Antes de montar a sua loja, muitas coisas devem ser analisadas. São muitos detalhes a serem feitos em todo o processo, desde a escolha das luzes das vitrines e do interior da loja, o piso que mais se adequa, os cabides que serão usados e as alturas correspondentes, prateleiras, bancadas, mesas de centro para usar de apoio aos clientes e principalmente a escolha do manequim.
É no manequim que as pessoas visualizarão as roupas, antes de vestir em seus próprios corpos.
Essa pode ser a ação decisiva para atingir os clientes desejados e fazê-los terem vontade de experimentar as peças e, consequentemente, conhecerem o produto.
Quais são as opções de materiais?
Portanto, comprar manequim para construir sua loja, exige atenção e cuidado na escolha.
Existem vários tipos, formatos, tamanhos e cores diferentes, para se adequarem perfeitamente ao estilo e o público-alvo, que a sua empresa deseja atingir.
Os preços variam muito e a durabilidade dos manequins também mudam de acordo com o material escolhido.
Há vários tipos de materiais para manequins, que fazem a diferença quando o assunto é a qualidade dos manequins. Muitos perguntam se os feitos em plástico tem durabilidade melhor.
Atualmente, o manequim de fibra é considerado o de melhor qualidade do mercado, pois é um material com maior durabilidade, mais dificuldade de sujar, tem a cor e a textura da pele mais parecida com a humana e para lojistas, que trocam muitas vezes a roupa dos manequins, tem um risco menor de quebra de dedos e pernas, que geralmente são desmontáveis e muito fáceis de quebrar.
O manequim plástico é uma opção mais barata, em média (preço: R$120,00) e, apesar de esteticamente não serem tão admirados quanto os feitos de fibra, existem de muitas formas e gramaturas de plásticos diferentes, em posições inovadoras e até mesmo corpos mais atuais.
Geralmente, as pessoas estão acostumadas a verem manequins apenas em corpos magros e altos mas, atualmente encontra-se praticamente manequins de todos os tamanhos e formas.
Além de fibra e plástico, os bonecos também podem ser confeccionados em fibra de carbono, materiais reciclados, com corpo em tecido ou até em madeira.
Para lojas com produtos de maior valor agregado, é indicado o uso de manequins mais realistas e sofisticados, para dar um toque especial e não diminuir o valor do produto exposto.
Conheça alguns modelos de manequim
Normalmente, as marcas que necessitam manequim feminino optam por bonecos com rosto pintado, utilizam perucas e até acessórios (como brincos ou unhas postiças) nos manequins.
Mas, cuidado para não enfeitar demais e acabar afastando os clientes.
Existem diferentes tipos de manequins, alguns são Manequim para loja, que servem como expositores das roupas, outros auxiliam as costureiras e o trabalho dos estilistas:
- Manequim para costura;
- De modelagem;
- De peça piloto;
- Para vitrine;
- Interior da loja;
- Rotatório;
- Fixo;
- Manequim Busto.
O manequim de busto, modelagem e costura, é muito usado pelas empresas, pois auxiliam diretamente na criação das coleções.
São utilizados no processo criativo, e a roupa é construída em cima dele, possibilitando a visualização um pouco mais imediata da peça em três dimensões.
Assim que aprovada, todas as marcações são feitas, como as linhas das circunferências (pescoço ou decote, busto, cintura, quadril), a marcação dos detalhes do modelo, como pregas, pences e muito mais.
Com isso, o tecido é retirado do manequim e planificado no papel com correções e adaptações, se necessário.
Um processo complementa o outro: existem peças que os modelistas preferem fazer pela moulage, como um vestido todo drapeado, por exemplo.
Assim, já é possível visualizar como deseja o modelo. Outras peças que precisam de medidas precisas, ou que são peças menos elaboradas, podem ser feitas na modelagem plana.
É importante ter os dois repertórios, para definir qual será mais adequado no momento. É claro que a moulage precisa do manequim. Às vezes, de vários manequins.
Por essa questão, a modelagem plana é muito utilizada pois, é mais barata e mais prática.
Esse tipo de manequim de Modelagem, é interessante em questões de forma, o que não impede também de ser colocado esse manequim para loja.
Pois, pode dar um aspecto diferenciado e interessante, trazendo um valor agregado ao artesanal, valorizando o produto e o trabalho realizado nas peças de roupa.