Supermercados atentos à melhoria de atendimento ao cliente

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O atendimento ao cliente é uma das partes mais importantes para um empreendedor que depende de seu comércio para viver.

Para entender as necessidades, verificar o nível de satisfação e fidelizar os consumidores, é preciso ter referências e aplicar alguns modelos de avaliação, para mensurar o que precisa ser melhorado e o que precisa ser corrigido em um estabelecimento comercial.

Para um supermercado, por exemplo, oferecer serviços essenciais e produtos de primeira necessidade devem estar à disposição a todo momento. A administração deve estar envolvida com todos os setores e responsáveis por cada área, para que não tenha nada em falta.

Ampliação de atendimento nos centros urbanos

Esses cuidados podem ser reproduzidos desde os comércios pequenos, localizados em bairros e cidades menores, até os grandes estabelecimentos comerciais presentes nos centros urbanos, onde a vida não para em nenhum momento do dia.

Dessa forma, é preciso entender as necessidades da população e oferecer um mercado 24 horas onde realmente é preciso.

Um planejamento estratégico e de negócios determinará as localizações primordiais que podem receber este tipo de atendimento, para que se ajuste ao investimento dentro de uma expansão comercial.

Ainda assim, a oferta de produtos e serviços deve atender às normas vigentes no Código de Defesa do Consumidor, com produtos adequados, com qualidade e garantia de preço compatível com o mercado.

Os produtos devem ser dispostos de maneira regular, para melhor mobilidade dos clientes, nas prateleiras, com acesso facilitado.

Até mesmo a refrigeração para supermercados deve ser verificada constantemente, para que as mercadorias resfriadas e congeladas mantenham as características originais até chegar ao consumidor final.

A possibilidade de compra em qualquer período do dia ou da noite amplia o público-alvo, além de outras estratégias que podem ser aplicadas, como:

  • Ofertas pontuais em datas comemorativas;
  • Investimentos em propaganda e fidelização de clientes;
  • Vantagens tipo “pague um leve dois”;
  • Utilização de ferramentas tecnológicas.

Quanto mais agrados ao cliente, mais a possibilidade de retorno e indicação para outros consumidores, como amigos e familiares.

Essa propaganda boca a boca está extensível às mídias sociais, que atuam, também, como um parâmetro dos serviços e atendimento oferecidos.

Facilidade de compra e entrega domiciliar

A tecnologia é uma ferramenta que deve ser aplicada para a compra e entrega de produtos a domicílio, facilitando a vida dos clientes. Disponibilizar as compras online é uma forma de ampliar o acesso aos produtos oferecidos.

Por isso, investir em plataformas digitais também deve estar dentro do plano estratégico.

Com isso, é possível estar à frente da concorrência, mantendo a atenção voltada para a própria marca e para os produtos oferecidos nas prateleiras virtuais acessadas de maneira fácil e rápida por meio de computadores, tablets ou celulares, assim como funciona a entrega de comida a empresas, muito utilizado por lanchonetes e restaurantes.

Planejamento de segurança patrimonial e financeira

O investimento demandado para um empreendimento como um supermercado é alto, assim como o retorno financeiro em médio e longo prazo.

Por isso, é preciso estar atento às possibilidades de segurança que devem ser implementados em diferentes aspectos, entre eles o de patrimônio e o de recursos fiscais e impostos.

A contratação de uma empresa especializada em segurança patrimonial é primordial, para evitar furtos banais, que somados em um final de mês, pode ser um grande prejuízo. É triste, mas é uma realidade que acontece em qualquer cenário mundial.

Dependendo do tamanho do empreendimento comercial, é possível ter um serviço de monitoramento de cameras no perímetro externo, como estacionamento e adjacências, e na área interna, nos corredores e nos caixas do supermercado.

A contratação de profissionais treinados também pode ser realizada, conforme o projeto implementado pela empresa de segurança.

A contabilidade também precisa ficar sob a responsabilidade de profissionais da área, pois há muitos processos burocráticos que dependem da atuação de contadores e administradores especializados no setor comercial.

A oferta de produtos frescos e dentro do prazo de validade, além de preços atrativos e um atendimento personalizado podem ser características primordiais para a fidelização dos clientes.

No entanto, é preciso estar atento à disponibilidade de serviços essenciais relacionados à burocracia e o pagamento de impostos.

A consultoria contábil precisa trabalhar com um sistema para imprimir nota fiscal ligada diretamente à Secretaria da Fazenda Estadual, para identificar a venda de produtos e serviços, como uma forma de garantia de que os impostos estão sendo pagos de forma devida.

A manutenção destes serviços valorizam o comércio, pois demonstra a preocupação com o recolhimento dos impostos que são voltados para a população, assim como com o atendimento ao cliente, que possui um comprovante fiscal caso tenha necessidade de troca ou se sinta prejudicado, em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor.