Persona: Tudo que você precisa saber sobre o Cliente Ideal!

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Você já se perguntou como criar uma Persona?

Essa é uma pergunta importante pela qual muitas empresas passam. Afinal, saber quem é seu cliente é essencial para escolher estratégias e ações que façam sentido para ele, e é isso que a persona nos fornece!

De forma prática em nosso dia a dia, ela irá dar os direcionamentos corretos para todas as decisões da empresa, criando um negócio focado no cliente e mais rentável por consequência.

Entender essa causa e consequência é simples: se seus clientes seguem um padrão de comportamento e desejam produtos ou serviços específicos, entregar isso à eles os fará comprar, certo?

Pois bem, com a persona você conhece tudo o que precisa sobre os consumidores para entregar o que eles desejam, na melhor hora possível e do jeito que eles precisam. 

Vamos embarcar nesse conteúdo para descobrir tudo o que realmente importa sobre como criar persona!

Boa leitura!

O que é Persona?

A Persona, ou Buyer Persona, é uma representação do cliente ideal de uma empresa.

Criada com base em dados reais, ela vai trazer um compilado de informações dos consumidores a fim de encontrar padrões de comportamento e desejo de compra.

Essa é a definição mais formal que podemos fazer para uma pessoa, mas se quiser simplificar, pense nela como um cliente perfeito que está sempre a disposição para responder às dúvidas da sua empresa.

Acumulando dados como nome, idade e objetivos, além de outros pontos que falaremos em breve, a persona ganha vida se aproximando muito de um cliente real. E é esse seu objetivo!

Ao ter em mãos os dados confiáveis desse cliente perfeito, você conseguirá tomar decisões muito mais assertivas e que impactam de maneira positiva os seus consumidores.

É por isso também que é tão importante que sua persona seja desenvolvida de maneira confiável, com dados reais e que realmente representem o público.

Sendo ela um espelho dos clientes, refletir quem eles realmente são é essencial para não cometer erros. Mas para frente, nesse texto, vamos te mostrar como você pode desenvolver a sua persona com base em seus consumidores!

Quais os elementos de uma Persona?

Construir uma persona é uma tarefa que pode mudar de empresa para empresa, especialmente quando falamos sobre os elementos que a constroem.

Por ser uma ferramenta que tenta se aproximar ao máximo de um cliente real, ela é composta por uma série de informações básicas como o nome, idade e profissão. 

Mas para além de alguns campos obrigatórios para dar forma a ela, os demais podem ser alterados de acordo com as necessidades do público.

Talvez seus clientes tenham uma característica marcante muito forte e que não se encaixa em nenhum dos elementos que vamos mostrar a seguir. Não tem problema, você pode adicionar mesmo assim.

A ideia nesse momento é que quanto mais informação tiver, melhor!

Os dados principais são:

  • Nome
  • Idade
  • Profissão
  • Estado Civil
  • Storytelling
  • Arquétipo
  • Personalidade
  • Objetivos Explícitos
  • Objetivos Implícitos
  • Interesses
  • Dores
  • Objeções
  • Argumentos
  • Marcas que Influenciam
  • Fontes de Informação

Com esses elementos da persona você conseguirá ter um bom entendimento de quem é seu cliente e o que você precisa para conquistá-lo!

Como Criar Persona?

Indo direto ao ponto, existem 3 diferentes maneiras de criar uma persona, e são elas:

  • Começando do zero
  • Por meio de exemplos
  • Com automação de persona

Vamos por partes para explicar cada uma delas, mas antes, deixo uma dica: uma empresa sempre precisará de no mínimo 3 personas para conseguir entender todo o seu público. Assim, aproveite as possibilidades e crie uma persona de cada jeito para praticar!

Voltando ao criar Persona, vamos iniciar com o Começando do Zero, que é a metodologia mais demorada e manual.

Aqui é necessário que a empresa recolha dados de seus clientes, os analise e encaixe em cada um dos quadrantes de elementos. Apesar de ser bem trabalhoso, essa é uma metodologia que te ajuda a ter muitos insights durante a construção.

Por meio de exemplos, nada mais é do que pegar templates prontos da internet. Eles são muito vantajosos para te fazer ganhar tempo, apenas tome cuidados com a procedência. 

Se certificar de que os exemplos são de qualidade é essencial para confiar neles!

Por fim, usar a automação de persona nada mais é do que pedir para um sistema ler e interpretar os dados da sua empresa e responder com uma persona pronta e personalizada. 

Em outras palavras, é automatizar a criação do zero e diminuir ela de semanas para menos de 5 minutos.

Por mais incrível que pareça, isso é possível graças a ferramentas como o Jornio, que são confiáveis e seguras para esse tipo de criação!