Entre os setores que mais crescem no Brasil estão aqueles ligados, direta ou indiretamente, à terceirização e quarteirização de funções essenciais às rotinas empresariais. É o que se tem chamado de facilities ou gestão de facilidades.
Apesar do nome, trata-se de muito mais que “facilitar a vida das empresas contratantes”, conforme ficará claro adiante.
As vantagens da terceirização e da contratação de facilities diz respeito, cada vez mais, a uma questão estratégica de amplo espectro empresarial. A otimização do tempo e a redução de custos são apenas alguns dos traços mais marcantes dessa modalidade de serviço.
Outras vantagens e benefícios dizem respeito ao fato de que a empresa prestadora do serviço garante um nível de inovação que nenhuma corporação pode conseguir, caso queira abraçar todas as funções e dimensões do negócio.
Desde tecnologias de ponta, quando o assunto são equipamentos e maquinário, até preparação humana, quando se trata de funcionários devidamente capacitados, tudo isso se torna muito mais eficiente e prático quando a empresa terceirizada é quem cuida de montar as equipes, profissionalizar as pessoas e conduzi-las na missão de cumprir o seu papel.
As áreas mais comumente terceirizadas são as seguintes:
- As escoltas armadas e seguranças fixas;
- As portarias e as recepções em geral;
- As seguranças de cunho patrimonial;
- As especializadas em transporte executivo;
- As seguranças eletrônicas ou pessoais;
- As partes de higienização e limpeza.
Entenda as facilities e as outras modalidades
Todas essas, desde a empresa de segurança, passando pela empresa de limpeza até às demais da área de transporte e de tecnologia, remetem ao conceito de facilities. Quem mais as procura são os grandes condomínios e conglomerados comerciais, os escritórios e empresas de modo geral ou ainda as indústrias como um todo.
De qualquer modo, as facilities dizem respeito ao que se chama atividade-meio, isto é, aos departamentos de uma empresa que não estão diretamente ligados ao core business, isto é, ao núcleo daquele negócio. Seria como uma borracharia terceirizar apenas a parte de segurança, recepção e telefonia, mas não a dos mecânicos.
Mais recentemente, contudo, tem surgido uma intensificação da tendência a terceirizar, e já existem indústrias que terceirizam, estrategicamente, até mesmo os setores mais diretamente ligados à sua atividade principal.
Um exemplo clássico é do ramo de locação de van. Além de ilustrativo, ele demonstra as razões de ser desse tipo de escolha, que num primeiro momento pode parecer estranha e negativa, como que capaz de reduzir a qualidade de um produto/serviço, o que não é verdade.
No exemplo, a terceirização tal como se dá na modalidade mais abrangente significa dizer, simplesmente, que a locadora de vans terceirizaria toda a sua frota de veículos.
Ou seja, além de eventualmente contratar facilities para sua infraestrutura (na recepção, na segurança, na limpeza, na telefonia, etc.), ela contrataria uma outra empresa que deteria a propriedade da frota e seria responsável por sua parte mecânica, legal e fiscal.
As vantagens nesse caso são as mesmas de qualquer outro processo de terceirização. E sempre que bem feita a escolha, a qualidade do serviço não estará comprometida em nada, de tal modo que o usuário final não será impactado negativamente ao contratar o serviço.
As facilities e o tradicional casting para eventos
Um exemplo mais tradicional de terceirização ou facilitie diz respeito à empresa de segurança para festas. Nesse caso, não faz sentido que uma pessoa jurídica constituída deixe de formar o seu time de profissionais. Quem define isso, inclusive, é o gestor de terceirização. Trata-se de um profissional cada vez mais requisitado.
O papel do gestor é, justamente, compreender o caso a caso e desenhar estratégias que façam sentido para cada setor, definindo até que ponto é possível e vantajoso terceirizar cargos e processos da empresa, sem comprometer a qualidade do serviço/produto.
Esse papel de gerir a necessidade de um negócio ou missão de uma empresa faz lembrar o tradicional serviço de casting eventos e feiras. Embora mais voltado para a demanda por modelos e finalidades publicitárias, o casting é praticamente o fundamento de toda terceirização que vemos atualmente.
Cabia e cabe ao casting profissional voltado para eventos e feiras garantir que um evento tenha, na sua fila de colaboradores, pessoas alinhadas com a missão do acontecimento, de modo que todos estejam na mesma página.