Seu negócio estagnou? Não sabe o que fazer para alavancar os resultados de sua
empresa? Ainda não apostou em marketing digital e sequer sabe se dá resultado? Então,
continue lendo para descobrir isso e muito mais!
Primeiramente, vale considerar que o mundo nunca esteve tão informatizado, assim
sendo, empresas que não têm presença digital, praticamente, não existem.
Por isso, se ainda não embarcou no mundo digital, é melhor correr antes que tenha que fechar,
definitivamente, as portas de sua empresa.
Mas, afinal, o que é presença digital?
Presença digital
Então, provavelmente, você já deve ter lido ou ouvido falar sobre presença digital e sua
importância para as empresas, e isso se deve ao fato da internet e todas as suas
funcionalidades terem avançado muito, em pouco tempo, fazendo com que o
comportamento dos consumidores mudasse completamente e, claro, com isso, é preciso
que o mercado se adapte à essas mudanças, que não são poucas.
Para quem não sabe, o Brasil é o segundo país onde as pessoas passam mais tempo na
internet, cerca de nove horas por dia, o que leva as empresas a terem que mudar a forma
de se relacionarem com seus clientes, para isso, é preciso adotar ferramentas digitais.
Assim, seja para vender alimentos, roupas, artigos de decoração, ou até mais específicos
como líquidos para vaporizadores, como nasty juice, enfim, tudo tem o seu público e
basta um bom trabalho de marketing digital para conseguir vender.
Ou seja, o marketing digital é a forma mais eficaz de divulgar os produtos e serviços
online, pois conta com ferramentas e estratégias específicas, com resultados certos e a
curto prazo.
Benefícios do marketing digital
Quando precisa pesquisar sobre algum produto ou serviço, onde costuma fazer isso?
Com certeza, sua resposta é através do Google, não é mesmo?
Então, para que sua marca apareça entre os resultados de busca, é preciso que você tenha presença digital, e
que ela seja trabalhada da forma correta, e é aí que entra o Marketing Digital.
Dentre os muitos benefícios do Marketing digital, podemos citar:
1. Fortalece a sua presença online – sua marca aparece nas buscas e pesquisas
2. Gera engajamento – através de conteúdos relevantes, consegue atrair e engajar seu
público.
3. Acompanha a jornada de compra – desde a hora que o cliente clica em seu produto,
até a compra, propriamente dita.
4. Capta e fideliza clientes – através da internet é possível chamar a atenção para a sua
marca e ainda criar laços com os clientes.
5. Consegue competir com empresas maiores – diferente do mundo físico, a internet não
faz diferença quanto ao tamanho da empresa.
6. Mensurar resultados – é possível rastrear todos os passos dos clientes até a finalização
de uma compra, possibilitando saber exatamente quantas pessoas compraram e qual foi
o retorno dos investimentos em publicidade.
Dicas de marketing digital
- Pronto, agora que conhece os principais benefícios do Marketing Digital, vamos
conhecer algumas dicas para implementar, agora mesmo, em sua empresa:
- Defina uma persona – nada mais é que traçar o perfil de seu consumidor
Aposte nas mídias sociais – as redes sociais já fazem parte do dia a dia da maioria
das pessoas, por isso, descubra onde seu cliente está e crie sua página, pode ser
no Instagram, Facebook, Twitter…
- Utilize o WhatsApp – hoje o whatsapp é a principal ferramenta de bate-papo, por
isso, deve fazer parte das estratégias de marketing. Use-o para vender mais, tirar
dúvidas, realizar campanhas ou pesquisas de satisfação e, inclusive, pagamentos.
- Tenha um site atualizado – seu endereço online é um site, é preciso garantir que
seja otimizado, tenha um bom design e ótima usabilidade.
- Crie um plano de marketing – defina objetivos, verba (para investir em
promoções, principalmente, nas redes sociais), analise a concorrência, para que
suas estratégias tenham sucesso.
- Ofereça conteúdo relevante – de nada adianta as dicas acima se não oferecer um
conteúdo de qualidade para o seu público, atualizado constantemente, que possa
guiar o seu cliente em toda a jornada e compra.
- Explore o e-mail marketing – não subestime o poder de um email, use-o com
sabedoria, entregue conteúdo de interesse de seu cliente, envie newsletters de
promoções, novidades, porém, mas sem exageros.