Veja como as redes sociais podem ser utilizadas para atrair e reter pacientes.
Atrair e fidelizar pacientes é um dos maiores desafios das clínicas médicas. Afinal de contas, nem todo mundo vai ao médico de forma regular, o que dificulta para que o negócio tenha uma boa entrada de pacientes.
Para melhorar isso, aplicar estratégias de marketing médico pode ajudar a divulgar melhor sua clínica e assim conseguir atrair mais pacientes que sempre façam consultas com você.
E um dos melhores canais que existem para atrair as pessoas são as redes sociais. Elas são utilizadas por diversas pessoas e conseguem fazer seu negócio se tornar mais conhecido.
Para conhecer melhor como as redes sociais fazem isso, é só continuar lendo este post. No final, você ainda confere algumas dicas para ajudar na hora de fazer o seu marketing nas redes sociais!
Qual a importância do social media para a área médica?
As redes sociais cresceram muito e já deixaram de ser apenas um ambiente para compartilhar momentos importantes da vida. Hoje, elas já contam com diversas funcionalidades feitas para os negócios conseguirem se vender ao público.
Conseguimos ver isso a partir de simples atualizações que aconteceram no passado. O Instagram, por exemplo, permite criar perfis comerciais onde é possível determinar qual o tipo do seu negócio para ele ser facilmente encontrado.
E além das funcionalidades, o número de usuários na rede só cresce com o passar dos anos, e muitos deles utilizam estes sites para encontrar novos negócios.
Visto isso, conseguimos entender que este canal consegue trazer diversas oportunidades de negócios para as empresas. E, para quem tem uma clínica, estar na rede é o que fará com que os pacientes consigam encontrá-lo.
Vantagens das redes sociais
As redes sociais são um ambiente de fácil interação, onde diversas pessoas podem encontrar sua clínica para marcar uma consulta.
Mas, ser encontrado pelos pacientes não é o único benefício que as redes sociais trazem. A partir delas você também consegue:
● Fazer parcerias importantes com outras clínicas ou personalidades da rede;
● Ser conhecido como autoridade na sua área, o que ajuda melhorar a sua marca;
● Trazer informações de qualidade sobre as principais dúvidas de seus pacientes para tornar as consultas mais eficientes;
● Atrair os pacientes certos para a sua clínica que vão ficar satisfeitos com o serviço;
● Conhecer melhor seus pacientes para assim melhorar a forma de fazer os atendimentos médicos.
As vantagens são muitas, mas para conseguir alcançar tudo isso é fundamental que você se atente a algumas boas práticas que devem ser feitas no seu perfil. Você conhece elas melhor no próximo tópico!
Boas práticas para utilizar as redes sociais
Na hora de fazer um bom marketing médico para atrair e fidelizar seus pacientes, é importante estar atento a algumas boas práticas que podem ajudar você a ficar mais próximo do seu público ideal.
A seguir, separamos 3 práticas que podem ajudar a sua clínica ou consultório a atingir isso!
1. Trabalhe com objetivos
O primeiro item que deve ser pensado no momento de começar a trabalhar com as redes sociais é o seu objetivo. Afinal de contas, o que você deseja alcançar ao trabalhar com as redes sociais? Seria:
● Ter mais pacientes?
● Educar o mercado?
● Divulgar seu consultório?
● Fidelizar os pacientes?
Seja qual for o objetivo, ao defini-lo você consegue determinar melhor as principais ações que devem ser feitas para alcançá-lo.
Por exemplo, se você deseja ter mais pacientes, pode começar a estudar melhor o seu público ideal para ver como ele consome conteúdo nas redes e investir em anúncios para fazer seu perfil ser mais fácil de ser encontrado.
Caso seu objetivo seja fidelizar os pacientes, pode criar conteúdo exclusivo para quem já é seu paciente visando estreitar o relacionamento.
Cada objetivo terá uma série de ações que ajudarão você a alcançá-lo. Assim, ao ter ele definido, fica mais fácil de conseguir aplicar seus esforços nas ações certas que farão você atingi-lo.
2. Use uma comunicação simples
A área de saúde é cheia de jargões difíceis de lembrar e de compreender também, e por mais que os médicos não tenham nenhuma dificuldade de entendê-los, é importante pensar no seu público na hora de criar conteúdo para as redes.
A maioria das pessoas não compreende os termos médicos e tem bastante dificuldade para entendê-los. Por conta disso, se você quer atrair esse público para o seu negócio, precisa começar a utilizar uma linguagem mais simples.
Ao se fazer ser entendido pelo público, mais pessoas consumirão seu conteúdo e passarão a conhecer melhor seu negócio. Dessa forma, se torna mais fácil atrair pessoas novas para marcar uma consulta com você.
3. Esteja presente nos canais certos
Existem diversas redes sociais e é normal querer fazer parte de todas elas quando se inicia a sua estratégia de marketing. Mas, ao trabalhar com elas, o importante mesmo é não estar em todas.
O seu negócio precisa estar nas redes sociais que o seu público está e mais consome conteúdo. Dessa forma, você conseguirá ter a atenção dele mais facilmente.
Então, na hora de montar a sua estratégia, faça um estudo para descobrir as principais redes sociais que seu público está e foque em criar um conteúdo de qualidade para ele.