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Estratégias de SEO para otimizar seu blog

Se sua empresa possui um blog, então você já conhece a importância do marketing de conteúdo para alcançar novas oportunidades de negócio

Mas, não basta produzir materiais novos e relevantes. Para ter sucesso nessa ação é essencial utilizar estratégias de SEO.

Isso, dentre outras coisas, aumentará as probabilidades que seus conteúdos sejam lidos e, consequentemente, as chances de converter leads em clientes.

Basicamente, SEO (Search Engine Optimization) é o processo utilizado para obter tráfego “gratuito” e orgânico nos mecanismos de pesquisa.

Ou seja, garantir que seu blog esteja nos primeiros resultados de buscas, quando utilizadas palavras-chave que façam parte do seu universo de atuação, sem a necessidade de pagar para isso.

Continue a leitura e descubra as principais estratégias de SEO para otimizar o seu blog!

1- Faça sua pesquisa

Utilizar palavras-chave é mandatório para boas estratégias de SEO. 

É provável que você faça isso intuitivamente, simplesmente elaborando conteúdo valioso sobre um tópico.

No entanto, há uma variedade de ferramentas e técnicas capazes de ajudá-lo a encontrar palavras-chave relevantes para a sua postagem e, assim, aumentar o fluxo de leitores. 

Por exemplo, a ferramenta Google Adwords e o Semrush oferecem ótimos recursos que permitem encontrar palavras-chave relacionadas ao seu tópico.

É possível, inclusive, analisar sua concorrência para ver quais palavras e frases elas estão utilizando para atrair tráfego para seus sites.

Para que as pessoas encontrem seu blog nos resultados de pesquisas, você precisa avaliar como elas estão buscando tal informação para que, assim, seja possível posicionar bem o seu blog.

2- Utilize palavras-chave de forma assertiva

Depois de segmentar algumas palavras-chave relevantes e valiosas, é importante colocá-las onde elas terão maior impacto para os mecanismos de busca que indexam seu conteúdo. 

Sempre que possível, tente incluí-las nos seguintes lugares:

  • Título;
  • Subtítulos;
  • Frase introdutória;
  • Parágrafo final;
  • Meta descrição.

Além disso, é preciso ter uma densidade apropriada de palavras-chave no desenvolvimento do texto. Fique atento para não “pecar” nem pela falta, nem pelo excesso. 

Caso você use poucas vezes a palavra-chave durante o texto, isso fará com que seu conteúdo fique mal rankeado nos resultados de busca.

Por outro lado, o excesso não apenas vai irritar os leitores do seu blog, mas também causará a penalização pelo Google, que não traz nos primeiros resultados textos com uma densidade muito alta.

Finalmente, dê preferência para palavras-chave de “cauda longa”, ou seja, aquelas formadas por três ou mais palavras. 

Geralmente os usuários fazem buscas utilizando frases curtas e objetivas. Quanto mais semelhança entre a busca e a sua palavra-chave, maiores as chances de seu material figurar nos primeiros resultados.

3- Otimize o uso de imagens

As fotos têm um grande impacto em suas postagens em blogs. Elas dão vida a uma série de palavras, tornando seu conteúdo mais agradável de ler.

Por isso, é importante utilizar estratégias de SEO para fazer com que o uso de imagens contribuam ainda mais para o rankeamento do seu blog.

Primeiramente, é importante colocar apenas fotos relevantes, que tenham ligação com o tema.

Além disso, atente-se ao tamanho e à qualidade das imagens que você está usando. Na medida do possível, use o menor tamanho sem sacrificar a qualidade

Imagens de tamanho grande diminuem a velocidade da sua página e também reduzem o seu SEO.

Finalmente, não deixe de incluir palavras-chave no nome do arquivo e também no campo de texto alternativo com uma breve descrição da foto, sempre que for necessário.

4- Escreva títulos e meta descrições convincentes

Você sabia que a taxa de cliques (conhecido pela sigla CTR) que sua página recebe nos resultados de pesquisa também é um fator de rankeamento? 

Por exemplo, se seu artigo estiver listado na terceira posição de uma palavra-chave e você conseguir receber mais cliques que o primeiro, você subirá para a segunda ou o primeira posição.

Para receber uma CTR alta e garantir que você fique no primeiro lugar, escreva títulos e descrições que chamem a atenção do pesquisador e instigue-o a clicar.

Há algumas coisas que você precisa ter em mente ao escrever um título de SEO e uma meta descrição para sua postagem:

  • Não utilize títulos ou descrições muito longas, a ponto de cortar o conteúdo no resultado das buscas. Você deseja que o pesquisador tenha uma ideia completa do seu material;
  • Adicione sua palavra-chave no título e na descrição.

5- Ofereça conteúdos mais completos

Conteúdos muito pequenos, por exemplo, com tamanho inferior a 300 palavras tendem a ser ignorados pelos mecanismos de busca.

Por isso, prefira conteúdos mais longos e completos. No entanto, é importante prezar pela relevância e oferecer informações realmente úteis para seus leitores.

6- Use a mídia social para ampliar o alcance das suas postagens

Hoje, ter presença em redes sociais é imprescindível para as empresas que desejam alcançar novos clientes e fortalecer o vínculo com os antigos.

Além disso, elas também podem ser consideradas partes integrantes de estratégias de SEO, visto que ajudam a promover o conteúdo do seu blog e a obter ainda mais exposição na web.

Você pode utilizar programas gratuitos para facilitar a criação de links para a sua publicação mais recente em todas as mídias sociais com apenas alguns cliques. 

É possível, inclusive, agendar suas postagens com antecedência.

7- Crie um site responsivo para dispositivos móveis

Cada vez mais, a utilização de smartphones para atividades de pesquisa on-line tem sido maior. Essa já é uma ótima razão para você ter um site ou blog otimizado para dispositivos móveis.

Um site responsivo para celular inclui elementos de design, como:

  • Texto legível sem a necessidade de zoom;
  • Espaço adequado para destinos de toque;
  • Sem rolagem horizontal.

Esses fatores são essenciais para garantir ao leitor uma boa experiência.

Além disso, o Google usa a indexação móvel primeiro. Ou seja, um site ou blog com um design responsivo aumenta a visibilidade nos mecanismos de pesquisa.

Assim, um site com uma experiência móvel eficaz será exibido nos resultados de pesquisa acima de um sem.

8- Utilize estratégias de SEO, mas não se esqueça do conteúdo

Estratégias de SEO são importantes, mas você não deve deixar a qualidade dos conteúdos oferecidos em segundo plano.

Procure abordar temas que sejam de interesse de seu público-alvo e ofereçam informações que sejam realmente úteis.

Além disso, procure adequar a linguagem de seus textos às expectativas de seu público. 

Assim, é muito grande a chance dele voltar mais vezes ao seu blog ou até mesmo se inscrever em seu newsletter para não perder nenhuma nova publicação.

E então, gostou de conhecer algumas estratégias de SEO para otimizar seu blog? Conhece alguma outra que acredita ser importante? 

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