Como escolher influenciadores digitais para divulgar sua marca

Vivemos em um momento em que há várias formas de se comunicar com o público-alvo. Para além da mídia tradicional, hoje já se pode contar com as redes sociais dos influenciadores digitais para levar a mensagem de uma marca às pessoas certas.

Isso acontece porque há perfis que adquiriram tanta relevância nas redes sociais, que estão no mesmo patamar que mídias tradicionais no conceito do público.

Por isso, se você quer dar visibilidade à sua marca através dos influenciadores digitais, continue lendo este post. Aqui, você saberá como escolher os influenciadores ideais para ações que divulguem seu serviço ou produto.

Escolhendo influenciadores digitais para parcerias

Antes de qualquer coisa, é importante saber o papel que os influenciadores têm no processo todo. Afinal, mais do que um meio de comunicação com o público, eles são pessoas que fazem indicações para outras com base na própria rotina.

Esse cenário é muito diferente de mídias tradicionais, como o jornal, por exemplo. E isso porque você não apenas estará veiculando uma mensagem, mas gerando associação da sua marca com uma pessoa que é influente nas redes sociais.

Justamente por isso, é importante dar atenção a pontos, como:

  • Quem é essa pessoa nas redes sociais?
  • Para quem ela fala?
  • Ela usa a visibilidade que tem com responsabilidade?
  • As divulgações que ela faz são transparentes?

Esses pontos ajudam não apenas a entender mais sobre o influenciador escolhido, como também a saber se a associação gerada será proveitosa para a marca.

Além disso, também é importante analisar outros pontos antes de fechar parceria e dar início à divulgação. Confira a seguir quais são eles e como saber se este é o influenciador ideal para associar à sua marca.

Público

Os influenciadores digitais são pessoas que se destacam na dinâmica das redes sociais. Entretanto, não basta escolher qualquer um para garantir a eficiência da sua estratégia.

Por isso, entender o público que esse influenciador atinge é essencial. Qual a idade dessas pessoas? De onde elas são? Quais assuntos elas gostam que esse influenciador fale?

Entendendo o público, você saberá se seu produto ou serviço interessa a ele. Além de, claro, ver maneiras interessantes de gerar assunto sobre sua marca.

Engajamento

Outro ponto importante é que influenciadores são bem mais que números. Por isso, não basta apenas ver a quantidade de seguidores para saber qual é o ideal.

Afinal, há dados que interessam mais, como a quantidade de curtidas e comentários. Ou mesmo o público alcançado pelos posts feitos. E isso porque são esses números que realmente mostram o que faz um influenciador ser, de fato, influente: o engajamento.

Resumidamente, o engajamento nada mais é do que o percentual de pessoas que se envolve com o conteúdo criado pelos influenciadores nas redes. Nós sabemos que nem todos os seguidores vão curtir e comentar todos os posts sempre.

E é por isso que o engajamento importa: ele mostra quantas pessoas realmente são fãs e fazem questão de consumir o conteúdo mostrado por aquele influenciador de forma regular.

Por isso, é importante saber qual é esse percentual de seguidores, já que é a eles que sua marca quer atingir.

Passado

Agora que você já sabe da importância de saber qual é o público do influenciador e quantas pessoas ele engaja, é hora de ver outro ponto igualmente importante.

Chegou a hora de saber mais sobre quem é esse influenciador:

  • Há polêmicas em seu passado?
  • Caso haja, o que foi feito a respeito?
  • Quem não é fã tem alguma ressalva sobre essa pessoa?

Essas perguntas ajudam a entender o passado dos influenciadores digitais. Afinal nenhuma marca quer ser associada a alguém que é mal visto ou que esteja envolvido em assuntos polêmicos.

Por isso, antes de fechar alguma parceria é importante saber exatamente a quem você estará associando seu produto ou serviço.

Agências: como fazer a parceria acontecer?

De acordo com dados do Qualibest, 76% dos internautas brasileiros já adquiriram um produto ou serviço depois da indicação de influenciadores digitais.  

Esse dado não apenas mostra o poder do marketing de influência, mas também como o influenciador certo pode ajudar você a alcançar os resultados esperados para sua marca.

Citamos aqui algumas formas de escolher influenciadores digitais, mas a principal delas é: busque uma agência especializada.

Essa é a melhor forma porque uma agência especializada em conectar influenciadores e marcas – como é o caso da influu – vai fazer todos os passos acima por você, de forma mais rápida.

Ou seja, a agência checará:

  • se o público do influenciador conversa com o seu;
  • o real engajamento desse influenciador;
  • se o passado dele pode afetar negativamente a campanha.

Além disso, uma agência especializada irá ainda saber a melhor forma de apresentar seu conteúdo de maneira que gere interesse nos seguidores.

Então, se você quer embarcar no mundo do marketing de influência e fazer parcerias de sucesso com influenciadores digitais, siga essa dica.

Este texto foi escrito por Andressa Lima, criadora de conteúdo da influu.

Fontes: 1 e 2