Se você acha que Facebook, Instagram e TikTok são tudo no campo das redes sociais quando se trata de marketing digital e da comunicação visual, você deveria conhecer também a importância do Pinterest.
No final de 2018, o Pinterest tinha mais de 250 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo. Atualmente, em 2021, esse número ultrapassa os 450 milhões.
Ainda mais interessante é que estudos descobriram que grande parte dos usuários que procuram produtos no Pinterest estão prontos para uma compra e em processo de tomada de decisão.
Entenda a importância do Pinterest para o seu negócio
Os pins do Pinterest se espalham 100 vezes mais facilmente do que um tweet, por exemplo.
Surpreendentemente, o mesmo vale para o Facebook.
Além disso, a vida média de um pin (entendida como relevância ao longo do tempo) é milhares de vezes mais longa do que a duração de uma postagem no Facebook.
Por outro lado, a compra do Instagram pelo Facebook também ajudou a aumentar a importância do Pinterest.
Esse é um bom motivo para ingressar em uma rede de milhões de usuários ativos.
Marketing no Pinterest: as vantagens da conta empresarial
O Pinterest Marketing tornou-se essencial em uma estratégia de marketing de mídia social eficaz, que visa atingir um público segmentado e interessado na empresa.
Se você ainda não tem uma conta empresarial, é hora de ativá-la para aproveitar ao máximo seu potencial.
Confira abaixo alguns pontos relevantes.
Práticas recomendadas em uma conta Business no Pinterest
Você manterá as mesmas regras de uso e a mesma política em relação ao uso de pins em relação a uma conta não comercial, mas deverá seguir algumas regras.
Por exemplo, não se envolva em atividades de SPAM, pedindo aos participantes que comentem, nem faça muitas ações repetitivas em um curto período de tempo.
Ou seja, não siga muitas pessoas em um pequeno intervalo de tempo, nem curta muitas publicação sem espaçar os horários. Isso pode ser visto como spam e você pode ter a conta bloqueada.
Além disso, não publique, por exemplo, 10 pins todos de uma vez; agende horários diferentes.
Conteúdo educativo no Pinterest
O Pinterest não apenas é uma plataforma poderosa para se conectar com seu público, mas também é fonte de material educacional para ensiná-lo e fazê-lo se interessar pelo seu produto ou serviço.
Métricas no Pinterest
O Pinterest Analytics é um dos recursos mais úteis e poderosos que o Pinterest oferece para contas empresariais.
Esta ferramenta permite-lhe ter acesso a importantes informações do seu perfil, que lhe permitirão identificar os conteúdos e estratégias mais eficazes a seguir para melhorar constantemente o seu negócio.
Nesse sentido, os dados analíticos do Pinterest fornecem informações e detalhes importantes sobre sua empresa e seu público, o desempenho de seu perfil e seus Pins, a composição demográfica e os interesses dos usuários que são alcançados por seus Pins, bem como sobre o tráfego.
Para tirar mais proveito de seus Pins com análises, o Pinterest recomenda seguir quatro etapas.
O primeiro passo, portanto, é aprimorar seus Pins e pastas, levando em consideração as métricas do seu perfil no Pinterest relacionadas às pessoas que interagem com sua empresa e suas paixões.
Por fim, o Pinterest recomenda identificar seus Pins com o melhor sucesso de todos. Por exemplo, se você tem vários Pins para o mesmo tema, identifique e verifique aquele que é mais eficaz para guiar suas estratégias.
É importante verificar as estatísticas pelo menos uma vez por mês. Assim, você terá a oportunidade de refinar o marketing no Pinterest e obter mais impressões, cliques e pins salvos.
Rich pins
Eles permitem que você adicione informações adicionais aos Pins comuns, aumentando suas oportunidades de vendas. Podemos definir Rich Pins como uma espécie de “versão premium” dos Pins, capaz de melhorar a experiência visual e a satisfação do seu público.
O objetivo principal dos Rich Pins, na verdade, é justamente aumentar o interesse e o envolvimento no perfil.
Pins patrocinados
O Pinterest oferece às empresas a oportunidade de promover Pins patrocinados para cada meta de marketing definida: aumento da conscientização, aumento do nível de engajamento, aumento do tráfego para o site.
Os Pins patrocinados aparecerão para o usuário com base em seu interesse durante uma busca, por exemplo.
Caso o usuário não aprecie um Pin patrocinado, ele tem a possibilidade de desativá-lo.
Isso é capturado pelo Pinterest como um feedback útil, para garantir que, no futuro, os Pins patrocinados mais interessantes e relevantes sejam mostrados a usuários com real interesse em seus pins.
Então, agora você já sabe a importância do Pinterest para negócio e conhece algumas dicas bastante relevantes para potencializar seu marketing utilizando essa rede social.
Sua empresa já adota o Pinterest em suas estratégias? Conte logo abaixo nos comentários e compartilhe este post com outras pessoas!