Análise de coorte, qual sua importância para o marketing?

Aprenda a explorar a análise de coorte

Se você é usuário assíduo do Google Analytics, já deve ter se deparado com a análise de coorte ou análise cohort que fica localizada na aba público-alvo. Mas você sabe como interpretar e utilizar o relatório de análise de coorte que o Google Analytics disponibiliza para suas ações de marketing? Se sua resposta for não, nesse artigo, produzido pela Ciclo Digital, uma agência de e-commerce irá apresentar alguns pontos que possa esclarecer as possíveis dúvidas sobre esse relatório.

O que é análise de coorte ou cohort?

O relatório da análise de coorte, não avalia os usuários individualmente, ele o separa em grupos, de acordo com o padrão de comportamento do conjunto. Um bom exemplo de dimensão utilizado no Google Analytics é a data de aquisição com coortes de receita.

Exemplo: Nessa imagem você pode verificar a data de aquisição dos usuários e a receita gerada, pode notar que em determinadas datas, existe um padrão de comportamento.

Qual a Importância da análise de coorte (cohort)?

A utilização da análise de coorte é fundamental para estratégias de reengajamento dos usuários, entender o ciclo de vida do consumidor, por que não elaborações de ações promocionais e etc. Pois você consegue avaliar padrões de comportamento dos usuários, desde período da aquisição á realização de uma transação, com isso você conseguirá notar períodos de alta e baixa.

O que você quer dizer com reengajamento dos usuários? Dentro das ações de marketing digital, existem diversas estratégias desde remarketing, retargeting, retenção de carrinho em caso de e-commerce, email marketing e etc.

Como fazer análises do relatório de coorte?

Com a análise coorte você consegue elaborar, alguns tipos de análises, mas isso dependerá muito do objetivo da informação que você deseja coletar para fazer as otimizações da suas campanhas de marketing digital.

Exemplo

Vamos supor que você deseja conhecer um pouco mais sobre os padrões de comportamento dos usuários com as seguintes informações: vieram pelo tráfego orgânico, deseja saber a interação semanalmente, quando geraram receita e em um período de 6 semanas.

  1. Passo é você selecionar o segmento que deve ser exibido no relatório.
  2. Você selecionar o tamanho do coorte em semana.
  3. Selecione sua métrica, que no caso será receita (total).
  4. Agora é só selecionar o período, exibido no exemplo.

Quando utilizar a análise de coorte (cohort)?

Sempre existem aqueles períodos de baixa e alguns comportamentos que realmente quando estamos no dia a dia avaliando nossas campanhas de marketing, nem sequer, passa por nossa cabeça.

Se você está com sérios problemas para avaliar o LTV (Lifetime Value) dos seus clientes, saber qual o CAC ideal para que consiga fazer um planejamento de investimento de marketing mais preciso, esse é o momento ideal para começar a utilizar o relatório de coorte.

Dica

A tableau empresa de business intelligence tem um material muito enriquecedor na utilização do seu software com o Google Analytics, vale apena conferir.

Além disso, existem outros pontos que podemos abordar sobre o relatório de coorte, se você, ainda está com dúvidas e deseja conhecer um pouco mais. Deixe seu comentário para que possamos desenvolver um conteúdo que te ajude ainda mais.

Texto: Ciclo Agência Digital