Quais são os Impactos da Indústria 4.0 no Mercado de Trabalho?

impactos da indústria 4.0 no Mercado de Trabalho

Os impactos da indústria 4.0 no Mercado de Trabalho são muitos e causam mudanças na produtividade. Desse modo, compreenda isso é capaz de gerar um grau de eficiência na utilização dos recursos.

Assim, entenda que é fundamental que você conheça como é feito o processo e o que ele ocasiona. Então leia o artigo por completo e saiba exatamente as transformações que resultam desta inovação.

Introdução à Transformação Digital no Trabalho

Esse procedimento de transformação digital no trabalho é feito nas empresas utilizando diversas tecnologias. Ao passo que visa solucionar muitos dos problemas considerados tradicionais.

Nesse sentido, entenda que temos desde as quedas de desempenho até na eficiência das operações. Por isso, compreenda que é essencial conhecer o que é alterado com a implementação do conceito.

O que é a Transformação Digital?

Antes de tudo saiba que os impactos da indústria 4.0 no Mercado de Trabalho são inúmeros. De tal forma que o conceito em questão engloba mudanças nas empresas que antes da internet eram mais desafiadores.

Sendo que tal processo ajuda na organização e serve para integrar as várias tecnologias digitais. Enquanto que alcança todas as diversas áreas presentes dentro da empresa.

A Revolução da Indústria 4.0

Também conhecida como a quarta resolução industrial esta revolução envolve os mais amplos tipos de sistemas tecnológicos. Dessa forma, saiba que os impactos da indústria 4.0 no Mercado de Trabalho são evidentes.

No caso, compreenda que nesses processos temos:

  • Inteligência Artificial;
  • Robótica;
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Computação em nuvem.

Dessa maneira, entenda que estão sendo modificadas as formas para produzir e também seus modelos (negócios). De uma maneira que isso gera lucros e otimização nos mais diversos processos dentro da indústria.

Automatização e o Futuro do Trabalho

A automação está constantemente integrada às rotinas empresariais, abrangendo desde tarefas simples até as mais complexas.

Os impactos da indústria 4.0 no Mercado de Trabalho são evidentes, com equipamentos substituindo tarefas manuais, resultando em maior velocidade e qualidade.

Isso eleva a produtividade, reduz erros e oferece produtos de melhor qualidade a preços acessíveis.

Benefícios da Automatização

São muitos os benefícios da automatização e você pode perceber muitos deles na indústria 4.0. E sem dúvida os ganhos podem ser vistos já que há um alinhamento das tecnologias (informação) com a gestão dos negócios.

Assim, entenda que são vários os impactos da indústria 4.0 no Mercado de Trabalho que incluem na automação dos processos:

  • Facilidade nos acessos;
  • Melhor circulação das informações;
  • Diminuição dos custos das produções;
  • Otimização da gestão mantendo eficiência e segurança;
  • Reduz do tempo (trabalho);
  • Possibilidade de realizar novos investimentos (prospecção);
  • Maior competitividade para a empresa;
  • Garantia de compliance.

Desafios da Automatização

Além dos benefícios temos também alguns desafios para a automatização na indústria 4.0. Com isso, compreenda que uma das dificuldades notadas é que isso pode gerar incertezas para os colaboradores.

Decerto, saiba que os impactos da indústria 4.0 no Mercado de Trabalho também trazem desafios. Que incluem as dificuldades para entender corretamente os comportamentos dos clientes.

Já para os consumidores temos como desafios principais:

  • São poucos os detalhes de dados entregues;
  • Haverá menor contato com os humanos.

Capacitação Profissional na Era Digital

Os profissionais atuais tem que se capacitar cada vez mais mediante as mudanças ocorridas no mercado. Afinal, compreenda que são muitas as tecnologias e inovações que surgem a cada dia. Fazendo da Era Digital um  marco de transformações que gera várias exigências.

Necessidade de Novas Habilidades

Você viu diversos impactos da indústria 4.0 no Mercado de Trabalho e o que isso pode ocasionar. Desse modo, compreenda que é preciso aprender novas habilidades que garantem ótimos resultados.

Nisso, confira algumas das habilidades principais:

Oportunidades de Capacitação e Educação Continuada

Nesse ponto temos como objetivo um foco que traga alternativas para a formação da pessoa. Já que a mesma está em um período de quase formação no ensino superior.

E com isso visa-se justamente realizar a ampliação dos conhecimentos (adquiridos) e também das habilidades profissionais. Com isso, compreenda que os impactos da indústria 4.0 no Mercado de Trabalho carecem de competências que possam ajudar no trabalho proposto.

Emergência de Novas Profissões

O mercado cada vez mais exige com que novas profissões possam agregar valor as empresas. Desse modo, compreenda que é preciso que haja cada vez mais a inclusão de profissões voltadas a indústria 4.0.

Profissões em Alta na indústria 4.0

Você deve saber que existem várias profissões que estão em alta diante da indústria 4.0. Dessa maneira, compreenda que os profissionais podem atuar nas seguintes categorias:

  • Engenheiro (cibersegurança);
  • Mecânico (veículos híbridos);
  • Técnico (impressão) dos alimentos;
  • Operador (máquina) high speed;
  • Entre muitas outras.

Transição de Carreira para Setores em Crescimento

Outro detalhe importante é que é possível realizar transições nas carreiras nos mais diversos setores que estão crescendo. De tal forma que os impactos da indústria 4.0 no Mercado de Trabalho podem ser observados com clareza.

E você pode criar um plano de carreira naqueles setores que se encontram em pleno crescimento. Por isso, saiba que o ideal é se qualificar e estar sempre atualizando os seus conhecimentos. Uma vez que há grandes oportunidades que vão surgir com a modernização da indústria.

Desemprego Tecnológico: Uma Preocupação Crescente

Este conceito chamado desemprego tecnológico pode ser explicado como sendo a perda dos empregos. De tal maneira que isso é gerado mediante as mudanças na tecnologia atual que substituem os profissionais humanos.

Com isso, entenda que tal processo envolve a inclusão de maquinários que geram economia de trabalho. Enquanto que acontece uma certa minimização nas tarefas desempenhadas pelos seres humanos.

Origens e Impactos do Desemprego Tecnológico

Conforme você viu anteriormente, as causas são basicamente pelo fato de que está ocorrendo a substituição de mão de obra (humana). Desse modo, compreenda que as tecnologias tem ganho espaço para trabalharem no lugar destes profissionais.

O que exigirá mais qualificação por parte deles e as consequências do processo envolvem:

  • Incremento na taxa de desemprego;
  • Busca elevada por vagas (emprego) que podem não existir;
  • Os profissionais demitidos podem não ser reabsorvidos no mercado;
  • Aumento na informalidade, autônomos e subempregos;
  • Elevar a pobreza e aprofundar as desigualdades (sociais);
  • Indivíduos demitidos podem diminuir sua qualidade de vida;
  • Maior quantidade de pessoas sem emprego e que não busquem a recolocação.

Estratégias para Mitigar o Desempenho Tecnológico

Você precisa compreender que algumas estratégias são capazes de auxiliar a contornar estas dificuldades. Visto que certas atitudes conseguem diminuir os impactos da indústria 4.0 no Mercado de Trabalho.

Veja na lista abaixo as principais:

  • Desenvolvimento da estratégia para a administração;
  • Promover treinamentos e divulgar práticas adequadas;
  • Automatização das rotinas;
  • Criar inventários (ativos) da área de TI;
  • Considerar quais são os riscos maiores;
  • Ter uma infraestrutura moderna;
  • Definir as métricas e os indicadores;
  • Ter feedbacks e as divulgações dos resultados;
  • Inserir a proatividade na empresa.

Teletrabalho e a Economia Gig na Indústria 4.0

O teletrabalho consiste num formato de trabalho que é feito a longa distância. Seja de um escritório ou mesmo do ambiente voltado para a realização das atividades. Com isso, entenda que há uma separação (física) e que tem uma tecnologia que intermedia este processo.

Enquanto que a Gig Economy engloba os novos formatos de trabalho presentes no mercado. De tal forma que podem contar com freelancers, agências para contratações (temporárias), contratos independentes e serviços através de demandas.

Benefícios e Obstáculos do Teletrabalho

O teletrabalho, impulsionado pela indústria 4.0, possui diversas vantagens, como maior flexibilidade de horários, melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, redução de custos, otimização do espaço de trabalho, aumento da produtividade, diminuição da poluição e alívio no trânsito.

No entanto, traz desafios como o risco de sedentarismo e problemas físicos, tendência a trabalhar além do horário, menor identificação do funcionário com a empresa, dificuldade no controle de desempenho, redução das interações interpessoais e desigualdade no acesso às tecnologias da informação e comunicação (TICs).

A Ascensão da Economia Gig

Os impactos da indústria 4.0 no Mercado de Trabalho podem ser notados em vários ângulos. Dessa maneira, compreenda que a Gig Economy é uma realidade em ascensão.

Com isso, entenda que os freelancers fazem parte de pelo menos 34% do mercado (Estados Unidos). E a fluidez é maior devido a participação dos autônomos que já compõem boa parte das pessoas.

Impactos das Tecnologias Emergentes no Trabalho

São várias as mudanças observadas pelas tecnologias emergentes no trabalho. Ao passo que os impactos da indústria 4.0 no Mercado de Trabalho nem sempre podem ser medidos.

Entre os efeitos podemos destacar:

  • Elaboração de novas carreiras (possibilidades);
  • Extinção dos cargos;
  • Automatização maior;
  • Expansão no trabalho remoto;
  • Exigência das novas habilidades.

Inteligência Artificial e Machine Learning

Na indústria 4.0 temos a Inteligência Artificial que é um pilar de avanço no desempenho. Gerando um maior amadurecimento na parte digital em diversos níveis.

Nisso podemos destacar como benefícios da IA:

  • Produtividade elevada;
  • Redução nos gastos;
  • Segurança e a prevenção (riscos);
  • Apoio nas tomadas das decisões.

Enquanto que os impactos da indústria 4.0 no Mercado de Trabalho através da machine learning são:

  • Eficiência muito maior;
  • Facilidade para identificar as oportunidades;
  • Otimizar as tomadas (decisões);
  • Aumento nas chances de resultados positivos.

Vale ressaltar que a Learning Machine é uma derivação da Inteligência Artificial. De tal modo que funciona através de sistemas avançados. Contudo, saiba que eles não possuem programações apenas, pois são baseados nas experiências já realizadas.

Tecnologias de Comunicação Avançadas

Entre as tecnologias atuais podemos destacar diversos pontos essenciais e que trazem ótimos resultados. Dessa maneira, saiba que as inovações ajudam bastante e garantem um funcionamento mais efetivo na indústria 4.0.

Com isso, temos os seguintes exemplos:

  • IoT: Internet das Coisas;
  • IA: Inteligência Artificial;
  • Big Data;
  • Analytics;
  • Cyber Security;
  • Cloud Computing;
  • Robô Colaborativo;
  • CPS (ciber-físicos);
  • Manufatura Aditiva;
  • Biometria Sintética;
  • Realidade Aumentada;
  • BPMs (gestão dos processos).

A Integração da Tecnologia RFID na Indústria 4.0 para Aprimoramento do Controle de Produção e Logística

A incorporação da tecnologia RFID (Identificação por Radiofrequência) na Indústria 4.0 emerge como uma solução potente para aprimorar a automação e a inteligência nas operações produtivas e logísticas.

A capacidade do RFID de fornecer identificação única e rastreamento preciso de itens, componentes e produtos finais, viabiliza uma gestão de inventário e cadeia de suprimentos mais eficiente e informada.

Na Indústria 4.0, a RFID não apenas auxilia no controle de estoques, mas também integra-se com sistemas ciber-físicos e plataformas de dados para proporcionar uma visão holística e em tempo real das operações.

Conclusão: Preparando-se para o Futuro do Trabalho na Indústria 4.0

Você viu quais são os impactos da indústria 4.0 no Mercado de Trabalho e suas contribuições. Desse modo, compreenda que é preciso estar atualizado e bem preparado para lidar com tais mudanças futuras nas indústrias 4.0.