NegóciosSem categoria

As melhores práticas para uma boa estrutura organizacional

A desorganização pode afetar qualquer tipo de processo e não é diferente para as área de gestão. Nesse cenário, conceitos para uma boa estrutura organizacional são explorados em benefício dos organogramas funcionais, principalmente aqueles que orientam o desempenho de todos na empresa. Portanto, inclui a divisão de tarefas em níveis hierárquicos.

Como escolher uma estrutura organizacional?


Por ter um impacto tão grande em todo o negócio, o tipo de estrutura organizacional precisa ser escolhido com cuidado, seja em uma Fábrica de máquinas empacotadoras ou em uma Empresa de paineis elétricos, afinal esse é o primeiro passo para atingir o requisito.


Este é um dos primeiros passos a serem dados em uma empresa, pois contribui para uma visão clara e objetiva da ação. As estruturas podem ser horizontais ou verticais. No primeiro caso, o ambiente de negócios é colaborativo, as funções raramente são repetidas e a ideia de integração é a preferida.


Nas empresas verticais, o principal atributo é a separação do conselho de administração, órgão com autoridade centralizada. Essa estrutura é mais tradicional, com treinamento, trabalho previsível e processos mais rigorosos a serem seguidos. Além dessa divisão entre estruturas, podem ser encontrados diversos modelos, como:

  • Divisional;
  • Matriz;
  • Editor;
  • Funções.


O modelo de divisão é amplamente recomendado para empresas que atuam em diferentes mercados e, portanto, possuem uma base de clientes diversificada. Isso se deve ao fato de ser caracterizado por zonas separadas auto-suficientes. Assim, cada departamento é responsável por um determinado serviço ou produto de acordo com o organograma da empresa.


Conforme será discutido, na matriz são inseridas partes da estrutura funcional, incluindo chefes de departamento e chefes de departamento, com referência ao gerente de projetos. A correlação interdepartamental é o ponto forte deste formato, que é sugerido para atender às características de especialização e coordenação, e permitir um contexto colaborativo entre todos os níveis da hierarquia.


Designer e função são os principais modelos, aproximando-se da forma do designer, vale ressaltar que é muito utilizado por profissionais que trabalham com projetos recorrentes que precisam solucionar os problemas dos clientes do início ao fim. Em geral, eles são populares em campos flexíveis.


Por fim, a alternativa funcional é adequada para tipos de negócios que possuem áreas tradicionalmente segregadas, como recursos humanos, força de vendas, comércio e finanças. Este é um sistema muito comum em empresas conhecidas por atividades repetitivas, como acontece em áreas muito especializadas.

Dicas para melhorar a estrutura organizacional


É interessante valorizar a comunicação interna em qualquer tipo de organograma utilizado em uma empresa, independente do número de funcionários. Por fim, a transmissão e captura da mensagem devem ser claras para evitar grandes transtornos. É um cuidado que precisa ser duplicado em uma longa série de comunicações.


As melhorias podem ser alcançadas de diversas formas, por exemplo, pode-se contratar serviços de um Serviço de levantamento topográfico para auxiliar na implantação de projetos na área. Da mesma forma, as empresas que atuam no setor da construção civil podem buscar o auxílio de especialistas que lidam com o trabalho de empresa de gestão de obras.


É certo que qualquer tipo de ação relativa à gestão de um negócio deve ser tomada com cautela, pois qualquer falha pode ter consequências graves, inclusive perdas. Para melhorar a estrutura, é fundamental organizar criteriosamente a demanda por atividades, bem como limites e demissões, a fim de evitar desequilíbrios.


Além disso, deve-se ter extrema cautela na gestão financeira na avaliação da estrutura organizacional, pois é fundamental garantir a estabilidade dos recursos utilizados para a produção. Afinal, a redução de custos, embora importante para o negócio, não é o único fator a ser avaliado, pois a falta de planejamento pode dificultar a produção de qualidade e até mesmo felicidade.


Conforme indicado no texto, neste caso podem ser utilizados diferentes modelos e é fundamental respeitar as especificações de cada empresa. Com uma estrutura organizacional adequada e investimento contínuo em melhoria, será possível controlar os níveis de demanda de forma mais eficaz, bem como estabelecer bons planos de carreira, orientação, liderança e assim por diante, a produtividade da empresa como um todo.


Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimentos onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *