Em um mercado competitivo como o atual, é necessário encontrar as melhores formas de se comunicar com clientes. Se uma empresa quer sucesso, ela precisa se destacar. Afinal, dezenas de outros concorrentes estão em busca da mesma fatia do mercado.
Com as inovações digitais, as empresas têm à sua disposição novas ferramentas de trabalho e desenvolvimento que fazem toda a diferença na relação com o público. Sendo assim, existem várias formas de melhorar a reputação de seu negócio, criando uma imagem mais interessante para clientes e possíveis consumidores. Dentre as ferramentas disponíveis, estão os aplicativos móveis. Este mercado vem crescendo há anos, e nos apresentou casos de sucesso interessante. Além disso, os aplicativos podem ajudar negócios até então “tradicionais” a se inserirem no mundo digital, e conseguirem se destacar.
Neste artigo vamos falar mais sobre as formas com que um aplicativo pode melhorar, a reputação de seu negócio e o relacionamento entre as marcas e clientes.
O mundo dos aplicativos
Desde o lançamento do primeiro iPhone em 2009, estamos vivendo a Era dos Aplicativos. Milhares de softwares para dispositivos móveis são encontrados nas lojas virtuais, e alguns conseguem grande sucesso. Isso se deve ao fato dos aplicativos estarem disponíveis para todas as pessoas, democratizando a informação e o acesso a produtos e ferramentas.
Abaixo, vamos falar sobre os principais benefícios dos aplicativos quando o assunto é branding.
O principais benefícios
As novidades tecnológicas sempre impactaram de forma positiva o mercado. As empresas tendem a descobrir formas de aliar tecnologia e desempenho à suas práticas diárias, criando uma forma de atuação ainda mais interessante e assertiva. As tecnologias envolvidas no desenvolvimento de aplicativos, por exemplo, podem trazer grandes benefícios a empresas dos mais variados mercados e atuações. Entre esses benefícios estão:
Encontrando mais clientes
Como já dissemos, os aplicativos estão disponíveis em todo lugar. Segundo estudos, mais de 5 bilhões de pessoas possuem smartphones no mundo. Ou seja, todas elas possuem acesso aos aplicativos móveis, e podem aproveitar seus principais benefícios. Imagine quantas delas podem ter interesse em seu negócio, se tornando um cliente em potencial?
Ao desenvolver um aplicativo para sua empresa, você está se colocando à disposição de um grande número de pessoas. Esse pode ser o diferencial que seu negócio precisa para crescer. Afinal, quanto mais clientes satisfeitos, melhor a reputação da sua empresa.
Esse é o principal diferencial do mundo dos aplicativos, e pode te ajudar a ultrapassar barreiras no mercado em que sua empresa se encontra.
Melhorando a relação com os clientes
Especialistas de negócios falam, há anos, sobre a inclusão de empresas no mundo digital. Afinal, hoje é quase que obrigatória a existência de um website para toda marca que deseja sucesso. A internet é uma grande fonte de informação inesgotável e, por isso, ela pode ser o diferencial no seu negócio. Muitos consumidores fazem pesquisas sobre as empresas antes de fechar qualquer negócio, e isso pode ser responsável por trazer novos clientes ou perder os existentes.
Portanto, enquanto a criação de um site é imprescindível, a criação de um aplicativo é um grande diferencial. Afinal, com ele, você estará presente na palma da mão de seus clientes 24hrs por dia, 7 dias na semana.
Pense em um aplicativo como uma equipe que não tira férias: eles estará disponível para seus clientes a qualquer momento, e pode ajudar a tirar dúvidas e fechar negócios. Uma coisa é certa: um aplicativo móvel vai ajudar a relação entre os consumidores e a sua marca.
Aumentando a funcionalidade
Falando nas tecnologias disponíveis, é possível contar com os aplicativos para a automação de tarefas, que podem potencializar os resultados da sua empresa. Pense em formas de criar uma plataforma que ajude seus clientes e sua equipe, e que traga resultados interessantes para todos os envolvidos. Afinal, você quer uma ferramenta que facilite e melhore seus resultados, não é?
Um aplicativo móvel pode utilizar das mais diversas tecnologias para construir um ambiente de relacionamento saudável com os clientes. Entre as principais tecnologias disponíveis para uso corporativo, estão:
- Geolocalização: muito utilizada por empresas de delivery e logística, responsável por compartilhar dados de localização com a equipe e os clientes;
- Live Chat: essa ferramenta permite que a equipe mantenha contato com os clientes através de poucos clientes, em tempo real;
- Gateways de pagamento: imprescindível para lojas virtuais e aplicativos de contratação de serviços;
- Inteligência Artificial: presente nos chatbots, elas permitem que os usuários interajam com o aplicativo e tirem dúvidas sem a presença de uma equipe humana. Ela faz com que seu aplicativo seja um vendedor que trabalha a todo tempo.
Independente do mercado que sua empresa faz parte, é possível pensar nas diversas formas em que um aplicativo móvel pode te auxiliar.
Como começar
Se você leu esse texto e decidiu criar um aplicativo, saiba que precisa saber ainda mais coisas. A jornada de desenvolvimento de um app de sucesso é complicada, mas traz grandes resultados. A melhor forma de descomplicar essa etapa é encontrar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos que entende as necessidades do mercado e pode oferecer as melhores soluções para seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da Codificar.