Ter um negócio é o sonho de muitas pessoas, algumas pelo fato de não querer mais ter patrão, outras para complementar a renda. Assim, podemos ter pessoas que trabalham com torno para alianças, querendo abrir uma pequena joalheria, enquanto outras preferem trabalhar com designer de embalagens.
Independentemente do segmento, o fato é que montar uma empresa, uma loja, ou qualquer tipo de negócio exige esforço, dedicação e tempo.
Tudo isso é necessário para que a empresa consiga evoluir e desenvolver um andamento orgânico e que gere lucro de forma eficiente. Por isso que existem algumas preocupações ao pensar em montar uma loja ou um escritório.
Por esse motivo, este texto falará sobre o software sped e também dará algumas dicas de como abrir uma loja.
Como abrir uma loja?
Para qualquer tipo de negócio é imprescindível um plano de negócio, mas antes de montar esse plano que contém as metas, as missões, os valores, e também como a empresa vai caminhar é necessário responder algumas perguntas antes como:
1. Qual o tipo de negócio que a loja irá trabalhar?
Uma loja pode ser variada, ter um ramo específico e assim por diante, por isso é importante saber qual vai ser o foco da loja. Lembrando que quando se monta um negócio, você sempre está a procura de algo que você goste.
Por isso, é essencial que você goste do que estiver trabalhando.
2. Qual o público-alvo?
Definindo o ramo que a loja irá atuar, é importante refinar seu público.
Um insumo (ou produto) pode ter vários compradores, porém, existe sempre um grupo de pessoas que são os principais interessados no que você vende.
Por isso é necessário saber seu público-alvo e os seus gostos.
Por exemplo: Você pode fazer uma loja de roupas, mas para que público será essa roupa? Para pessoas com uma renda mais alta ou uma renda mais baixa? Será masculina? Feminina? Tamanhos padrões?
Assim, também será preciso investir em embalagens chamativas e diferenciadas, como uma embalagem blister.
Exatamente por isso que definir o público-alvo é essencial para uma empresa.
3. Pesquise sobre os hábitos dos seus consumidores
É sempre bom pesquisar sobre como os consumidores estão comprando o seu produto. Se costumam ir em uma loja física e mexer na arara de roupas, ou se preferem comprar pela internet, ou se esse produto funciona desses dois jeitos.
Assim, você conseguirá definir se terá as duas modalidades ou uma só. Lembrando que ambas as lojas precisam de cuidados diferenciados e seus planejamentos também são distintos.
4. Verifique quem são seus concorrentes diretos e indiretos
É importante enumerar quais são seus concorrentes diretos e indiretos, quais produtos vendem, quais são os tipos de estratégia que utilizam e assim por diante.
Isso ajudará você a definir o que você pode vender de forma igual e o que terá que agregar para se tornar mais atrativo.
5. Escolha um lugar chamativo
Escolha um lugar estratégico para montar uma loja e que permita uma logística adequada para levar e trazer caixa de transporte com produtos de forma mais tranquila e segura. Isso além de permitir que os clientes encontrem a loja de maneira mais rápida.
Tudo isso vai permitir que sua empresa consiga se manter.
Software SPED
O SPED (Software de escrituração digital) é um sistema público de escrituração contábil e fiscal em meio digital, que vem para facilitar o controle financeiro das empresas, principalmente com relação aos pagamentos de impostos, validação de documentos fiscais e outras informações relativas a área.
O SPED tem vários objetivos como:
- Promover de forma eficiente a integração dos fiscos;
- Uniformizar as obrigações para os contribuintes;
- Acelerar identificação de ilícitos tributários;
- Tornar seguro a validação de documentos fiscais.
Além desses tipos de objetivos específicos, o software também parte do princípio de ajudar a:
- Reduzir os custos do contribuinte;
- Criar documentos com validade jurídica para todos os fins;
- Ajudar na disponibilidade de sistemas de escrituração;
- Auxiliar na emissão de notas de uso opcional pelo contribuinte.
Todos esses princípios e sistemas ajudam a loja ou empresa a manter-se dentro do planejamento, além de garantir o sucesso do negócio.
Neste contexto, o planejamento é a parte mais importante de toda empresa e visa traçar metas e limites, objetivos e formas de agir a fim de garantir um bom faturamento e também um lucro.
Empreender demanda tempo e paciência, mas é uma grande aventura e que te trará boas lembranças e um grande crescimento profissional.