O que é, como utilizar e as vantagens de economia de recorrência para os negócios

A economia de recorrência é um modelo de negócio no qual um produto ou serviço é oferecido periodicamente ao cliente em troca de pagamentos também recorrentes, que podem ser mensais ou em outra frequência, de acordo com os pacotes oferecidos.

Explicando de outro modo, são as soluções por assinatura que todos nós conhecemos e, certamente, fazem parte do seu dia a dia. Quer um exemplo? Se você assina algum streaming de música ou filme, está utilizando os serviços de economia recorrente!

Como deve estar imaginando, esse modelo de venda tem muitas vantagens, tanto para quem oferece quanto para quem utiliza. Do ponto de vista das empresas, há previsibilidade de faturamento, a diminuição da inadimplência e a facilidade para escalar o negócio.

Já para quem usa, os dois pontos que mais se destacam são a comodidade e a despreocupação com a data de pagamento.

Achou interessante? Então continue a leitura e confira como funciona esse modelo de negócio, como levá-lo para a sua empresa e outros benefícios que você pode ter.

O que é economia de recorrência?

A economia de recorrência é um formato de vendas periódica feita em troca de pagamentos que acontecem da mesma forma.

Neste caso, a empresa oferece para os clientes produtos/serviços com entrega frequente e, para isso, eles pagam assinaturas para manter o acesso às soluções.

Também chamado de modelo de recorrência, alguns ótimos exemplos desse tipo de estratégia empresarial são:

  • Clubes de assinatura de livros, vinhos, cosméticos, entre outros;
  • Serviços de streaming de filmes, música e jogos;
  • Plataformas SaaS (software como serviço), como de armazenamento em nuvem;
  • Empresas que cobram mensalidades dos clientes.

Alguns exemplos desse último tipo de serviço são escolas, faculdades, academias e outras.

Quais são as principais características da economia de recorrência?

Para um negócio seguir o modelo de recorrência, ele precisa ter algumas características. As principais são:

Cobranças periódicas

Os clientes pagam assinaturas recorrentes pelo uso dos serviços ou entrega dos produtos, as quais podem ser mensais, trimestrais, anuais ou em outra frequência.

Renovações automáticas

Comumente, os contratos são renovados automaticamente, interrompidos apenas se o cliente cancelar.

Relacionamento de longo prazo

A relação entre cliente e marca é mais duradoura, pois a entrega das soluções acontecem com periodicidade.

Previsibilidade de receita

A empresa consegue saber exatamente quanto lucrará a cada mês com base na quantidade de clientes que têm contrato ativo.

12 vantagens da economia de recorrência

Como comentamos logo na abertura deste artigo, a economia de recorrência gera muitas vantagens tanto para quem oferece quanto para quem utiliza esse modelo de negócio. Do lado das empresas, as principais são:

  • Controle do planejamento financeiro empresarial;
  • Redução de custos;
  • Elevação da taxa de fidelização;
  • Aumento da LTV;
  • Diminuição do número de inadimplentes;
  • Construção de relacionamentos contínuos com os clientes;
  • Facilidade para escalar o negócio.

Já do lado dos consumidores, os principais benefícios são:

  • Acesso contínuo às soluções preferidas;
  • Conveniência;
  • Previsibilidade de gastos;
  • Experiência de compra personalizada;
  • Facilidade de pagamento.

Para que não restem dúvidas, vamos abordar em detalhes cada vantagem do modelo de recorrência para quem oferece.

Controle do planejamento financeiro empresarial

Por ser uma forma de venda por assinatura, dá para saber exatamente qual será o faturamento do negócio em cada período. Isso contribui para melhorar o fluxo de caixa e gestão financeira da empresa com um todo.

Redução de custos

Um bom exemplo de gasto que costuma ser reduzido no modelo de recorrência é o CAC, custo de aquisição de clientes.

Como o relacionamento com eles é de longo prazo, não é preciso “conquistar” os mesmos consumidores todos os meses, apenas adotar estratégias para mantê-los, que costumam ser mais baratas.

Elevação da taxa de fidelização

Os clientes passam muito mais tempo na base de vendas do negócio, principalmente se os serviços/produtos que estão recebendo tiver qualidade e receber atualizações personalizadas de tempos em tempos.

Aumento da LTV

A LTV, Lifetime Value, é uma métrica que aponta a receita média gerada por um cliente durante o tempo que ele mantiver o relacionamento com a empresa.

Considerando que estamos falando de um formato de venda de recorrência, já dá para ter uma ideia que esse indicador também aumenta, concorda?

Diminuição do número de inadimplentes

As cobranças são recorrentes e, uma vez autorizadas pelo comprador, ele não precisa tomar nenhuma outra ação. Como os valores são debitados automaticamente da conta corrente ou do cartão de crédito, o risco de inadimplência é bem menor, quase inexistente.

Construção de relacionamentos contínuos com os clientes

A oferta de produtos e serviços se estende ao longo dos meses e, enquanto o cliente não encerrar o contrato, ele e a marca mantêm o relacionamento comercial.

Facilidade para escalar o negócio

No modelo de recorrência é muito mais fácil replicar o formato de vendas, o que já não acontece nos formatos tradicionais. Pacotes de serviços, por exemplo, podem ser vendidos para um número ilimitado de clientes, contribuindo com a escalabilidade do negócio.

Já para quem utiliza, as vantagens do modelo de recorrência são outros, como:

Acesso contínuo às soluções preferidas

Uma vez que a contratação é efetivada, o cliente não precisa se preocupar em repetir as compras. Com isso, ele tem acesso contínuo a todos os produtos ou serviços favoritos, facilitando muito seu dia a dia.

Conveniência

A vantagem anterior leva a esta. Afinal, quem adquire algo no modelo de recorrência não precisa se preocupar com renovações. Tudo acontece automaticamente.

Previsibilidade de gastos

As mensalidades e assinaturas seguem um mesmo valor por um longo período, sofrendo alterações apenas quando há ajustes de percentuais ou troca de planos. Dessa forma, o consumidor sabe exatamente quanto vai gastar para manter o acesso àquilo que gosta.

Experiência de compra personalizada

Comumente, serviços por assinatura têm curadorias, que acompanham o comportamento do cliente e suas preferências para sugerir melhoria nos planos contratados.

Dependendo do que a empresa oferece, o uso de recursos como inteligência artificial fazem esse trabalho com sucesso.

Facilidade de pagamento

Como comentamos, os pagamentos são automáticos. Logo, os clientes não precisam se preocupar com as datas de vencimento. E por ser periódicos, o valor é diluído e não pesa no orçamento mensal do comprador.

Como utilizar a economia de recorrência?

Para utilizar esse modelo de vendas na sua empresa, o primeiro passo é pensar nos pacotes que serão oferecidos para o seu público. Você deve escolher quais soluções serão oferecidas, a frequência, os valores, entre outros pontos relacionados.

Em seguida, precisa definir a forma de cobrança, que é um dos pontos-chave dessa estratégia. Aqui, você deve determinar por quais meios de pagamento os clientes pagarão as assinaturas e também como fará essa gestão.

Geralmente, os cartões de crédito são os mais utilizados para pagamentos recorrentes. Isso significa que é fundamental ter uma boa solução de conciliação de cartão, do contrário, não conseguirá acompanhar os pagamentos feitos.

Não se esqueça que, por mais que esse seja um formato de vendas vantajoso, sem uma gestão financeira eficiente fica difícil acompanhar todas as entradas de valores. E por ser um modelo de negócio escalável, quanto mais fácil for esse processo, melhor para o seu dia a dia.

Por motivos como esses é que contar com a tecnologia é fundamental na hora de administrar as vendas da sua empresa e todos os pagamentos recebidos.

Este artigo foi escrito pela F360, plataforma de gestão de financeira para lojas e franquias que torna o gerenciamento desses negócios muito mais eficiente, seguro, fácil e dinâmico.