Exames comprovam habilidades do estudante no idioma; veja quais são os mais prestigiados
Quem deseja estudar fora sabe como é importante dominar o idioma mais falado do mundo. Além de um curso de inglês avançado, que ajuda a ter uma base sólida da língua, praticamente todas as escolas exigem um certificado de proficiência. Ele é, de certa forma, uma garantia de que aquele estudante tem domínio sobre o idioma inglês.
Há, porém, uma série de provas — cada uma delas com exigências específicas. Conheça os certificados mais famosos de proficiência no idioma inglês:
TOEFL
O Test of English as a Foreign Language (TOEFL) é o certificado de proficiência do idioma inglês mais solicitado por universidades norte-americanas a quem deseja estudar por lá, mas também é aceito em várias instituições da Europa. O exame foi criado pela Educational Testing Service (ETS), organização sem fins lucrativos que também faz a aplicação no Brasil.
O grande objetivo do TOEFL é avaliar a proficiência em inglês dentro do ambiente acadêmico. Para isso, analisa quatro habilidades — redação (writing), interpretação de texto (reading), oralidade (speaking) e compreensão auditiva (listening).
As provas são feitas on-line, em escolas parceiras da ETS. Por isso, há diversos locais e datas para sua aplicação.
IELTS
Já o International English Language Testing System (IELTS) é o é o certificado do idioma inglês mais preferido pelas instituições britânicas, australianas e anglófonas fora do continente americano. É gerido por uma série de instituições, como o British Council, o IDP: IELTS Australia e a Cambridge Assessment English.
Assim como o TOEFL, o IELTS avalia redação, interpretação, expressão oral e compreensão auditiva. Contudo, não é um certificado que se limita à capacidade expressa no ambiente acadêmico. Ele também pode avaliar o inglês corporativo ou a proficiência de alguém que deseja imigrar.
Além disso, sua prova de expressão oral é realizada com um examinador e costuma durar 15 minutos, simulando uma conversa real.
TOEIC
Mais voltado para a área corporativa, o Test of English for International Communication (TOEIC) avalia em reuniões, conversas telefônicas e viagens a trabalho. Aqui, são avaliadas as capacidades auditivas e de leitura exigidas pelo mercado internacional.
Há diferentes aplicações do TOIEC. Sua versão tradicional conta com 200 perguntas de múltipla escolha divididas igualmente entre listening e reading.
Depois da prova que dura duas horas, o candidato responde a perguntas autobiográficas por 30 minutos. Contudo, essa parte não influencia na nota do exame.
ECPE
Da Michigan Language Assessment, o Examination for the Certificate of Proficiency in English (ECPE) é reconhecido internacionalmente como um certificado de proficiência na língua inglesa. Sua prova avalia conhecimentos específicos de universidades e empresas. Portanto, é mais recomendado para quem tem nível avançado no idioma.
O aluno que atinge a nota média recebe um certificado comum; já quem alcança a nota alta recebe o Certificate of Proficiency With Honors.
BEC
Oferecido pela Universidade de Cambridge, o Business English Certificate (BEC) é mais voltado para o mundo dos negócios. Portanto, é a certificação ideal para alunos dessa área.
- Business Preliminary (classificação B1 no CEFR): voltado para nível intermediário;
- Business Vantage (classificação B2): nível intermediário superior;
- Business Higher (classificação C1): nível avançado.
GMAT
Também voltado aos negócios, o Graduate Management Admission Test (GMAT) é solicitado por boa parte dos Estados Unidos e da Europa. Ele também é pensado especificamente em quem deseja cursar uma pós-graduação em um país de língua inglesa. Por isso mesmo, mais de 1,5 mil programas de MBA utilizam suas notas como uma etapa de classificação.
Além do domínio do inglês, o GMAT testa habilidades verbais, em Matemática, análise de dados, leitura e escrita analítica. No entanto, não exige nenhum conhecimento específico em negócios, e sim a chamada “inteligência mental”, além da habilidade de decidir sob pressão.
FCE/CAE/CPE
Além do ECPE, a Universidade de Cambridge conta com diferentes testes para aferir a proficiência do estudante. Sua validade é vitalícia, contudo as instituições costumam considerar um prazo de dois anos.
Como os exames da Cambridge avaliam o nível atual, é sempre bom refazê-los em diferentes épocas para mostrar o avanço com o tempo. São eles:
- básico (KET);
- intermediário (PET);
- intermediário superior (FCE);
- avançado (CAE);
- proficiência (CPE).