Empreender em um negócio próprio em meio a uma crise, ao contrário do que muitos pensam, pode ser o momento ideal para você investir no seu sonho e aproveitar diversas oportunidades disfarçadas.
Empreender pode ser uma ponte para muitas realizações e uma luz no final do túnel para aqueles que conseguem enxergar além do que lhe é mostrado. Por isso, reunimos abaixo 5 razões de que agora pode ser sua chance de começar um negócio e superar qualquer obstáculo:
1 – Resolver Problemas
Identificar os problemas dos clientes sempre foi uma forma de atender melhor e ter mais clientes satisfeitos. Mas durante a crise, isso pode ser um divisor de águas para sua empresa crescer e se consolidar como pioneira em um determinado setor.
Por exemplo: Em um momento econômico complicado grande parte das pessoas não está conseguindo comprar um celular novo por ser muito alto. Em decorrência dessa situação há um grande número de pessoas optando por levar seu celular até uma assistência técnica iPhone para reduzir os custos e economizar com a aquisição de um novo aparelho. Ou seja, uma solução alternativa que pode atender um mercado gigantesco.
2 – Custos Reduzidos
Com uma economia fraca e desaquecida muitas pessoas sofrem o impacto diretamente, apesar disso, surge um lado bom para quem quer empreender, pois os custos para iniciar um negócio tendem a ser bem mais reduzidos, desde o aluguel do imóvel aos equipamentos necessários, até a contratação de mão de obra por salários inferiores, abaixo do mercado.
3 – O Dinheiro “Troca de Mãos”
Paralisadas pelo medo e incerteza, muitas decisões precipitadas estão levando as pessoas a se desfazer de um negócio com grande potencial, ou mesmo vender imóveis ou ativos muito abaixo do que deveriam valer.
É nesse momento que empreendedores com mais visão e coragem conseguem se reinventar ou começar um negócio formatado para atender a novas demandas em um mercado modificado e com crescimento acelerado, como por exemplo, de assistência técnica de eletrodomésticos
4 – Financiamentos
É fato que a pandemia e a quarentena afetaram o funcionamento do mercado brasileiro. E uma das medidas adotadas pelo governo para uma retomada da economia é incentivar e facilitar o acesso a financiamentos e linhas de crédito com taxas de juros mais baratas e melhores condições.
Essa, mais uma oportunidade para o empreendedor investir em estrutura, equipamentos e capacitação de profissionais para o seu negócio. Não se esquecendo do registro da sua marca para evitar dores de cabeça no futuro.
5 – Flexibilidade de Horários
Abrindo seu próprio negócio, você tem o total controle e responsabilidade da sua vida profissional, sendo possível alinhar seus horários e tarefas com base no seu perfil de empreendedor, e necessidades que vão surgindo.
Existem modelos de negócios que têm mais flexibilidade, podendo trabalhar de casa ou qualquer outro lugar que desejar, sendo necessário apenas um computador e um telefone celular. Evitando pegar o trânsito diário da cidade e possibilitando o empreendedor passar mais tempo com a família.
6 – Agora é a Hora!
Todas as razões citadas acima são exemplos de que sem dúvidas esse é o momento de tirar seus planos do papel, abrir o próprio negócio e conquistar a independência profissional e financeira.
Artigo foi produzido por Marcelo Amaral, para empresa de plano modular digital AlanPereira.com