Um estabelecimento escolar deve ser um ambiente preparado para receber os mais diferentes alunos e alunas, com peculiaridades e necessidade de acompanhamento durante o desenvolvimento estudantil.
Para atender aos mais variados tipos de estudantes, o empreendedor deve atuar de forma abrangente neste setor, com todos os cuidados sendo levados em consideração, desde a adaptação de ambientes, os materiais utilizados, os profissionais capacitados e a formalização de parcerias terceirizadas.
Primeira infância merece atenção especial
Nos primeiros anos de vida, as crianças precisam de uma atenção voltada às necessidades básicas de ensino e aprendizagem.
Por isso, os pais que procuram o jardim de infância precisam estar atentos aos profissionais que ficam à disposição das crianças, como cuidadores e pedagogos.
As atividades devem estar relacionadas à aprendizagem de acordo com a idade, que costuma ser a partir dos seis meses de vida até os três anos de idade.
Neste período, a troca de fralda é necessária em intervalos curtos, pois a comunicação ainda é restrita e, muitas vezes, identificada apenas por meio de gestos e choros.
Os cuidados devem ser voltados quanto ao ensino na verbalização, coordenação motora e identificação de formas e conteúdos, como círculos, quadrados e triângulos.
Muitos brinquedos educativos estão à disposição no mercado especializado, que podem estar presentes nas salas de brinquedos e até espalhados pelos ambientes, de forma lúdica e ilustrativa.
A partir do jardim de infancia 2, o público-alvo compreende alunos de quatro anos a seis anos de idade. As atividades físicas podem ser um novo caminho para o desenvolvimento corporal, com brincadeiras lúdicas envolvendo corridas simples, brincadeiras com bolas e argolas.
A identificação das primeiras letras e números também podem ser empregadas neste período, assim como as cores, animais e introdução de artes culturais, como música e teatro.
Material didático de acordo com as tarefas
Como muitas atividades se resumem a novas descobertas, a lista de material escolar pode contar com elementos que estimulam a criatividade, como:
- Lápis de cor;
- Canetinhas;
- Guache;
- Massinhas atóxicas e coloridas;
- Papel sulfite branco e de cores variadas;
- Cartolina e tesoura sem ponta.
A coordenação motora e a criação de novas formas e conteúdos fazem parte da grade curricular, estimulando novos conhecimentos por meio de tarefas simples, como recorte e pintura.
Parcerias empresariais se tornam necessárias
Os serviços extra-curriculares também são uma forma de atrair um público variado de pais e alunos para um estabelecimento educacional. Por isso, os empreendedores deste setor devem estar atentos às possibilidades de negócios que podem ser realizados entre diferentes empresas e parcerias.
Um exemplo está no setor de alimentação infantil, que deve ser balanceada e de acordo com as necessidades de desenvolvimento corporal, além das exigências provenientes de pais e responsáveis.
Por isso, a terceirização é uma possibilidade viável, já que fornecedores de marmitex para empresas podem criar um cardápio exclusivo para os alunos, incluindo alimentos saudáveis e nutritivos, servidos em períodos específicos do dia, como café da manhã, almoço e horário do lanche.
A valorização dos serviços prestados pelo estabelecimento educacional ficam associados à qualidade das parcerias firmadas, como cozinhas profissionais, que contam com:
- Cozinheiros dedicados à preparação alimentícia;
- Cardápio variado e abrangente, com vitaminas e minerais;
- Nutricionistas que acompanham os preparos;
- Embalagens práticas e seguras.
A segurança deve ser levada em consideração, desde a escolha de ingredientes e preparo de alimentos frescos e saudáveis.
O transporte também deve ser realizado de forma eficiente, garantindo o consumo de maneira adequada, com todas as características apropriadas dos produtos.
Identificação visual como promoção de marca
Os empreendedores que trabalham na área da educação devem estar atentos quanto à divulgação da marca, que pode estar estampada no uniforme escolar e em ferramentas de comunicação.
Funcionários e alunos uniformizados promovem uma abrangência de propaganda da marca de maneira natural e orgânica, além de garantir a segurança dos alunos, como uma forma de identificação imediata em um ambiente diferente da escola.
Esse tipo de elemento deve fazer parte do cenário escolar desde os primeiros dias de aula, como uma forma de destacar os alunos como pertencimento a um novo ambiente de aprendizado e formação social.
Assim como as roupas apropriadas, o fabricante também pode ser fornecedor de mochilas escolares, incluindo este equipamento na lista de uniformização dos alunos, garantindo um produto de qualidade, padronizando o ambiente escolar.
Com todos estes cuidados, o empreendedor de um estabelecimento educacional atenderá à demanda de alunos e colaboradores, além de facilitar o dia a dia dos pais e responsáveis, que se preocuparão apenas com um tipo de roupa, atentos quanto à alimentação e a grade curricular destinada aos estudantes.