Para alguns estabelecimentos, os equipamentos que fazem refrigeração e congelamento de produtos são fundamentais. Sendo assim, é muito importante que os donos desses negócios faça o investimento adequado em freezers, expositores ou câmaras frias.
Há diversas categorias e modelos de equipamentos que conseguem exercer essa função, mas é preciso levar em consideração as necessidades de determinado negócio antes de escolher qual é a melhor geladeira expositora para aquele local, por exemplo.
Para fazer a escolha certa, o primeiro passo é entender se a empresa é mais do segmento de comércio, como lojas, distribuidoras, supermercados, restaurantes ou do segmento de indústria que faz a fabricação de produtos resfriados, como a indústria alimentícia, por exemplo.
Esse fator é determinante para saber qual o equipamento mais adequado para atender as necessidades de determinado negocio, como por exemplo, se uma camara fria é mais indicado ou outra máquina. Assim como existe a refrigeração doméstica, também há a refrigeração comercial e industrial.
Os principais equipamentos usados na refrigeração comercial, estão:
- Freezers;
- expositores refrigerados;
- Ilhas;
- Cervejeiras;
- Balcões.
Detalhando cada um dos equipamentos usados para refrigeração
Os freezers podem existir tanto no formato horizontal quanto vertical, e são capazes de chegar a temperatura de vinte graus abaixo de zero. Eles são indicados para conservar carnes, frutos do mar, sorvetes e outros produtos que precisam ser comercializados congelados.
Os freezers podem ser de diversos modelos, conforme a possibilidade de variação de temperatura, a tecnologia empregada, entre outros. fatores.
Os expositores refrigerados se diferenciam dos freezers por apresentarem um porta de vidro. Sendo assim, os clientes conseguem visualizar o que tem dentro dele e fazer a escolha do produto desejado sem precisar da abertura.
A vantagem dos expositores é que eles possuem diversas portas e cada uma delas pode ser destinada a armazenar um tipo de produto, mesmo que sejam de seções diferentes, como sorvetes, bebidas ou carnes.
As ilhas são horizontais e têm as funções semelhantes às dos freezers horizontais. Elas servem para conservar e expor produtos congelados diversos, desde carne até produtos industrializados prontos, como pizzas, lasanhas, hambúrgueres, entre outros.
A câmara fria para cerveja ou cervejeiras são muito usadas em bares, restaurantes e lanchonetes para acondicionar cerveja e outros tipos de bebidas que vão ser compradas e consumidas no estabelecimento. As cervejeiras podem ter porta de chapa com visor, sistema frost free que facilita o degelo, iluminação em LED e temperaturas ajustáveis.
Já os balcões apresentam variações de temperatura de 1ºC a 7ºC e servem para expor carnes que vão ser consumidas em um período de tempo mais curto, ou seja, ela está apenas resfriada e não congelada. É muito comum encontrar balcões em supermercados e açougues. Nesses estabelecimentos, a seladora de alimentos é utilizada para embalar a vácuo as carnes vendidas.
Como fazer a exposição dos produtos em uma loja de doces
Uma das principais ideias de divulgação de uma loja de doces é a divulgação por meio de degustações na região em que a loja se encontra, além do uso de redes sociais para divulgar os produtos. Um expositor de doces, assim com as embalagens, são fundamentais nesse tipo de estabelecimento.
As forminhas onde são colocadas os docinhos devem comportá-los de forma que eles não se deformem, pois as pessoas se preocupam com a aparência das comidas. Aproveite para estampar as embalagens com a identidade visual da loja, pois se torna uma forma de propaganda.
Uma boa dica para aumentar a venda é estabelecer parcerias, colocando os doces para serem vendidos em restaurantes e outros estabelecimentos próximos a loja, como forma de divulgação.
As redes sociais são fundamentais como estratégias de marketing e divulgação, principalmente visando alcançar clientes que não se localizam próximos a loja.
A dica é criar um perfil com fotos atraentes, vídeos que tornem os recheios e as texturas mais valorizadas, sempre prezando pela iluminação e destacando os ingredientes que foram usados naquela receita. Isso é uma forma de divulgar a loja, chamando a atenção dos clientes.
Uma outra forma que vai facilitar a divulgação da loja de doces é o uso de sorteios. Na época de fim de ano, é recomendado fazer sorteio de cestas de natal, assim como na época da páscoa e outras datas comemorativas. Quando se fala em exposição e divulgação. A dica é sempre investir.