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Segurança do trabalho: como praticar em sua empresa?

A segurança do trabalho é uma ciência que estuda meios de proteger os colaboradores em seus ambientes de trabalho, promovendo a saúde e melhoria na qualidade de vida do corpo de funcionários.

No Brasil, a segurança do trabalho é definida por leis e normas que precisam ser seguidas por todas as empresas publicas, privadas ou do terceiro setor que possuam funcionários registrados que são regidos pela Consolidação das leis trabalhista – CLT.

Dessa forma, o objetivo principal desse serviço é identificar, avaliar e controlar situações de risco nas quais os trabalhadores possam vir a ser expostos em suas atividades e evitar danos a sua integridade física e emocional.

A implantação dessas medidas é realizada por meio de mapeamento de riscos, no qual os profissionais encarregados da área elaboram procedimentos, normas e adaptações físicas ao ambiente laboral reduzindo assim os riscos inerentes a cada atividade.

Medidas de segurança

Cada ambiente de trabalho opera de forma única, assim a aplicação das medidas de segurança variam de espaço para espaço.

Para algumas áreas, entretanto, algumas medidas de segurança são obrigatórias e padrões. Na área de construção civil, por exemplo, o uso dos equipamentos de proteção individual são exigidos, como:

Para profissionais que atuam em laboratórios de química algumas medidas de segurança também são necessárias, como a checagem dos equipamentos para verificar se estão funcionando corretamente. Além disso existem os equipamentos de proteção que são específicos para área.

Nesse área é preciso ter atenção a todo momento para evitar acidentes que podem ser bem nocivos a saúde, principalmente quando é necessário manusear substâncias que podem agredir de alguma forma a saúde do trabalhador.

Nos laboratórios, bem como em alguns outros locais, é essencial que a sinalização de segurança esteja correta e visível a todos para prevenir acidentes.

Quanto mais riscos o local ou a profissão oferecem ao trabalhador, maior são as medidas de proteção e prevenção de acidentes.

Saindo do comum, os escritórios são ambientes que também podem oferecer muitos riscos a saúde dos trabalhadores -principalmente porque são locais que as pessoas permanecem muito tempo sentadas, digitando e em frente a tela de computador.

Com isso, o desenvolvimento de lesões por esforços repetitivos e problemas posturais podem ser desenvolvidos com facilidade.

Uma medida de segurança no trabalho é a manutenção e limpeza dos equipamentos que são necessárias em qualquer setor, os computadores presente na maioria dos ambientes empresarias precisam ser limpos com uma periodicidade e de forma correta para ter um funcionamento mais eficiente e não ser agente transmissor de doenças.

Uma das medidas a ser aplicada é o uso do álcool isopropílico para limpeza tanto externa quanto interna do equipamento, pois elimina as bactérias e não danifica as peças.

Implantação das normas de segurança

Mesmo trazendo muitos benefícios aos colaboradores, a implantação das normas de segurança nem sempre são aceitas por todos e, por vezes, não são seguidas.

Assim, é importante que a empresa crie uma cultura de segurança e implante as mudanças da melhor forma para que todos possam se adaptar e segui-las.

Aqui é importante que a segurança atue em conjunto com o setor de comunicação para criarem estrategias de marketing que contribuam com as mudanças.

Uma das estratégias é realizar uma semana de segurança dentro da empresa. Nela deverão ocorrer palestras ressaltando a importância da segurança no ambiente de trabalho, seus benefícios para os funcionários, além de treinamentos e adaptações.

Nessa semana, o uso de camisas polos personalizadas pode contribuir com o processo de interação e aceitação das mudanças na rotinas.

Com a conscientização junto com uma comunicação assertiva é possível alcançar os resultados de forma rápida e correta.

Benefícios da segurança no trabalho

A segurança do trabalho beneficia tanto o trabalhador quanto a empresa, pois aplicando as medidas corretas os acidentes são evitados e os trabalhadores não são afastados.

Outro beneficio adquirido com as ações são trabalhadores mais motivados, que produzem mais e melhor, pois setem-se valorizados e mais protegidos para desempenhar as atividades que são necessárias e pertinentes ao seu trabalho.

Assim, a empresa além de atuar de acordo com as normas e legislação vigente, consegue ter uma equipe mais produtiva e com resultados melhores. Quanto aos profissionais, o ganho está em um ambiente mais seguro e uma qualidade de vida melhor no ambiente laboral.