A pergunta mais importante é: quando uma parte do conteúdo realmente “vale mais” para os usuários? A resposta rápida é simples e direta: se isso poupar tempo e esforço.
Você provavelmente sabe disso por si mesmo – quem consome conteúdo online está perseguindo um objetivo específico, mesmo que seja “apenas” entretenimento.
Ninguém tem tempo a perder, mas infelizmente esse fator não parece ter chegado em muitas estratégias de conteúdo.
Em vez disso, é publicado conteúdo que não ajuda realmente o usuário – é muito complicado, muito promocional ou uma cópia de tudo o que já está lá centenas de vezes.
Certifique-se de que está atualizado
Alguns tópicos permanecem tópicos por anos. (No caso de um guia de limpeza de automóveis, por exemplo, nada no processo mudará muito rapidamente.
Em outros nichos , por outro lado, o mundo do conteúdo gira muito rapidamente. O que ainda era tendência e grande notícia há um ano, já se tornou obsoleto 12 meses depois.
O marketing de conteúdo em si é o melhor exemplo. Um estudo do comportamento de uso de mídia social a partir de 2018 não é mais significativo em 2021.
No entanto, os resultados de pesquisa do Google geralmente contêm postagens que contêm essas informações desatualizadas.
Isso nos traz de volta ao problema do ponto 1: restrições fora do tempo, aquelas fontes que outros artigos (mais antigos) citam são assumidas.
Dependendo do setor, isso é muito frustrante para os usuários, pois eles precisam procurar informações confiáveis por conta própria.
“Regularmente” significa idealmente realizar esse inventário a cada 6 meses. Isso também é útil na medida em que a intenção de pesquisa por trás de um termo pode mudar com o tempo.
E para atender a essa intenção é fundamental se classificar no Google.
Traga suas próprias perspectivas e opiniões de especialistas
A informação superficial decorrente da falta de tempo é um grande problema para as estratégias de conteúdo, conforme já mencionado no ponto 1.
Pontos de vista claros, suas próprias avaliações ou até mesmo opiniões controversas sobre um tópico? Você geralmente procura tudo isso em vão.
Este é um problema para os usuários que têm pouco ou nenhum conhecimento especializado: como eles deveriam avaliar o que é realmente importante e o que é apenas conversa fiada?
É assim que você cria valor agregado: use seu status de especialista e seu conhecimento do setor.
Qualquer pessoa que oferece um produto como, por exemplo, óleo essencial ou serviço de telecomunicações pode criar conteúdo correspondente, pois conhece melhor esta área.
Jogue suas cartas e ouse tomar uma posição clara. Aqui estão algumas opções:
- Escreva relatórios comparativos ou de experiência em vez de tratados puramente teóricos.
- Comunique sua posição com clareza – marcas de sucesso não se escondem atrás de declarações generalizadas.
- Se necessário, relate sua própria falha.
O último ponto pode exigir algum esforço, mas esses aprendizados com a prática são muito úteis para os usuários.
Desta forma, você já sabe com antecedência quais perigos de tropeçar devem ser evitados. Essa assistência prática permanece na memória de forma positiva.
Responder a perguntas reais dos usuários
Uma dica comum para conteúdo de SEO é dar uma olhada nos principais resultados de pesquisa do Google e anotar as perguntas dos usuários.
Por um bom motivo, porque revelam muito sobre o que os usuários desejam ver e são um indicador importante da intenção de pesquisa.
No entanto: As SERPs (Search Engine Result Pages) revelam muito, mas não tudo. Afinal, eles são compostos por conteúdo que está funcionando bem no momento.
Se todo o conteúdo de SEO for baseado no conteúdo principal, não haverá muito espaço para coisas novas.
É assim que você cria valor agregado: preste atenção às perguntas dos usuários fora das SERPs.
Isso significa dar uma olhada em fóruns, análises e colunas de comentários .
Quais perguntas e críticas podem ser encontradas nas avaliações da Amazon e do Google ou em gutefrage.net?
Aqui, pessoas reais dão sua opinião honesta, sem adornos e sem foco em SEO.
Isso fornece informações importantes sobre o valor agregado que essas pessoas desejam.
Desta forma, você pode substituir frases vazias de marketing por conselhos informativos e realmente úteis, e os usuários * sentirão que estão sendo levados a sério.
Faça “presentes” sem segundas intenções
Os usuários desejam atender às suas necessidades de pesquisa o mais rápido possível.
O que eles geralmente não querem: revelar informações sobre si mesmos. É igualmente assustador quando o conteúdo potencialmente interessante está escondido atrás de restrições como “Forneça seu endereço de e-mail para fazer o download”.
Claro, isso pode ser útil para geração de leads, mas os usuários perdem rapidamente o interesse neste ponto.
É assim que você cria valor agregado: Oferece conteúdo gratuito sem solicitar dados pessoais.
Sim, isso também se aplica a conteúdos muito complexos. Quanto mais informações você pede ao usuário, mais alto é o limiar de inibição e mais cresce o ceticismo.
Para que não vá tão longe em primeiro lugar, é melhor enfatizar ativamente que os usuários não precisam revelar nada sobre o conteúdo.