Para quem vende online, as redes sociais podem ser uma ótima vitrine de Marketing para o Instagram. Porém, para isso, você precisa desenvolver uma estratégia que realmente chame a atenção dos seus seguidores.
Como arrasar no Instagram nessa situação? Se você já se fez essa pergunta, você veio ao conteúdo certo!
Ao longo deste artigo, você encontrará dicas de Marketing para o Instagram e de referência para seus seguidores.
O Brasil tem sido o terceiro país no mundo que mais utiliza a rede social. Além disso, segundo a própria plataforma, 90% dos usuários seguem pelo menos uma marca ou empresa pelo app são milhares de nomes para Instagram.
Uma excelente oportunidade para os seus negócios.
1. Marketing para o Instagram: publicações com imagens originais e com alta qualidade
Como arrasar no Instagram da sua empresa é focar nas imagens que você deseja postar.
Lembre-se sempre que esta é uma rede social com apelo visual como principal aspecto. Daí o uso e abuso de fotos e vídeos esteticamente interessantes.
Para isso, certifique-se de que as fotos estejam em boa resolução, e caso não tenham sido tiradas por você, você pode usá-las, certo? Isso é especialmente verdadeiro para arquivos de imagens de banco de imagens.
Para essas fotos de coleção, tente editá-las e alinhá-las com sua marca. Dessa forma, a identidade visual do seu negócio será respeitada e os seguidores facilmente associarão essa imagem à sua empresa.
2. Faça um conteúdo de sua marca bombar
Além de prestar atenção na qualidade da imagem, você também deve ficar atento ao conteúdo que mais gera engajamento no Instagram e Marketing para o Instagram.
Para fazer isso, confira as tendências gerais do mercado e quais postagens em seu perfil tendem a obter mais curtidas, comentários e compartilhamentos.
Outra área que pode te ajudar a identificar o que seu público mais gosta e aumentar suas chances de aumentar o engajamento é a busca dentro de seus stories.
Aproveite as enquetes e quis para descobrir quais formatos e tópicos seus seguidores mais gostam.
Uma enquete é uma questão de as pessoas escolherem entre duas opções. Por exemplo, você pode criar um para ver se as pessoas preferem ver fotos ou assistir a vídeos.
3. Perfil comercial
Primeiro, para fazer seu Instagram explodir de vendas, você precisa ter um perfil comercial na rede social.
Esse tipo de conta permite que você adicione um e-mail de contato e um número de telefone ao seu perfil e acompanhe as métricas que são críticas para sua estratégia – discutiremos isso em breve.
Ao criar essa conta, lembre-se de incluir o logotipo da sua marca como seu avatar, o nome da sua empresa como seu primeiro nome e descreva brevemente sua empresa em sua biografia para que novos seguidores possam ver do que se trata.
Por exemplo, se você tem um e-commerce de moda infantil, pode escrever: “Loja virtual de moda divertida para bebês e crianças menores de 10 anos”.
Além disso, não se esqueça de colocar seu site no campo designado em seu perfil do Instagram.
Afinal, excluindo stories de contas com mais de 10.000 seguidores, esse é o único espaço que as redes sociais permitem inserir links clicáveis. Então divirta-se!
4. Marketing para o Instagram: Use das hashtags
Hashtags são aquelas palavras que começam com um sinal de libra sim, esse é o nome oficial nas redes sociais. Eles são usados para instruí-lo sobre assuntos gerais relativos às publicações em que são usados.
No Instagram, você pode pesquisar hashtags, por isso é melhor usá-las. Existem sites como o #TagsFinder que podem te ajudar a escolher o melhor site para o seu conteúdo.
Você pode até criar uma hashtag personalizada, mas também pode usar uma hashtag mais genérica com uma certa quantidade de volume de pesquisa, relacionada aos interesses do seu personagem.
Finalmente, aprenda a usar rótulos com moderação. O Instagram permite 30 por postagem, mas o número recomendado é entre 5 e 6.
Além disso, fique atento a quaisquer hashtags que as redes sociais considerem prejudiciais.