A terceirização de um serviço é quando uma empresa que possui certa atividade delega a uma outra empresa para realizar tal serviço.
Por exemplo, um condomínio contrata uma empresa de segurança para condominios afim de que seja feito todo o sistema de segurança e segurança patrimonial. Isso isenta a empresa que solicitou a terceirização o dever de contratar os funcionários individualmente.
Quando ocorre essa transação de empresa para empresa, a ação recebe o nome de B2B, conhecido como business to business, em tradução literal significa empresa para empresa (como já dito).
Contratar colaboradores na modalidade de terceirização assegura o que está escrito na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), que são as leis trabalhistas que regem as relações de trabalho. Terceirizar, portanto isenta a contratante de pagar CLT individual, mas mesmo assim a empresa responsável pela terceirização tem a responsabilidade de arcar com o cumprimento dessas leis.
Qual objetivo da terceirização do trabalho?
A principal função de um processo de terceirização é a da redução de custos com folha de pagamento. Isso porque a empresa que contrata não terá que arcar com todos os impostos e encargos trabalhistas que a CLT prescreve.
Entretanto, esse argumento não pode ser levado muito em conta. Isso porque a empresa terceirizada que arcará com esses encargos e ainda precisa do lucro.
Assim, a terceirização geralmente é indicada para pontos específicos como os relacionados ao serviço que uma empresa oferece, como segurança e limpeza. Pois, caso contrário, não terá o retorno esperado.
A vantagem da terceirização consiste no fato de que ela ajuda uma empresa a realizar projetos com um nível de qualidade altíssimo dada os profissionais que ali estão.
Por exemplo, um casting eventos e feiras pode ser realizado de maneira muito mais eficiente com profissionais terceirizados. Isso porque os profissionais são contratados sob demanda e tem as especializações adequadas para o serviço.
Dessa forma, além de uma possível redução de custos, a terceirização vem com o intuito de ajudar a dar flexibilidade e agilidade em todos os processos das companhias.
Tipos de serviços terceirizados
Existem diversos tipos de atividades que podem optar pela terceirização, são eles:
- Limpeza;
- Serviços administrativos;
- Relógio de ponto;
- Transporte;
- Segurança.
Os serviços terceirizados de limpeza são um dos que mais são contratados de forma terceirizada, isso porque ao contratar a empresa tem a sua disposição diversos trabalhadores especializados e não precisa incluí-los na folha de pagamento.
Assim, as empresas que terceirizam os serviços de limpeza, dispões de variadas equipes, desde equipe de limpeza para eventos, até escolas e hospitais.
A terceirização dos serviços administrativos ajuda as empresas a serem menos burocráticas, isso porque a empresa que contrata tem um serviço de qualidade e ainda consegue otimizar diversos processos.
A terceirização dos serviços administrativos passam pela recepção, portaria, serviços de RH, e também de contabilidade, e podem também ser terceirizados os serviços de assistência jurídica.
Tudo isso com o intuito de otimizar os processos e ser mais eficiente na procura de soluções.
A terceirização do transporte ajuda as empresas que precisam buscar e levar funcionários como no caso de indústrias e montadoras automobilísticas. Além disso, a terceirização de um serviço de transporte pode ser utilizado também para entregas.
Desse modo, o transporte terceirizado ajuda na organização do trabalho, sendo mais eficiente e seguro.
A terceirização por empresas de segurança em sp é uma das que mais possui amplitude no mercado, atrás somente dos serviços de limpeza.
Aqui a empresa que contrata terá todo o aparato de segurança, tanto das pessoas que visitam o local, como o de segurança patrimonial. Todos com profissionais bem qualificados e especializados na área.
Além desses serviços podemos citar também a terceirização para o serviço de armazenamento de produtos e gerenciamento de estoques. Isso facilita todo o processo logístico, principalmente de empresas que trabalham em grande escala com entregas.
Isso porque a empresa que contrata já precisa manter o local e toda sua estrutura e, ao terceirizar a administração desse espaço, se permite uma melhor eficiência na segurança, no controle dos produtos e na economia.
Todos os processos de terceirização visam o melhor desempenho das atividades da empresa, e consequentemente diminuem os gastos totais com os encargos trabalhistas.
Além do mais, a terceirização ajuda no melhor relacionamento entre cliente e empresa, sempre tendo em vista o aperfeiçoamento de todos os processos envolvidos por tal atividade.