A tecnologia se tornou um item indispensável para empresas que buscam mais eficiência. Afinal, por meio de softwares de gestão é possível automatizar e otimizar uma série de processos internos. Assim, empresários e gestores conseguem reduzir custos e conquistar produtividade.
Ao mesmo tempo, passam a aproveitar corretamente o potencial intelectual e criativo de suas equipes, que deixam de realizar atividades repetitivas e que não agregam valor ao cliente.
Atualmente, já existem diversas ferramentas elaboradas para facilitar o dia a dia, simplificando várias rotinas de trabalho.
Confira agora quais processos podem ser aperfeiçoados com um software de gestão:
Controle financeiro
O gerenciamento das finanças ainda é um dos maiores desafios das empresas, mas um software de gestão adequado permite o controle do fluxo de caixa, de contas a pagar e a receber.
Também faz projeções, monitora indicadores e gera diferentes relatórios — que contribuem para a tomada de decisões sobre orçamentos e novos investimentos. Todas as informações são checadas e atualizadas permanentemente, o que garante mais segurança e confiabilidade na análise dos dados.
Identificação de tendências
Com as informações e os indicadores sempre atualizados, todos podem reconhecer tendências positivas ou negativas e, assim, atuar imediatamente no planejamento de novas ações.
As flutuações podem sinalizar o avanço dos concorrentes, a composição correta ou incorreta dos preços, o surgimento de novas demandas ou alterações no cenário econômico. Desse modo, o planejamento estratégico ganha um embasamento ainda mais sólido.
Melhoria contínua
O software de gestão também pode executar a análise SWOT — que é uma reconhecida metodologia destinada à avaliação dos riscos e alternativas que cercam o negócio. SWOT corresponde à sigla em inglês para strengths (fortalezas), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). Assim, é mais fácil estabelecer uma visão sistêmica de toda a operação.
Performance da equipe
Outra possibilidade de otimização trazida pela tecnologia está relacionada ao gerenciamento das tarefas da equipe. Com um software de gestão, o líder pode supervisionar atividades, calendários, agendas, prazos, pendências e metas de todos os membros do time.
Desse modo, é possível evitar as urgências, os imprevistos, os atrasos e a procrastinação. O funcionamento dessa solução respeita as hierárquicas corporativas, criando as subordinações necessárias para uma administração efetiva.
Viabilidade de novos projetos
A inovação é essencial para a sobrevivência no mercado, mas é preciso avaliar com cuidado a viabilidade das novas ideias. Com a análise 360º de oportunidades, é possível fazer essa verificação rapidamente, considerando os benefícios para o cliente, a aceitação do público-alvo e a lucratividade, entre outros aspectos.
Dessa maneira, o empresário pode estudar melhor cada proposta, evitando desperdícios e prejuízos futuros.
Diagnósticos
O monitoramento dos KPIs (Key Performance Indicators) e dos resultados gerais também pode ser otimizado por meio do software de gestão.
Com checklists específicos, o líder é capaz de apurar a evolução de determinados processos e localizar gargalos e pontos a serem aperfeiçoados de forma eficiente. Assim, dispensando as planilhas e registros manuais e podendo corrigir os desvios e alavancar a desempenho corporativo.
O software de gestão pode promover uma infinidade de vantagens competitivas, desde que esteja alinhado à realidade e às necessidades do negócio. Por isso, a recomendação é apostar em tecnologias desenvolvidas exatamente para descomplicar o cotidiano dos administradores.
Autor: Victor, redator da Checklist Fácil, empresa especialista em checklists eletrônicos e planos de ação que utilizam a metodologia 5W2H. Escreve sobre as aplicações destas ferramentas e aderência em vários segmentos de mercado, como indústrias, franquias, varejo, supermercados, entre outros.