Serviços

Qual a diferença entre produtos e serviços?

homem e mulher empacotando caixas

Você sabe qual a diferença entre produtos e serviços?  Do mesmo modo, você seria capaz de nos indicar quais são os principais fatores presentes dentro deste tipo de distinção?

Dentro do contexto de mercado atual, temos que empresas que comercializam corrimão para escada ou mesmo trabalham com a venda de serviços de retífica de grande porte, retífica cilíndrica.

Essas empresas precisam estar totalmente focadas naquilo que se propõem a vender.

Mas afinal, como saber distinguir estas duas possibilidades de atuação dentro do ramo dos negócios em si?

Pensando então em como conseguir te ajudar a solucionar tais questões, vamos com este post em especial trazer maiores e mais completas informações a respeito deste tema.

Tudo isso para que, entre outras coisas, você também consiga ser capaz de aplicar tal conhecimento a favor dos objetivos de sua empresa.

Produtos X Serviços: o que são e como se aplicam na realidade das empresas?

Em um primeiro momento, antes mesmo de buscarmos entender a principal diferença entre produtos e serviços, torna-se necessário termos um conhecimento mais embasado.

Esse sobre o que, de fato, vem a ser cada uma destas duas possibilidades de atuação e vendas de uma mesma empresa.

Por exemplo, garotas de programa ou acompanhantes de executivo são modalidades de serviços, já um relógio ou smartphone seriam produtos.

Pois bem, no que se diz respeito aos produtos, podemos dizer que os mesmos se caracterizam por serem o fruto da ação humana ou mesmo de um processo mecânico.

Eles são oriundos de um processo produtivo especialmente destinado para a criação destes, tal como pode ser observado na confecção de uniformes, por exemplo.

Na mesma perspectiva, podemos dizer também que os produtos também são capazes de representar bens que são consumidos por outras pessoas e comercializados por empresas por meio de suas vendas.

Por um outro lado, temos que os serviços se notabilizam por serem considerados como uma forma de atendimento às necessidades de um grupo de pessoas.

Isso principalmente por meio de ações que não envolvam diretamente as mercadorias, tal como acontece com o processo de fornecimento de energia solar.

Produtos X Serviços: como podemos diferenciá-los?

Após termos visto de maneira breve a definição do que vem a ser os produtos e os serviços, torna-se oportuno agora entendermos um pouco mais sobre a diferença entre produtos e serviços.

Sendo assim, temos que esta distinção acaba se dando por diferentes fatores, citando aqueles com papel de maior destaque os seguintes pontos:

  • Tangibilidade: os produtos mostram-se como sendo mais fáceis de serem notados pelos consumidores em termos de presença física;
  • Validade: os serviços apresentam um tempo de vida útil menos extenso do que os produtos;
  • Características e formas de consumo: os produtos conseguem ser estocados e consumidos tanto por curto quanto por longos períodos.

Produtos X Serviços: considerações finais

Ao chegarmos juntos no fim deste conteúdo, esperamos que você realmente tenha conseguido entender mais sobre a diferença entre produtos e serviços.

Do mesmo modo, esperamos que agora você consiga ser capaz de contextualizar a realidade de sua empresa ao que é necessário para o seu desenvolvimento.