Manufatura aditiva na indústria 4.0

Na era IIoT (Internet das Coisas Industrial), a produção tornou-se flexível para indústria, eficiente e automatizada como nunca antes. Atualmente somos capazes de implementar tecnologias cada vez mais complexas que combinam objetos físicos e sistemas de informação. 

Máquinas e dispositivos comunicam-se e integram-se, trocando e processando dados, é possível avaliar o contexto de produção para se adaptar e até mesmo tomar decisões. Tudo de forma independente e com o mínimo de intervenção humana.

Tudo isso favoreceu a criação de fábricas inteligentes e manufatura aditiva, revolucionando a produção com prototipagem rápida e impressão 3D.

O que é a manufatura aditiva?

A manufatura aditiva, também conhecida como impressão 3D, é um processo de fabricação de um objeto tridimensional a partir de um arquivo digital. O objeto é criado pela adição sucessiva de material camada por camada. 

A manufatura aditiva está sendo muito adotada em inúmeras indústrias, desde a aeroespacial até saúde. Na indústria aeroespacial, a manufatura aditiva está sendo usada para produzir peças mais leves e com maior eficiência de combustível. No setor de saúde, a manufatura aditiva está sendo usada para criar implantes e próteses personalizadas. 

A adoção da manufatura aditiva vem sendo impulsionada pela necessidade de uma produção mais rápida e flexível, agregado ao desejo de reduzir desperdícios e custos.

A manufatura aditiva é uma parte importante da quarta revolução industrial, também conhecida como uma das características da Indústria 4.0.

Benefícios da manufatura aditiva na Indústria 4.0

A manufatura aditiva, também conhecida como impressão 3D, é uma tecnologia que está ganhando terreno na indústria 4.0. Com a manufatura aditiva, é possível criar peças e produtos personalizados em massa, o que torna a tecnologia ideal para a indústria 4.0, que é caracterizada por um forte foco em personalização e flexibilidade.

A manufatura aditiva também oferece vários outros benefícios, como a redução de desperdícios, aumento da eficiência e diminuição dos custos. Além disso, a tecnologia permite que as empresas criem produtos mais complexos e inovadores, o que os torna mais competitivos no mercado.

Impactos significativos da manufatura aditiva na Indústria 4.0

A manufatura aditiva, também conhecida como impressão 3D, é uma tecnologia que está se tornando cada vez mais popular e acessível. Com ela, criar objetos tridimensionais a partir de um modelo digital é totalmente possível. Por este motivo, essa tecnologia está transformando a maneira como as empresas produzem seus produtos, o que causa um impacto significativo na Indústria 4.0.

A manufatura aditiva vem mudando a maneira como as empresas produzem, a personalização em menor escala é a chave do sucesso. Além disso, a manufatura aditiva também permite que as empresas criem produtos mais complexos e detalhados, o que anteriormente não era possível em seu processo produtivo. 

Então sim, a manufatura aditiva está promovendo um impacto significativo na Indústria 4.0. 

Perspectivas de futuro para a manufatura aditiva

Apenas alguns anos atrás, os benefícios da manufatura aditiva eram apenas especulações. Era debatido se era viável financeiramente ou tecnologicamente converter de processos tradicionais de alto volume para processos aditivos. 

Atualmente a economia de tempo já foi comprovada no desenvolvimento e fabricação e, junto aos produtos de maior eficácia, está levando a um número crescente de casos de uso, posicionando a impressão 3D como uma tecnologia de fabricação convencional.

Um estudo recente da Wohlers Associates prevê que o mercado global de manufatura aditiva crescerá de US$ 6,1 bilhões em 2017 para US$ 26,5 bilhões até 2023. Isso representa uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 28,6%. O estudo cita vários fatores que impulsionam esse rápido crescimento, incluindo os recursos cada vez maiores da tecnologia manufatura aditiva, a expansão contínua do setor médico e a adoção contínua pela indústria aeroespacial. 

Com um crescimento tão rápido projetado para a indústria de manufatura aditiva, fica claro que existem perspectivas brilhantes para o futuro dessa tecnologia. À medida que continuamos a evoluir, ela se tornará mais adotada, portanto, podemos esperar por aplicações ainda mais surpreendentes dessa tecnologia transformadora.

Algumas previsões para a impressão 3D: 

1. Escalabilidade de prototipagem rápida para produção: 

A prototipagem rápida é uma tecnologia de fabricação que permite a produção de protótipos de produtos em um curto espaço de tempo. Com a manufatura aditiva essa tecnologia é escalável, o que significa que ela pode ser usada para produzir e lançar produtos em massa. 

2. Tornar a cadeia de suprimentos mais resiliente por meio da digitalização

A manufatura aditiva tem o potencial de tornar as cadeias de suprimentos mais resilientes, permitindo a produção sob demanda e a fabricação local. Em uma cadeia de suprimentos de manufatura tradicional, a produção é tipicamente centralizada em algumas grandes fábricas. Isso pode tornar as cadeias de suprimentos vulneráveis ​​a interrupções, como foi o caso quando um forte terremoto e tsunami atingiram o Japão em 2011 e causaram interrupções generalizadas na cadeia de suprimentos. 

Com a manufatura aditiva, a produção pode ser descentralizada e distribuída. Isso significa que a produção pode ser ampliada ou reduzida com mais facilidade, conforme necessário, e que a fabricação pode ser movida com mais facilidade para áreas locais no caso de uma interrupção na cadeia de suprimentos. Além disso, a fabricação aditiva pode ser usada para criar peças personalizadas e complexas que podem ser difíceis ou impossíveis de produzir usando métodos tradicionais de fabricação.

3. Oferecendo maior flexibilidade e designs mais personalizados

A impressão 3D oferece maior flexibilidade e designs personalizados em comparação com os métodos tradicionais de fabricação. Com essa tecnologia as peças podem ser produzidas rapidamente e com menos desperdício, tornando-a ideal para execuções de produção em pequena escala ou protótipos únicos. Além disso, a manufatura aditiva permite maior liberdade de design, pois formas complexas e detalhes podem ser facilmente produzidos.

4. Criando um futuro mais sustentável com a impressão 3D

A impressão 3D pode ser uma ferramenta poderosa para a criação de um futuro mais sustentável. Com a capacidade de fabricar produtos com menos desperdício de materiais, a impressão 3D pode ajudar a reduzir o impacto ambiental das empresas e recursos naturais. Além disso, a impressão 3D também pode ser utilizada para criar produtos mais eficientes, que podem reduzir o consumo de energia e outros recursos. Como a tecnologia da impressão 3D continua a evoluir, ela pode se tornar ainda mais útil para a criação de um mundo mais sustentável.

Conclusão

A impressão 3D é rígida para as indústrias e o mundo porque ela permite que as pessoas criem objetos complexos e personalizados com facilidade. Além disso, a impressão 3D reduz o desperdício de materiais, pois os objetos são criados apenas no tamanho e na forma desejada, e ainda, as turbinas podem criar protótipos de produtos rapidamente e de forma econômica, o que permite que os produtos sejam testados e aprimorados antes da produção em massa. 

A impressão 3D também está sendo usada para criar produtos personalizados, como implantes médicos, dentes e ossos artificiais, e até mesmo alimentos. Diante de todas essas vantagens, é fácil ver porque a impressão 3D está se tornando cada vez mais popular e está mudando o mundo para melhor.