Vender na internet é o caminho natural para qualquer pessoa que queira abrir um negócio hoje em dia. Sem aquela antiga necessidade de ter um ponto fixo, agora é possível anunciar produtos online e já começar a comercializá-los em minutos.
No entanto, com tanta facilidade, não é segredo que a concorrência no setor é grande. Portanto, é preciso saber se diferenciar da concorrência para conquistar o consumidor.
Mais do que isso, é muito importante analisar todos os pontos que envolvem um sistema de pedidos online ou comércio eletrônico antes de se jogar nesse ambiente.
Por que vender online?
Vender online é essencial por um motivo muito simples: o seu público-alvo está na internet.
De acordo com o estudo Digital 2022 do site DataReportal, 77% dos brasileiros têm acesso à internet. Isso quer dizer que se você quer alcançar o máximo de pessoas possíveis com o seu negócio, precisa estar onde elas estão.
Outro motivo para trabalhar com o comércio eletrônico é que ele é mais fácil e simples do que já foi um dia. Não é mais necessário ter uma mega estrutura para conseguir vender e entregar produtos para os clientes.
Os processos ficaram mais dinâmicos e as plataformas envolvidas nas atividades estão mais acessíveis, o que facilita a vida de empreendedores e empreendedoras.
Como começar a vender online?
A primeira coisa que você precisa fazer é definir exatamente quais os tipos de produto que vai comercializar e o público-alvo principal que pretende atingir. Com esses dois pontos em mente, fica mais fácil traçar estratégias para atrair as pessoas certas.
Em seguida, comece a pensar no processo logístico. Como você pretende entregar as mercadorias? Vai contratar um serviço de transporte ou motoristas exclusivos? Qual a distância máxima que você vai entregar?
E isso é apenas o começo. Você ainda precisa definir se vai precisar de funcionários no dia a dia, quais formas de pagamento vai aceitar, se vai utilizar uma plataforma de vendas própria ou se vai focar em vender nas redes sociais…
São muitos pontos a se pensar quando se fala em começar um negócio na internet. Mas antes de colocar a mão na massa, há questões que muita gente não leva em consideração na hora de planejar o empreendimento.
Por isso, veja a seguir 5 coisas que você precisa saber antes de abrir a sua loja online.
5 coisas que você precisa saber antes de vender online
Só existe um jeito de se preparar para começar um negócio que tenha mais chances de dar certo: estando bem informado.
Por isso, preparamos um material para ajudar você a estar melhor preparado na hora de estruturar a sua loja online.
1) Você não precisa ter um site para vender online
Quando se fala em trabalhar com vendas na internet, muitos comerciantes ainda pensam que precisam ter um site próprio para abrir o negócio. Não precisa disso.
Com a tecnologia e as facilidades atuais, você pode apostar em vender no WhatsApp, por exemplo.
Na versão WhatsApp Business, o aplicativo de mensagens conta com várias ferramentas para ajudar nesse departamento, como catálogo online, configuração de mensagens automáticas e etiquetas para facilitar a identificação de contatos.
Também é possível aproveitar os recursos das redes sociais para vender online, como sacolinha do Instagram, perfil comercial do Facebook e até mesmo os marketplaces dessas plataformas.
Agora, se você quer tornar o seu negócio ainda mais profissional, pode contar com plataformas que contam não apenas com recursos para vender, mas com ferramentas para auxiliar no gerenciamento do seu negócio.
O Kyte é uma delas. Com ele, você tem um ponto de vendas completo para administrar o seu negócio como um todo usando o celular, tablet ou computador. Ele ainda oferece integrações com redes sociais e maquininhas de cartão, controle de estoque, gestão de pedidos, relatórios com dados sobre suas vendas e muito mais.
2) Use as redes sociais para divulgação
Ainda que você não esteja tão confiante ou preparado para vender nas redes sociais, precisa aproveitá-las para divulgar a sua marca.
Mostrar seus produtos e promoções em locais como Facebook, Instagram e TikTok é uma excelente estratégia para aumentar o alcance da sua loja e o número de clientes em potencial.
3) Estoque organizado é mais importante do que você imagina
Manter o estoque das suas mercadorias organizado auxilia mais do que apenas na administração da sua loja. Ele facilita a localização dos itens, agilizando a seleção e empacotamento – o que resulta em uma entrega mais rápida.
Além disso, com um estoque organizado, você evita aquela situação chata de vender um produto e só descobrir depois que ele já acabou.
Ou seja, o controle do seu estoque impacta diretamente na experiência do cliente com a sua loja.
4) Defina políticas de devolução e reembolso
Claro que todo comerciante vende um produto esperando que dê tudo certo e o consumidor fique satisfeito. Contudo, nem sempre isso acontece.
É muito comum o cliente querer trocar pois a mercadoria não era bem o que ele esperava, ou mesmo se arrepender da compra e querer devolver. O que você faz em um momento desses?
Por isso, é fundamental estabelecer políticas específicas para essas situações. E não basta apenas ter isso definido para você; é preciso deixar bem claro para o cliente o que sua loja pode fazer quando isso acontecer.
5) Faça uma análise financeira do seu negócio
Você jamais vai conseguir lucrar com a sua loja online se não souber valores como o quanto você tem para investir no negócio, os custos dos produtos e materiais para fabricação, se for o caso, dos funcionários, do estoque, entrega e todas as despesas envolvidas.
Levante e analise todos os números relacionados ao seu negócio antes de começá-lo.
Sem ter as finanças organizadas, sua loja corre sérios riscos de falir – e tenho certeza de que você não quer isso para você.
Este post foi produzido pela equipe do Kyte, um sistema de vendas e gestão voltado para pequenos comerciantes. A plataforma tem como principal missão auxiliar e facilitar o trabalho de empreendedores e empreendedoras por meio de um serviço que transforma a maneira de vender, gerenciar e se relacionar com os clientes.