável e é garantia de sucesso, porque o retorno é visto no profissionalismo e no destaque de mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *