5 estratégias de marketing para restaurantes

marketing para restaurantes

Você tem um restaurante e gostaria de saber quais são as melhores estratégias de marketing para o seu negócio alavancar?

Veja abaixo algumas ideias para você implementar:

1. Pesquisa e análise

A análise adequada é o primeiro passo para desenvolver uma estratégia de longo prazo em qualquer negócio. Portanto, é muito importante ter uma boa e completa análise da situação atual do restaurante. Para ter o melhor plano de marketing gastronômico para o seu restaurante ou empresa de kit festas, você precisa pesquisar quais planos de marketing do restaurante foram feitos durante o ano, qual o sucesso que tiveram, quantas vendas geraram.

Ao abrir uma empresa de vendas de produtos e serviços, você não pode ignorar o que seus concorrentes estão fazendo. Você precisa descobrir quais estratégias de marketing eles implementam e o que faz com que os visitantes cheguem até eles. Se eles fizerem melhor, pode aprender o que fazer. Se você fizer melhor, aprende o que não fazer.

Grupo alvo:

Seus convidados organizam festas, reuniões de empresa ou reuniões de família em seu restaurante? Tente encontrar e listar características específicas de seus convidados, como suas atitudes e expectativas.

2. Coloque seu restaurante na Internet

Muitos donos de restaurantes não consideram o site muito importante. Mas por que? Porque eles já têm público suficiente e seu lugar já é conhecido na cidade. Mas aqui falta uma parte essencial. Você saberá sobre sua concorrência.

Neste espaço impulsionado pela tecnologia, nenhuma empresa pode deixar de estar online. Você não estará ciente do impacto de um site em um restaurante, a menos que você mesmo experimente. Por exemplo, se uma pessoa recomendar seu restaurante a amigos ou familiares, o primeiro passo é pesquisar seu site.

De fato, 89% dos consumidores procuram um restaurante online antes da refeição. Então, se você não tem um site, acaba perdendo muitas boas chances.

Por meio do seu site, você pode fornecer informações básicas que seus clientes podem saber, como horário de funcionamento, dicas, cozinhas, formas de pagamento, oferecer descontos, como o cupom de desconto aiqfome, e muito mais. Ao responder a essas perguntas básicas, você pode reduzir a quantidade de tempo que seus gerentes e funcionários gastam atendendo chamadas telefônicas. 

Mostre o melhor restaurante em seu site. Adicione fotos incríveis dos pratos do restaurante. Possuir um site é de fato uma das estratégias de marketing mais benéficas para um restaurante. 

3. Mídias sociais

Ao planejar as estratégias de marketing do restaurante, as mídias sociais NUNCA podem ser negligenciadas. Você pode não fazer parte desses meios de comunicação de massa, mas seus visitantes com certeza fazem.

Veja como você pode implementar efetivamente o marketing gastronômico nas mídias sociais em seu restaurante:

-Facebook

A plataforma com bilhões de usuários pode fazer maravilhas pelo seu restaurante. Crie uma página de negócios de restaurante e comece a postar curiosidades. Você pode postar algumas fotos de comida em alta definição com uma descrição cativante e apetitosa que leve seus convidados a visitar o ambiente.

Reserve algum orçamento para anúncios no Facebook. Esses anúncios pagos são capazes de atrair tráfego significativo para seu site e seguidores para seu perfil do Facebook.

-Instagram

Atualmente, o Instagram é o segundo site de rede social mais popular depois do Facebook. A comida é carregada primeiro no Instagram e depois na barriga. Assim como no Facebook, configure um perfil comercial no Instagram e comece a entrar em contato com seu público. 

4. Festivais e eventos

Festivais e eventos culinários são a oportunidade perfeita para os restaurantes mostrarem o que há de melhor. Conectar-se a festivais gastronômicos é a maneira perfeita de se conectar com seus convidados.

Participar desses eventos proporcionará ao seu restaurante uma oportunidade de ouro para mostrar seus pratos e atrair mais clientes. Você pode se conectar pessoalmente com um grande público potencial e, assim, criar um marketing boca a boca gastronômico. O desafio mais importante com esses eventos é coletar mais dados e feedback dos clientes.

5. Blogueiros de comida

Uma das estratégias de marketing mais atrativas para um restaurante é atrair uma multidão usando as redes sociais, também conhecidas como blogueiros de comida. Um influenciador é um usuário de mídia social que ganhou credibilidade em um setor específico. Eles têm uma grande quantidade de fãs e conseguem convencer seu público por meio de recomendações.

É muito fácil contatá-los por e-mail em sua página de mídia social. Trabalhe com escritores que são populares como blogueiros locais e forneça incentivos, como descontos em alimentos ou bebidas, para mostrar apreço por seu esforço.

Caso pretenda introduzir um novo prato ou animar o ambiente do seu restaurante, o melhor é convidar um influenciador. Esses blogueiros não apenas escrevem sobre comida, mas também escrevem e compartilham suas experiências com seu restaurante. Familiarize-se com essas estratégias de marketing e comece a planejar implementá-las para conseguir os melhores resultados!