Transformador a óleo e a seco: você sabe quais são as diferenças?

Os transformadores ajudam a entregar uma energia equilibrada, na tensão certa e adequada para os equipamentos da sua casa, indústria ou comércio. No entanto, existem alguns tipos de transformadores de energia que podem ser utilizados nas mais diferentes demandas energéticas.

Assim sendo, entenda mais sobre os transformadores a óleo e a seco e veja quais são as suas principais diferenças e onde eles são normalmente utilizados. Continue lendo!

Diferenças entre transformador a óleo e a seco

As principais diferenças entre um transformador a seco e a óleo estão justamente no seu processo de funcionamento: um precisa de óleo para ser ligado, enquanto que outro, não. No entanto, há mais diferenças. Veja a seguir.

A óleo

O transformador a óleo é um dos melhores tipos de transformadores para ambientes externos. No entanto, ele precisa de refrigeração para se manter funcionando de maneira segura. E se algum acidente acontecer, pode vazar óleo na natureza – que é um desastre ambiental.

No entanto, quando operacionalizado de maneira segura e estável, com as manutenções em dia, esse tipo de transformador é excelente.

A seco

Já o transformador a seco é ainda mais seguro, já que ele não precisa ser refrigerado: a refrigeração acontece de maneira autônoma. Ele é ideal para ambientes internos, já que se mantém em temperatura estável. Ele não conta com o risco de explosão, como um transformador a óleo. Além disso, a sua demanda de manutenção é muito menor.

Qual é o melhor tipo de transformador?

Depende da demanda. Afinal, conforme você entendeu, todos os transformadores são bons.  O que muda é a sua demanda por manutenção e riscos relacionados. Portanto, é importante contar com um engenheiro elétrico para escolher a melhor alternativa para o seu projeto elétrico, uma vez que a escolha errada do transformador pode colocar a segurança de todos em risco.