Os restaurantes são empreendimentos muito queridos e especiais por todas as pessoas, afinal, por meio dele que se tem experiências culinárias únicas e ainda promove a interação social.
No entanto, para que este negócio seja efetivo e tenha uma boa comida e um bom atendimento é de fundamental importância uma boa gestão.
A boa gestão de um restaurante passa pelo uso de diversas metodologias como automação comercial empregadas em muitos processos do negócio. Esses processos garantem uma gestão mais qualificada.
A graças a essas metodologias e outros componentes que o setor tem alavancado no país. Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), somente no Brasil, os restaurantes e suas mais diversas cozinhas industriais movimentou cerca de R$ 184 bilhões somente em 2016.
Deste modo, é muito importante conhecer as tecnologias para aplicar nos restaurantes e dicas de como aferir a qualidade de todos os processos.
A automação dentro dos restaurantes
A automação de processos significa utilizar máquinas ou grupo de máquinas e softwares que sob o controle de um programa único e que garante a execução das tarefas sem a intervenção humana.
Assim, esses programas operam diversas operações como:
- Contábeis;
- Estatísticas;
- Industriais;
- Logística.
Nos restaurantes é muito comum o uso de software restaurante self service além de outros componentes que veremos abaixo e com mais detalhes.
1. Comanda digital
A comanda digital agiliza e muito a realização dos pedidos já que os garçons podem enviar os pedidos diretamente para a cozinha por meio de um sistema, sem que haja o papel da comando.
Quando ocorre o erro, é muito fácil de se identificar e consertar.
2. Controles financeiros
Por meio do uso de softwares de gestão empresarial é possível a administração dos recebimentos em dinheiro, em cartão de crédito e débito, pagamento dos fornecedores e compra de equipamentos para os restaurantes como fornos, panelas, utensílios, painel ar condicionado entre muitos outros.
3. Controle de estoque
Os sistemas de gestão empresarial também conseguem a ajudar na verificação dos itens no estoque evitando a falta de insumos.
4. Cardápios digitais
Outra tecnologia que vem sendo usada dentro dos restaurantes é a construção de um chamado cardápio digital.
O acesso de cardápio digital podem ser feita por meio de tablets e até mesmo por aplicativos, gerando relatórios em tempo real, ajudando a identificar quais os produtos que vendem mais e aperfeiçoando o restaurante para evento.
5. Totens de autoatendimento
Um dos pontos máximos de automação são os totem de autoatendimento. Os totens diminuem a necessidade de atendimentos e aceleram o tempo de entrega dos pedidos.
Esses totem, geralmente, possuem tela touch e no mesmo tempo realiza o pedido e o pagamento. Este pedido vai diretamente a cozinha, e o cliente espera ser chamado por senha.
Assim, esses pontos são fundamentais para o desenvolvimento de empreendimento mais otimizado e seguro. Abaixo falaremos sobre pontos que devem prestar atenção para que o restaurante tenha sucesso e bom desempenho.
Administrando um restaurante de sucesso
Para que um restaurante seja um sucesso é importante prestar atenção em alguns aspectos para que o monitoramento seja feito.
Abaixo falaremos sobre alguns aspectos.
1. Preste atenção ao atendimento
O primeiro ponto mais importante para um restaurante além da comida é o desenvolvimento de um bom atendimento. Para que isto seja possível é preciso treinamento para que as posturas sejam bem trabalhadas.
O primeiro ponto é criar o diferencial no atendimento. Deste modo padronize a abordagem. Para que o atendimento melhore também é necessário bonificar o funcionário para o bom desempenho. Isso ajuda o colaborador a atender de forma melhor e agradável.
2. Cuide do ambiente
Os ambientes dos restaurantes precisam ser bem cuidados para que os clientes e colaboradores possam aproveitar de todo o espaço. Para que os clientes fiquem isolados do barulho é preciso o investimento em atenuador de ruido para gerador.
Cuide da acessibilidade do local como a instalação de rampas de acesso e a melhoria da movimentação de pessoas com necessidades especiais. Distribuem bem as mesas e crie um ambiente fluido e orgânico.
Assim, entendemos que o restaurante é um dos empreendimentos mais procurados e requisitados devido as experiências que proporcionam as pessoas e para sua boa gestão é fundamental o uso de tecnologias como a automação de processos e o cuidado com o ambiente e o atendimento.