Empreendedorismo

Tendências do Mercado Youtubers Gamers e como aproveitá-las como Empreendedor

tendências

Quais são as tendências do mercado de trabalho de youtubers e como aproveitá-las como empreendedor?”. Essa é uma dúvida de milhares de pessoas que procuram investir no sonho de aparecer nas telinhas para falar sobre a sua maior paixão: o mundo dos games.

Com o avanço da era digital, podemos citar várias áreas do mercado de trabalho que ganharam uma visibilidade notável! E os youtubers gamers com certeza se destacam nesse meio, afinal, a indústria de videogames está sempre em constante inovação, ou seja, sempre há pessoas que buscam conhecer as técnicas dos jogos em diferentes redes sociais (principalmente no Youtube). 

De forma resumida, podemos dizer que empreender nesse meio é uma grande oportunidade profissional. Entretanto, se está pensando que a jornada será fácil, não se engane

Para crescer nesse meio, você precisa conhecer essa área de forma mais profunda. Além disso, precisa aprender as principais estratégias para manter o canal sempre engajado! E é exatamente isso que vamos te mostrar nesse momento. 

O crescimento do mercado de youtubers gamers

Como já mencionamos um pouco anteriormente, não é novidade nenhuma que o mercado de youtubers gamers tem crescido bastante nos últimos anos, certo? Mas será que o motivo disso está apenas relacionado ao crescimento dos jogos eletrônicos?

A resposta é não! Grande parte do crescimento dessa área também se deve ao nível de popularidade do próprio Youtube, afinal, trata-se de uma plataforma que oferece muitas vantagens, como:

  • Amplo alcance: o Youtube é a maior plataforma de vídeo já criada, ou seja, seu vídeo pode ser visto por milhares de pessoas ao redor do mundo ou, no seu caso, milhares de jogadores ao redor do mundo! 
  • O seu conteúdo fica atemporal: o seu vídeo será “imortalizado”,  sendo assim, você precisa se preocupar com o fato do conteúdo perder créditos ao decorrer do tempo. Qualquer jogador poderá acessá-lo sem problema algum.
  • Novas oportunidades: além de ganhar dinheiro com os vídeos, você também pode conseguir uma boa oportunidade de colaboração, trabalhando com outros youtubers famosos! Essa é a sua chance de aumentar a sua visibilidade.

E as vantagens não param por aí, mas essas são as três principais! E claro, também não podemos esquecer da diversão que essas gravações proporcionam aos youtubers, né? Afinal, falar da sua maior paixão (os games) é uma das maiores vantagens de empreender nesse ramo.

As principais tendências do mercado de youtubers gamers

O mercado de trabalho dos youtubers, de forma geral, está em constante inovação! Sendo assim, se você não acompanhar cada detalhe das novas tendências, o risco de perder inscritos e ficar para trás com certeza aumenta. 

Para empreender nesse ramo e obter sucesso, você precisa estar 100% atualizado o tempo todo. Confira algumas tendências atuais que estão fazendo o maior sucesso nesse meio:

  • Criação de vlogs: incluir vlogs pessoais tem se tornado cada vez mais popular. Os youtubers buscam mostrar a sua rotina cotidiana, ou seja, mostram as experiências que vivenciam fora do mundo dos games. 
  • Vídeos ao vivo: os vídeos ao vivo estão conquistando o coração do público cada vez mais! Por meio desses vídeos, as pessoas conseguem interagir com o youtuber e tiram as suas dúvidas de forma mais rápida e prática. 
  • Jogos de RPG: o gênero RPG é um dos mais populares e complexos do mundo dos games, ou seja, muitos jogadores procuram dicas e instruções para jogá-los! 
  • Jogos mobile e de realidade virtual: esses dois tipos de jogos estão conquistando um alto nível de popularidade. Sendo assim, praticamente todos os youtubers estão investindo em conteúdos sobre eles nos seus canais.

Bom, essas são as tendências principais! Se quiser obter sucesso no seu canal, não deixe de colocar esses pontos como prioridade total.

Como aproveitar as tendências do mercado de youtubers gamers

Conseguiu compreender as características das principais tendências listadas acima? Caso a resposta seja positiva, você já está no caminho certo. Nesse momento, o segundo passo é criar estratégias para utilizar essas tendências a seu favor

Vamos começar com a criação de vlogs! Essa estratégia gera identificação com o público, ou seja, trata-se de uma forma de se conectar com os seguidores de forma mais “profunda”. Os jogadores não querem ver apenas conteúdos mecânicos relacionados aos jogos!

Já nos vídeos ao vivo, você teria a oportunidade de se comunicar com o seu público de forma mais eficiente. Além disso, trata-se de uma ótima oportunidade de apresentar as suas estratégias aos jogadores, dando dicas e tirando dúvidas.

Em relação aos gêneros de jogos, temos uma dica especial: priorize os jogos de RPG. Esses jogos estão conquistando espaço cada vez mais, e a sua popularidade é absurda. E não se esqueça: foque sempre nos jogos mais complexos, pois estes geram mais engajamento.

E claro, Path of Exile é o jogo de RPG que você pode colocar como prioridade total, pois se trata um dos games mais famosos e complexos deste gênero. Sendo assim, conteúdos sobre Poe Trade e Path of Building, por exemplo, sempre são uns dos mais procurados pelos gamers! Todos eles querem ficar por dentro de cada detalhe do jogo.

O site Poe Builds, por exemplo, é um dos sites mais famosos que você irá encontrar sobre o jogo! Além disso, o seu conteúdo também se expandiu para o youtube, conquistando a atenção de milhares de gamers que estavam ansiando por dicas e instruções.

Estratégias para criar conteúdo atraente sobre games no Youtube 

Para deixar o seu conteúdo o mais atraente possível e, consequentemente, atrair mais seguidores, você precisa seguir alguns passos muito importantes. Confira:

  • Seja expert no assunto: antes de gravar o vídeo sobre o game, você precisa estar atualizado, certo? O seu público precisa sentir segurança em você! Sendo assim, faça uma boa pesquisa em relação ao jogo que irá apresentar e jogue-o constantemente.

Faça a melhor edição que puder: sem uma boa edição, o vídeo não fica agradável aos olhos do público! Pesquise dicas de bons aplicativos de edição e se empenhe para desenvolver o melhor vídeo possível.

  • Preocupe-se com o aúdio e o ambiente: procure um ambiente silencioso e sem eco para fazer a gravação, e invista em câmeras e, principalmente, microfones! Lembre-se disso: o público consegue ficar 5 minutos assistindo a um vídeo que tenha uma resolução ruim, mas não conseguem ficar mais de 6 segundos em um vídeo que tenha um áudio péssimo. Priorize os microfones.

Além disso, também não podemos esquecer da iluminação do ambiente. Priorize a iluminação LED e não se esqueça de investir em Ring Lights.

Conclusão

O nosso foco principal era mostrar quais são as tendências do mercado de trabalho de youtubers e como aproveitá-las como empreendedor. E aí? Conseguiu compreender todos os pontos? Ficou interessado em investir nesse ramo?

Bom, se você é fã de videogames, essa é a sua chance de juntar dois pontos super interessantes: trabalho e paixão. Essa é a sua oportunidade de trabalhar com o que você realmente ama!

Sabemos que o percurso não será fácil, mas no final tudo valerá muito a pena. Invista o seu tempo para conhecer novas estratégias e sempre foque no principal objetivo: ganhar inscritos e se conectar com eles. Desejamos todo sucesso do mundo!