De fato a reciclagem é uma atividade que mais segue crescendo no Brasil. Isso porque, além de ser extremamente colaborativa com o meio ambiente, ao ser reciclado, o item é desenvolvido com ainda mais resistência e ótimo preço.
Desta forma, este é um mercado em total expansão e que, em paralelo, pode contribuir com uma renda extra para diversas pessoas.
É verdadeiramente impressionante a variedade de possibilidades que o reaproveitamento de resíduos oferece, principalmente aqueles que são denominados de sucata.
A comercialização destes materiais é um segmento de altíssimo potencial devido às suas características físico-químicas. A sucata permite uma constante reciclagem e transformação sem que seja perdida a sua força e qualidade.
Por isso, esta compra e venda oferece um lucro em total crescimento. As empresas, principalmente as pequenas e médias, perceberam que é totalmente possível lucrar com estes itens ao invés de somente gastar com o descarte deles.
Além disso, a compra e venda de sucata oferece diversas contribuições junto ao meio ambiente, uma vez que colabora para o não sobrecarregamento dos aterros sanitários da nossa sociedade.
E ainda previne que estes itens sejam descartados de maneira irresponsável em lixões, o que contribuiria com a poluição na atmosfera.
Tipos de sucata
Este mercado inclui diversos itens presentes no nosso cotidiano, no entanto, alguns materiais acabam sendo mais valiosos quando comparado a outros.
O ferro velho – como é chamado o local que compra estes produtos – acaba seguindo um padrão para chegar ao valor destas peças.
São analisadas características como o seu peso, resistência e procura. Entre os itens mais procurados, estão:
Sucata de ferro
A sucata de ferro consiste nos modelos de sucata que contam com ferro e aço carbono em sua composição.
Estes itens devem ser vendidos – ou comprados – de maneira solta, como tubos, barras, chapas, automóveis sucateados, trens, vagões e muitos outros.
Este é um item de valor mediano, uma vez que o ferro é um material de alta procura nos meios de reciclagem, obviamente, devido à sua resistência.
Ele também é amplamente utilizado em construções mecânicas, podendo, tranquilamente, substituir o aço em diversas aplicações.
Sucata de cobre
Este modelo de sucata está incluso no ramo de sucata de metais não ferrosos.
Este é um item que conta com um valor um tanto quanto alto na hora da negociação e pode ser extremamente utilizado em itens para transição elétrica – já que ele conta com total condutibilidade elétrica e térmica.
É comum que o cobre seja utilizado no ramo de telefonia, por exemplo;
Sucata de alumínio
O alumínio é um item verdadeiramente valioso, afinal, ele é um elemento extraído da bauxita, entre outros materiais valiosos. Ele pode ser encontrado de maneira pura ou composta, dependendo sempre da sua aplicação.
As características como leveza e resistência à corrosão fazem com que este item seja bastante procurado no ramo da reciclagem.
No entanto, devido à grande quantidade de produtos de alumínio encontrados no dia a dia, este não é considerado um material com valor alto. Entre o comércio do alumínio, por exemplo, está a conhecida sucata de latinha;
Sucata de Metal (latão)
O latão é, como são denominadas, genericamente, as ligas cujos principais componente são cobre e zinco, com menor porcentagem de zinco.
Sua força, resistência e durabilidade o deixa mais simples para ser trabalhado e, portanto, este item é altamente procurado, principalmente para a fabricação de alfinetes e parafusos.
Ele é um item totalmente qualificado, no entanto, não tem grande preço no seu produto final;
Sucata de Ferro Cavaco
Este é o modelo de ferro extremamente utilizado na usinagem e conta com total resistência e qualidade nas suas aplicações.
Ao contar com este acessório em seu uso, as indústrias podem oferecer uma matéria-prima totalmente qualificada e funcional aos seus produtos.
Além do sucata de motor de geladeira, este item pode ser visto em locais como motores de outros tipos de eletrodoméstico.
Entre eles, aspiradores e muitos outros que são utilizados todos os dias no nosso cotidiano. Desta forma, estes itens estão mais perto do que imaginamos.