O que é canibalização de palavras-chave?

canibalização de palavras-chave

A canibalização de palavras-chave é uma situação em que duas ou mais subpáginas de um determinado site são visíveis no Google para as mesmas palavras-chave.

E embora há alguns anos essa dominação de um domínio nos resultados de pesquisa fosse um fenômeno desejado, hoje o algoritmo limita a exibição de diferentes subpáginas para a mesma palavra. O resultado é que eles começam a lutar entre si pela posição. Como fica na prática?

A tarefa do mecanismo de pesquisa é fornecer aos usuários as melhores respostas possíveis (subpáginas) para sua consulta.

Se o site canibalizar palavras-chave, os robôs do Google não sabem qual das subpáginas fornecerá as melhores informações, então as exibem alternadamente nos resultados de pesquisa. Então, na prática, eles aparecem aos trancos e barrancos, por exemplo, uma vez em 4 e uma vez em 45.

Além da posição instável, há mais um problema: pode acontecer que uma página que não aumenta as vendas comece a aparecer mais alto no ranking. Ao invés de segmentar um produto/serviço, os usuários serão redirecionados para um artigo do blog, e não encontrando o que queriam ali, sairão rapidamente.

As causas da canibalização

Na maioria das vezes, várias subpáginas são otimizadas para as mesmas palavras-chave,  elas aparecem nas metatags (título e descrição da página), título, cabeçalhos e também no conteúdo.

O segundo problema é a duplicação de conteúdo dentro de um domínio. Textos na mesma forma ou ligeiramente alterados são encontrados em várias subpáginas (aqui notamos imediatamente que conteúdo duplicado, mesmo que não afete a canibalização de palavras-chave, pode reduzir a posição no ranking do Google).

Além disso, a linkagem errada interna pode ser a causa da canibalização. Isso acontece quando as mesmas âncoras são usadas para vincular diferentes subpáginas. É preciso ter estratégia na criação das suas âncoras. Quando criar, por exemplo,  “Cupom de desconto Kabum” verifique se não estará ocasionando canibalização do seu próprio conteúdo.

Existem situações em que é difícil evitar o fenômeno de canibalização de palavras-chave, por exemplo, no caso de grandes lojas. Em seguida, porém, são utilizados links canônicos , que indicam ao buscador qual subpágina é mais importante, deveria ter mais “poder”. A falha em implementar rel = “canonical” pode resultar em canibalização.

Como detectar e prevenir a canibalização de palavras-chave?

No início, escrevemos que, como resultado da canibalização, certas subpáginas aparecem alternadamente nos resultados da pesquisa, suas posições são saltadas. Portanto, a maneira mais fácil de verificar é graças ao monitoramento de posição, função fornecida por algumas ferramentas na internet.

Como prevenir a canibalização? 

-otimização de subpáginas para várias palavras-chave (usando sinônimos, frases de cauda longa);

-implementação de links canônicos;

-fazer redirecionamentos 301 (aplica-se a subpáginas de baixo valor, que são melhores para redirecionar para um tema relacionado).

Ter esses cuidados é fundamental para que seu site continue crescendo e não acabe recebendo até mesmo uma punição do Google.

Escrever bons conteúdos, verificar as palavras-chave mais procuradas, utilizar sinônimos e monitorar são passos constantes para quem deseja aumentar o tráfego do site e consequentemente fazer um dinheiro com ele. Esteja sempre atento a isso!