Sem categoria

Como investir de forma eficaz? Dicas para iniciantes

investir

Investir envolve muitos desafios que devem ser superados para alcançar taxas de retorno atrativas. O que as pessoas que estão começando sua aventura no mercado financeiro devem saber? Aqui estão algumas dicas

Objetivos reais são essenciais

Ganhar muito e o mais rápido possível: esse é o sonho de muitos investidores. Infelizmente, essa atitude pode rapidamente desencorajar o investimento antes que o instrumento ou fundo de investimento selecionado tenha a chance de obter lucro. 

Cada um de nós gostaria de atingir uma taxa de retorno de cerca de uma dúzia de por cento ao ano, investindo fundos em um produto com um perfil de risco relativamente baixo. Infelizmente, na prática, é improvável.

Pense no que você espera

Cada um de nós é diferente e tem expectativas diferentes. Para alguns, o principal objetivo é alcançar altos retornos, independentemente do nível de risco. Por outro lado, outros preferem uma construção gradual e estável de recursos financeiros, evitando ao máximo perdas temporárias.

Determinar quanto risco podemos assumir é muito importante para nossos investimentos e sucesso futuro. Pessoas com baixa tolerância ao risco devem considerar cuidadosamente a escolha de ativos do mercado de ações. Conhecer mais alternativas, aprender sobre opções binárias, por exemplo.

Por outro lado, uma carteira de investimentos e fundos de dívida pode não ser suficiente para investidores que esperam resultados elevados, e até mesmo para quem quer proteger seu capital diante da alta inflação de hoje.

Invista o quanto você pode perder

Vale a pena estar ciente de que cada investimento tem um risco, cujo nível depende da classe de ativos selecionada (ações, títulos, matérias-primas). Então, por que apostar tudo em um local? Especialmente quando só podemos investir o que estamos dispostos a perder.

Portanto, não vale a pena investir capital que não nos pertence, ou dinheiro que gostaríamos de gastar para outros fins. Afinal, sempre podemos adicionar alguns fundos mais tarde ou fazer investimentos regulares , mas menores, para os quais os fundos ficarão no orçamento doméstico.

Vale a pena aprender, de preferência com os erros de outras pessoas

Inicialmente, podemos cometer mais erros, principalmente quando estamos começando a investir. Portanto, vale a pena obter informações confiáveis ​​antes de comprometer seu próprio capital.

Por outro lado, deve-se lembrar que, como em qualquer outra área da vida, os iniciantes têm o direito de cometer erros por falta de experiência. É completamente natural, mas uma maneira de evitar alguns deles é aprender em um ambiente seguro.

No início, vale a pena usar formas de investimento que não exigem conhecimento especializado – nesse caso, os fundos de investimento podem ser uma boa escolha. É responsabilidade do gestor do fundo selecionar componentes individuais da carteira e monitorar os investimentos de forma contínua.

Investir a longo prazo

Algumas das soluções de investimento disponíveis no mercado, pela dimensão do risco assumido, dedicam-se sobretudo a um horizonte mais ou menos longo. Estes incluem principalmente produtos focados no mercado de ações. Claro, eles podem ganhar muito em pouco tempo, mas não precisa ser assim.

Vale lembrar que a probabilidade de lucrar com nosso investimento aumenta com sua duração. Na prática, isso significa que temos uma chance maior de uma taxa de retorno positiva após cinco anos do que após vários meses.

Não importa o tipo de investimento, mas é algo que todas as pessoas deveriam pensar para o seu futuro, para garantir a tranquilidade e a renda daqui a alguns anos.