Ideias que podem melhorar a gestão de um condomínio

O gerenciamento de um condomínio é uma tarefa que requer muito planejamento. Além disso, é preciso estar sempre atento para melhorias, ouvindo sugestões, críticas e analisando as condições atuais do condomínio.

Confira abaixo cinco ideias que podem melhorar a administração e a gestão, de uma maneira geral, acrescentando segurança, bem estar, qualidade e conscientização.

1 – Evitar o desperdício de água

A falta de água deixou de ser lenda e passou a ser realidade em muitas cidades brasileiras nos últimos anos. É preciso ter em mente que não se trata apenas de uma questão financeira, mas sim de sustentabilidade, economia de um recurso precioso e proteção do meio ambiente.

Uma ideia é a realização de campanhas de conscientização, com cartazes pelo condomínio. Outra possibilidade é o investimento em um sistema de captação reuso da água da chuva. A água de reuso pode ser utilizada na lavagem das garagens e áreas sociais do condomínio.

2 – Ter um cronograma de manutenção

Algumas ações de melhorias nos prédios precisam ser feitas mensalmente, enquanto outras são necessárias a cada seis meses, um ano, ou até mais, dependendo da natureza da manutenção.

Saber exatamente quando cada manutenção precisa ser feita, assim como ter uma previsão anual de despesas, é essencial para a organização e ajuda nas trocas de gestões entre os síndicos.

3 – Apostar na segurança dos moradores

A guarita blindada é essencial para na função de portaria de um condomínio e para a permanência do profissional, porém não é suficiente para garantir a sua segurança.

A instalação de câmeras é uma questão básica, e um sistema de controle de acesso eficiente deve garantir que a gestão tem conhecimento e controle sobre o que acontece dentro e fora dos limites do prédio.

O investimento em um sistema de controle de acesso informatizado garante o registro e o gerenciamento de informações, tais como:

  • Moradores ou visitantes que entraram ou saíram do condomínio;
  • Quem liberou o acesso e qual foi a entrada utilizada;
  • Qual foi o método de verificação utilizado;
  • Horário da entrada ou saída;
  • Imagens da entrada ou saída do morador ou visitante.

É possível ainda conceder o acesso específico a prestadores de serviço do condomínio, pela liberação do controlador de acesso.

Pensando no acesso dos veículos, uma forma de aumentar a segurança é diminuir o tempo de abertura do portão. Desta forma, o morador fica menos exposto na entrada do prédio e diminuem as chances de assaltos durante esse período.

Uma das soluções possíveis é a utilização de um adesivo no para-brisa do carro que, quando o morador se aproxima do porão, aciona automaticamente a sua abertura.

No acesso de pedestres, uma fechadura eletronica pode fazer a detecção com senhas, chaveiros de aproximação ou impressão digital.

4 – Contratar bons profissionais

Com manutenções necessárias periodicamente nos condomínios, é essencial ter mão de obra especializada e com experiência. Desta forma, as obras são entregues dentro dos prazos e com máxima qualidade.

O mesmo se aplica aos funcionários do condomínio. O exame admissional deve ser favorável para a contratação, mostrando que o profissional tem vocação e preparo para realizar as tarefas a que se destina a contratação.

Por outro lado, é urgente cuidar bem dos funcionários do condomínio. Todos os profissionais com vínculo empregatício, como porteiros, agentes de limpeza, jardineiros, entre outros, precisam estar motivados para desempenharem suas funções com qualidade.

Além disso, o chamado Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) determina que todo empregador deve acompanhar a saúde dos empregados e avaliar os riscos que podem existir nos ambientes. O exame é similar ao exame clínico admissional, e deve ter os custos bancados pelo condomínio.

5 – Investir em comunicação e informação

A dica final é capaz de ajudar na administração dos condomínios de forma contínua. A legislação vigente está sempre em mudança, e a vida em comunidade pode ser cheia de surpresas.

É fundamental que o síndico esteja bem informado e tenha boa comunicação com os moradores, funcionários e prestadores de serviço do prédio.

No final, todo mundo se entende conversando e é primordial ter um canal de comunicação com os condôminos. Ao aumentar a transparência e mostrar como está a gestão de manutenção de condomínio, é possível evitar muitos conflitos e problemas e melhorar ainda mais a gestão.