Espelho interativo para loja de roupas femininas

Em “A Branca de Neve e os Sete Anões”, a Rainha Má, madrasta da personagem principal, tem um espelho mágico com o qual ela conversa e controla o que acontece no seu reino. 

Em uma das cenas, a rainha questiona ao espelho se haveria alguém mais bela que ela no reino e ele prontamente responde a todos os seus questionamentos.

Apesar de parecer algo distante da vida real, a rotina de compras pode ter um toque dessa mágica. Ou melhor: dessa tecnologia!

Atualmente, algumas lojas oferecem espelhos capazes de ações mais interessantes para a relação entre clientes e lojistas. 

Conheça as seguir os espelhos interativos e saiba como eles podem mudar a sua relação com o provador!

Espelhos interativos para lojas de roupas femininas 

O espelho inteligente, chamado Fitting You Mirror, foi produzido pela startup ICX Labs, especializada em soluções tecnológicas para vendas no varejo.

A idealizadora é Renata Maximiano, que teve a ideia a partir de um provador que viu no exterior, em que havia mudança na iluminação. 

Renata enxergou um potencial inovador na ferramenta e resolveu trazer a ideia para o mercado brasileiro. 4 meses depois, foi desenvolvido o espelho interativo, com várias funcionalidades que podem se adaptar às necessidades de cada loja.

O espelho é sensível ao toque e conta com conexão com a internet. 

Assim, ao entrar no provador com as roupas e tendências da moda em mãos, o espelho reconhece os modelos e quantidades, oferecendo outros diferentes, cores disponíveis, muda as luzes para dar a sensação de estar em outros ambientes e chama um vendedor, caso seja necessário. 

Tudo isso pode ser feito com um toque na tela, ou melhor, no espelho. O cliente pode, inclusive, deixar um like nas peças que gostar. 

Em algumas lojas, é possível também fazer a compra “online” dos produtos que estão sendo provados e pedir para entregar em casa. 

Com isso, as filas nos caixas e o cansaço de carregar sacolas pesadas nas ruas podem ser minimizados e, inclusive, estar chegando ao fim.

Quais as vantagens do espelho interativo em lojas de roupa?

As lojas físicas analisam, a todo momento, a importância de uma boa experiência na ida ao provador. Luzes, temperatura, atendimento e aromas podem impactar no volume de vendas.

Algumas pessoas evitam passar pelo local por preguiça e receio de ver a própria imagem refletida, mas o espelho tecnológico pode ser um atrativo que elas precisavam para transformar a ida ao provador em uma compra divertida.

Vale destacar nesse ponto que as lojas que contam com a tecnologia não querem tirar os empregos dos vendedores e não é a substituição do atendimento.

Afinal, às vezes tudo que a gente precisa ao experimentar uma blusa de crepe, por exemplo, é de uma opinião sincera e simpática de outro ser humano com experiência e bom gosto. 

O objetivo do espelho interativo é melhorar a experiência do cliente dentro da loja. 

Imagine como seria mais agradável a ida ao provador se você pudesse ouvir a sua playlist favorita enquanto experimenta novas peças de roupas femininas para trabalhar e tem ideias de combinações? O espelho interativo já conta com essa funcionalidade.

Além disso, o espelho tecnológico vai facilitar o trabalho dos vendedores, que terão acesso aos dados gerados durante a experiência do cliente, como o histórico de compra e não vão precisar monitorar a todo instante as necessidades do cliente que está no provador.

Isso porque o colaborador será chamado quando for necessário ou o cliente desejar algum suporte.

As lojas mais criativas poderão aproveitar a coleta de dados para personalizar ainda mais a experiência de cada cliente. 

Com o histórico de compra, o espelho interativo poderia, por exemplo, mostrar uma combinação entre as peças compradas anteriormente e aquelas que estão sendo experimentadas dentro do provador. 

Desse modo, o novo espelho mágico poderia ser capaz de mostrar quais as novas tendências da moda outono inverno, dar dicas de combinações e ainda sugerir um acessório perfeito para o look. Muitas mulheres fariam as pazes com o espelho, não é mesmo?

Com isso, pode-se sintetizar as vantagens de contar com essa ferramenta da seguinte forma:

  • Possibilidade de criar uma ambientação diferenciada no provador;
  • Sugestão de peças, cores e tamanhos baseadas nas informações do cliente;
  • Suporte do vendedor quando necessário;
  • Processo mais prático e dinâmico;
  • Otimização da entrega das peças adquiridas;
  • Suportes, aplicativos e complementos diversos.

Nesse cenário, as conversas entre a Rainha Má e o seu espelho mágico em tempos tecnológicos seriam outras. A pergunta importante a se fazer ao espelho não seria sobre a beleza de outras mulheres, e sim: “Espelho, espelho meu, existe essa peça no meu tamanho?”

Vale dizer ainda que o primeiro espelho inteligente foi lançado em uma loja de Bauru (SP) e está disponível em outras 15 lojas no estado de São Paulo, mas é uma questão de tempo até ele estar espalhado por diversas lojas em todo o Brasil.

Esse texto foi desenvolvido pela equipe do blog Linking sites, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos.